Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renata Giovannelli
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28731
Resumo: A Fonoaudiologia Escolar é um campo de trabalho bastante heterogêneo, que atualmente destina-se também a todas as pessoas ligadas à escola e tem um caráter preventivo. No meu percurso de formação acadêmica e experiência profissional, observei que grande parte dos professores sente dificuldades para encaminhar o ensino da leitura e da produção do texto escrito com os alunos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi elaborar o desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica de uma suposta escola da rede pública do Ensino Fundamental I, com o objetivo de propor um trabalho sistemático com a leitura e produção de textos escritos na escola por meio de sequências didáticas, levando, assim, os professores a compreenderem os pressupostos teóricos e os princípios gerais que sustentam esta metodologia de trabalho. O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, da elaboração de uma sequência didática do gênero contos cumulativos, destinada aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e do desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica. A vantagem do ensino de leitura e produção de textos ser realizado por meio de sequências didáticas reside no fato desta ser organizada por etapas (apresentação inicial, produção inicial, módulos e produção final), o que permite ao professor planejar o trabalho em distintas etapas e, ao mesmo tempo, integrar as diferentes práticas docentes do trabalho com os principais eixos do ensino de língua: leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos
id PUC_SP-1_c1cd3de6e5381119b0b9e1f4f0afd689
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28731
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Garcia, Ana Luiza MarcondesCarvalho, Renata Giovannelli2022-10-11T11:48:14Z2022-10-11T11:48:14Z2011-12-04Carvalho, Renata Giovannelli. Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28731A Fonoaudiologia Escolar é um campo de trabalho bastante heterogêneo, que atualmente destina-se também a todas as pessoas ligadas à escola e tem um caráter preventivo. No meu percurso de formação acadêmica e experiência profissional, observei que grande parte dos professores sente dificuldades para encaminhar o ensino da leitura e da produção do texto escrito com os alunos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi elaborar o desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica de uma suposta escola da rede pública do Ensino Fundamental I, com o objetivo de propor um trabalho sistemático com a leitura e produção de textos escritos na escola por meio de sequências didáticas, levando, assim, os professores a compreenderem os pressupostos teóricos e os princípios gerais que sustentam esta metodologia de trabalho. O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, da elaboração de uma sequência didática do gênero contos cumulativos, destinada aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e do desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica. A vantagem do ensino de leitura e produção de textos ser realizado por meio de sequências didáticas reside no fato desta ser organizada por etapas (apresentação inicial, produção inicial, módulos e produção final), o que permite ao professor planejar o trabalho em distintas etapas e, ao mesmo tempo, integrar as diferentes práticas docentes do trabalho com os principais eixos do ensino de língua: leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAFonoaudiologia escolarAssessoria fonoaudiológicaLeitura e produção de textosSequência didáticaAssessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdfapplication/pdf1247112https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/1/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdfd2b90aaeca849d0278e1ee2bec9a4e45MD51TEXTRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdf.txtRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain193294https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/2/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf.txt3fe71d812d48cdb0791afcd958d34851MD52THUMBNAILRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdf.jpgRenata Giovannelli Carvalho- TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/3/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf.jpgabe8fd1181617da3bd575c68231c11e5MD53handle/287312022-10-12 01:03:53.098oai:repositorio.pucsp.br:handle/28731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
title Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
spellingShingle Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
Carvalho, Renata Giovannelli
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Fonoaudiologia escolar
Assessoria fonoaudiológica
Leitura e produção de textos
Sequência didática
title_short Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
title_full Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
title_fullStr Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
title_full_unstemmed Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
title_sort Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita
author Carvalho, Renata Giovannelli
author_facet Carvalho, Renata Giovannelli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Ana Luiza Marcondes
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renata Giovannelli
contributor_str_mv Garcia, Ana Luiza Marcondes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Fonoaudiologia escolar
Assessoria fonoaudiológica
Leitura e produção de textos
Sequência didática
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia escolar
Assessoria fonoaudiológica
Leitura e produção de textos
Sequência didática
description A Fonoaudiologia Escolar é um campo de trabalho bastante heterogêneo, que atualmente destina-se também a todas as pessoas ligadas à escola e tem um caráter preventivo. No meu percurso de formação acadêmica e experiência profissional, observei que grande parte dos professores sente dificuldades para encaminhar o ensino da leitura e da produção do texto escrito com os alunos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi elaborar o desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica de uma suposta escola da rede pública do Ensino Fundamental I, com o objetivo de propor um trabalho sistemático com a leitura e produção de textos escritos na escola por meio de sequências didáticas, levando, assim, os professores a compreenderem os pressupostos teóricos e os princípios gerais que sustentam esta metodologia de trabalho. O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, da elaboração de uma sequência didática do gênero contos cumulativos, destinada aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e do desenho de uma ação de assessoria fonoaudiológica. A vantagem do ensino de leitura e produção de textos ser realizado por meio de sequências didáticas reside no fato desta ser organizada por etapas (apresentação inicial, produção inicial, módulos e produção final), o que permite ao professor planejar o trabalho em distintas etapas e, ao mesmo tempo, integrar as diferentes práticas docentes do trabalho com os principais eixos do ensino de língua: leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Renata Giovannelli. Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28731
identifier_str_mv Carvalho, Renata Giovannelli. Assessoria fonoaudiológica na escola com foco na leitura e produção escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Fonoaudiologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/1/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/2/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28731/3/Renata%20Giovannelli%20Carvalho-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d2b90aaeca849d0278e1ee2bec9a4e45
3fe71d812d48cdb0791afcd958d34851
abe8fd1181617da3bd575c68231c11e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278006096560128