Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822023000100302 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar a percepção de alunos dos cursos de Fonoaudiologia e de Pedagogia a respeito de suas experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero do discurso na esfera acadêmica. Método Pesquisa de caráter quanti-qualitativo, de corte transversal e do tipo analítico. Para o levantamento dos dados, foi aplicado um questionário com perguntas que abrangiam a relação dos alunos com a leitura e com a escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico e as dificuldades enfrentadas no uso desse gênero do discurso. Resultados Muitos alunos supõem que apresentam alguma dificuldade no uso dos gêneros discursivos usados na universidade, o que pode indicar lacunas no trabalho com a linguagem escrita nos níveis de ensino que antecederam sua entrada no Ensino Superior. Alguns discentes referiram que se sentem culpados por não acompanharem, de forma efetiva, as atividades de leitura e de escrita propostas em seus respectivos cursos universitários, subentendendo que isso se deve a um distúrbio inerente aos mesmos. Conclusão Apesar do aumento do número de alunos no Ensino Superior, muitos ainda sentem-se excluídos da vida acadêmica, especialmente, por não usarem, de maneira proficiente, textos próprios deste nível de ensino. Cabe à Universidade e a todos os atores envolvidos na formação superior promoverem ações que considerem o direito a educação de todos os alunos. |
id |
SBFA-1_e84de652a15219c6381fd17909fd3827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822023000100302 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmicoEducação SuperiorLetramentoFonoaudiologiaEstudanteEnsinoRESUMO Objetivo Analisar a percepção de alunos dos cursos de Fonoaudiologia e de Pedagogia a respeito de suas experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero do discurso na esfera acadêmica. Método Pesquisa de caráter quanti-qualitativo, de corte transversal e do tipo analítico. Para o levantamento dos dados, foi aplicado um questionário com perguntas que abrangiam a relação dos alunos com a leitura e com a escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico e as dificuldades enfrentadas no uso desse gênero do discurso. Resultados Muitos alunos supõem que apresentam alguma dificuldade no uso dos gêneros discursivos usados na universidade, o que pode indicar lacunas no trabalho com a linguagem escrita nos níveis de ensino que antecederam sua entrada no Ensino Superior. Alguns discentes referiram que se sentem culpados por não acompanharem, de forma efetiva, as atividades de leitura e de escrita propostas em seus respectivos cursos universitários, subentendendo que isso se deve a um distúrbio inerente aos mesmos. Conclusão Apesar do aumento do número de alunos no Ensino Superior, muitos ainda sentem-se excluídos da vida acadêmica, especialmente, por não usarem, de maneira proficiente, textos próprios deste nível de ensino. Cabe à Universidade e a todos os atores envolvidos na formação superior promoverem ações que considerem o direito a educação de todos os alunos.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822023000100302CoDAS v.35 n.1 2023reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20212021178ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuarinello,Ana CristinaOliveira,Thiago Mathias deSilva,Lilian dos Santos daSantos,Vera Lucia Pereira DosMorais,Everton Adriano deVieira,Sammia KlannMassi,GiselleBerberian,Ana Paulapor2022-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822023000100302Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2022-10-13T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico |
title |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico |
spellingShingle |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico Guarinello,Ana Cristina Educação Superior Letramento Fonoaudiologia Estudante Ensino |
title_short |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico |
title_full |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico |
title_fullStr |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico |
title_full_unstemmed |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico |
title_sort |
Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico |
author |
Guarinello,Ana Cristina |
author_facet |
Guarinello,Ana Cristina Oliveira,Thiago Mathias de Silva,Lilian dos Santos da Santos,Vera Lucia Pereira Dos Morais,Everton Adriano de Vieira,Sammia Klann Massi,Giselle Berberian,Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Thiago Mathias de Silva,Lilian dos Santos da Santos,Vera Lucia Pereira Dos Morais,Everton Adriano de Vieira,Sammia Klann Massi,Giselle Berberian,Ana Paula |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guarinello,Ana Cristina Oliveira,Thiago Mathias de Silva,Lilian dos Santos da Santos,Vera Lucia Pereira Dos Morais,Everton Adriano de Vieira,Sammia Klann Massi,Giselle Berberian,Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Letramento Fonoaudiologia Estudante Ensino |
topic |
Educação Superior Letramento Fonoaudiologia Estudante Ensino |
description |
RESUMO Objetivo Analisar a percepção de alunos dos cursos de Fonoaudiologia e de Pedagogia a respeito de suas experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero do discurso na esfera acadêmica. Método Pesquisa de caráter quanti-qualitativo, de corte transversal e do tipo analítico. Para o levantamento dos dados, foi aplicado um questionário com perguntas que abrangiam a relação dos alunos com a leitura e com a escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico e as dificuldades enfrentadas no uso desse gênero do discurso. Resultados Muitos alunos supõem que apresentam alguma dificuldade no uso dos gêneros discursivos usados na universidade, o que pode indicar lacunas no trabalho com a linguagem escrita nos níveis de ensino que antecederam sua entrada no Ensino Superior. Alguns discentes referiram que se sentem culpados por não acompanharem, de forma efetiva, as atividades de leitura e de escrita propostas em seus respectivos cursos universitários, subentendendo que isso se deve a um distúrbio inerente aos mesmos. Conclusão Apesar do aumento do número de alunos no Ensino Superior, muitos ainda sentem-se excluídos da vida acadêmica, especialmente, por não usarem, de maneira proficiente, textos próprios deste nível de ensino. Cabe à Universidade e a todos os atores envolvidos na formação superior promoverem ações que considerem o direito a educação de todos os alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822023000100302 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822023000100302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20212021178pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.35 n.1 2023 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122443774820352 |