Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28731 |
Resumo: | A Fonoaudiologia Escolar é um campo de trabalho bastante heterogêneo, que atualmente destina-se também a todas as pessoas ligadas à escola e tem um caráter preventivo. No meu percurso de formação acadêmica e experiência profissional, observei que grande parte dos professores sente dificuldades para encaminhar o ensino da leitura e da produção do texto escrito com os alunos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi elaborar o desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica de uma suposta escola da rede pública do Ensino Fundamental I, com o objetivo de propor um trabalho sistemático com a leitura e produção de textos escritos na escola por meio de sequências didáticas, levando, assim, os professores a compreenderem os pressupostos teóricos e os princípios gerais que sustentam esta metodologia de trabalho. O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, da elaboração de uma sequência didática do gênero contos cumulativos, destinada aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e do desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica. A vantagem do ensino de leitura e produção de textos ser realizado por meio de sequências didáticas reside no fato desta ser organizada por etapas (apresentação inicial, produção inicial, módulos e produção final), o que permite ao professor planejar o trabalho em distintas etapas e, ao mesmo tempo, integrar as diferentes práticas docentes do trabalho com os principais eixos do ensino de língua: leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos |
id |
PUC_SP-1_c1cd3de6e5381119b0b9e1f4f0afd689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28731 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Ana Luiza MarcondesCarvalho, Renata Giovannelli2022-10-11T11:48:14Z2022-10-11T11:48:14Z2011-12-04Carvalho, Renata Giovannelli. Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28731A Fonoaudiologia Escolar é um campo de trabalho bastante heterogêneo, que atualmente destina-se também a todas as pessoas ligadas à escola e tem um caráter preventivo. No meu percurso de formação acadêmica e experiência profissional, observei que grande parte dos professores sente dificuldades para encaminhar o ensino da leitura e da produção do texto escrito com os alunos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi elaborar o desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica de uma suposta escola da rede pública do Ensino Fundamental I, com o objetivo de propor um trabalho sistemático com a leitura e produção de textos escritos na escola por meio de sequências didáticas, levando, assim, os professores a compreenderem os pressupostos teóricos e os princípios gerais que sustentam esta metodologia de trabalho. O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, da elaboração de uma sequência didática do gênero contos cumulativos, destinada aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e do desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica. A vantagem do ensino de leitura e produção de textos ser realizado por meio de sequências didáticas reside no fato desta ser organizada por etapas (apresentação inicial, produção inicial, módulos e produção final), o que permite ao professor planejar o trabalho em distintas etapas e, ao mesmo tempo, integrar as diferentes práticas docentes do trabalho com os principais eixos do ensino de língua: leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAFonoaudiologia escolarAssessoria fonoaudiológicaLeitura e produção de textosSequência didáticaAssessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdfapplication/pdf1247112https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/1/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdfd2b90aaeca849d0278e1ee2bec9a4e45MD51TEXTRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdf.txtRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain193294https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/2/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf.txt3fe71d812d48cdb0791afcd958d34851MD52THUMBNAILRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdf.jpgRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/3/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf.jpgabe8fd1181617da3bd575c68231c11e5MD53handle/287312022-10-12 01:03:53.098oai:repositorio.pucsp.br:handle/28731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita |
title |
Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita |
spellingShingle |
Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita Carvalho, Renata Giovannelli CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Fonoaudiologia escolar Assessoria fonoaudiológica Leitura e produção de textos Sequência didática |
title_short |
Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita |
title_full |
Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita |
title_fullStr |
Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita |
title_full_unstemmed |
Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita |
title_sort |
Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita |
author |
Carvalho, Renata Giovannelli |
author_facet |
Carvalho, Renata Giovannelli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Ana Luiza Marcondes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Renata Giovannelli |
contributor_str_mv |
Garcia, Ana Luiza Marcondes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Fonoaudiologia escolar Assessoria fonoaudiológica Leitura e produção de textos Sequência didática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia escolar Assessoria fonoaudiológica Leitura e produção de textos Sequência didática |
description |
A Fonoaudiologia Escolar é um campo de trabalho bastante heterogêneo, que atualmente destina-se também a todas as pessoas ligadas à escola e tem um caráter preventivo. No meu percurso de formação acadêmica e experiência profissional, observei que grande parte dos professores sente dificuldades para encaminhar o ensino da leitura e da produção do texto escrito com os alunos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi elaborar o desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica de uma suposta escola da rede pública do Ensino Fundamental I, com o objetivo de propor um trabalho sistemático com a leitura e produção de textos escritos na escola por meio de sequências didáticas, levando, assim, os professores a compreenderem os pressupostos teóricos e os princípios gerais que sustentam esta metodologia de trabalho. O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, da elaboração de uma sequência didática do gênero contos cumulativos, destinada aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e do desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica. A vantagem do ensino de leitura e produção de textos ser realizado por meio de sequências didáticas reside no fato desta ser organizada por etapas (apresentação inicial, produção inicial, módulos e produção final), o que permite ao professor planejar o trabalho em distintas etapas e, ao mesmo tempo, integrar as diferentes práticas docentes do trabalho com os principais eixos do ensino de língua: leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carvalho, Renata Giovannelli. Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28731 |
identifier_str_mv |
Carvalho, Renata Giovannelli. Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Fonoaudiologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/1/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/2/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/3/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2b90aaeca849d0278e1ee2bec9a4e45 3fe71d812d48cdb0791afcd958d34851 abe8fd1181617da3bd575c68231c11e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278006096560128 |