Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Pedro Beraldo de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tebet,Marden André, Nogueira,Ederlon Ferreira, Andrade,Mônica Vieira Athanazio de, Barbosa,Robson Alves, Labrunie,André, Mattos,Luiz Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972012000200008
Resumo: INTRODUÇÃO: Considerado um fármaco com adequado perfil de eficácia e segurança no tratamento da síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, o fondaparinux, utilizado de forma isolada, associa-se a maior ocorrência de complicações trombóticas durante a realização de procedimentos coronários invasivos, requerendo a adição de agente com atividade anti-IIa. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e a segurança da intervenção coronária percutânea (ICP) em pacientes admitidos com diagnóstico de síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, previamente tratados com fondaparinux. MÉTODOS: Registro prospectivo, controlado, envolvendo 127 pacientes consecutivos submetidos a estratificação invasiva precoce na vigência de fondaparinux, com suplementação de heparina não-fracionada intravenosa na dose de 85 U/kg no momento da ICP. RESULTADOS: A taxa do desfecho primário, composto por morte, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, trombose de stent ou revascularização miocárdica de urgência, foi de 3,2%. A incidência acumulada de sangramento grave e complicações vasculares foi de 3,2%. Não houve casos de trombose do cateter-guia ou oclusão abrupta do vaso. CONCLUSÕES: A ICP em pacientes com síndrome coronária aguda em uso de fondaparinux associa-se a baixas taxas de eventos cardiovasculares adversos isquêmicos e de complicações hemorrágicas graves. A suplementação com heparina não-fracionada durante o procedimento invasivo elimina o risco de trombose do cateter.
id SBHCI-1_1105648affedc3c582f73b84c29893a6
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-83972012000200008
network_acronym_str SBHCI-1
network_name_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository_id_str
spelling Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária agudaSíndrome coronariana agudaAngioplastiaStentsAnticoagulantesFondaparinuxINTRODUÇÃO: Considerado um fármaco com adequado perfil de eficácia e segurança no tratamento da síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, o fondaparinux, utilizado de forma isolada, associa-se a maior ocorrência de complicações trombóticas durante a realização de procedimentos coronários invasivos, requerendo a adição de agente com atividade anti-IIa. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e a segurança da intervenção coronária percutânea (ICP) em pacientes admitidos com diagnóstico de síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, previamente tratados com fondaparinux. MÉTODOS: Registro prospectivo, controlado, envolvendo 127 pacientes consecutivos submetidos a estratificação invasiva precoce na vigência de fondaparinux, com suplementação de heparina não-fracionada intravenosa na dose de 85 U/kg no momento da ICP. RESULTADOS: A taxa do desfecho primário, composto por morte, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, trombose de stent ou revascularização miocárdica de urgência, foi de 3,2%. A incidência acumulada de sangramento grave e complicações vasculares foi de 3,2%. Não houve casos de trombose do cateter-guia ou oclusão abrupta do vaso. CONCLUSÕES: A ICP em pacientes com síndrome coronária aguda em uso de fondaparinux associa-se a baixas taxas de eventos cardiovasculares adversos isquêmicos e de complicações hemorrágicas graves. A suplementação com heparina não-fracionada durante o procedimento invasivo elimina o risco de trombose do cateter.Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972012000200008Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.20 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)instacron:SBHCI10.1590/S2179-83972012000200008info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Pedro Beraldo deTebet,Marden AndréNogueira,Ederlon FerreiraAndrade,Mônica Vieira Athanazio deBarbosa,Robson AlvesLabrunie,AndréMattos,Luiz Albertopor2014-02-18T00:00:00Zoai:scielo:S2179-83972012000200008Revistahttp://www.rbci.org.brONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbhci@sbhci.org.br2179-83970104-1843opendoar:2014-02-18T00:00Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)false
dc.title.none.fl_str_mv Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda
title Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda
spellingShingle Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda
Andrade,Pedro Beraldo de
Síndrome coronariana aguda
Angioplastia
Stents
Anticoagulantes
Fondaparinux
title_short Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda
title_full Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda
title_fullStr Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda
title_full_unstemmed Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda
title_sort Fondaparinux em intervenção coronária percutânea no tratamento da síndrome coronária aguda
author Andrade,Pedro Beraldo de
author_facet Andrade,Pedro Beraldo de
Tebet,Marden André
Nogueira,Ederlon Ferreira
Andrade,Mônica Vieira Athanazio de
Barbosa,Robson Alves
Labrunie,André
Mattos,Luiz Alberto
author_role author
author2 Tebet,Marden André
Nogueira,Ederlon Ferreira
Andrade,Mônica Vieira Athanazio de
Barbosa,Robson Alves
Labrunie,André
Mattos,Luiz Alberto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Pedro Beraldo de
Tebet,Marden André
Nogueira,Ederlon Ferreira
Andrade,Mônica Vieira Athanazio de
Barbosa,Robson Alves
Labrunie,André
Mattos,Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome coronariana aguda
Angioplastia
Stents
Anticoagulantes
Fondaparinux
topic Síndrome coronariana aguda
Angioplastia
Stents
Anticoagulantes
Fondaparinux
description INTRODUÇÃO: Considerado um fármaco com adequado perfil de eficácia e segurança no tratamento da síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, o fondaparinux, utilizado de forma isolada, associa-se a maior ocorrência de complicações trombóticas durante a realização de procedimentos coronários invasivos, requerendo a adição de agente com atividade anti-IIa. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e a segurança da intervenção coronária percutânea (ICP) em pacientes admitidos com diagnóstico de síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, previamente tratados com fondaparinux. MÉTODOS: Registro prospectivo, controlado, envolvendo 127 pacientes consecutivos submetidos a estratificação invasiva precoce na vigência de fondaparinux, com suplementação de heparina não-fracionada intravenosa na dose de 85 U/kg no momento da ICP. RESULTADOS: A taxa do desfecho primário, composto por morte, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, trombose de stent ou revascularização miocárdica de urgência, foi de 3,2%. A incidência acumulada de sangramento grave e complicações vasculares foi de 3,2%. Não houve casos de trombose do cateter-guia ou oclusão abrupta do vaso. CONCLUSÕES: A ICP em pacientes com síndrome coronária aguda em uso de fondaparinux associa-se a baixas taxas de eventos cardiovasculares adversos isquêmicos e de complicações hemorrágicas graves. A suplementação com heparina não-fracionada durante o procedimento invasivo elimina o risco de trombose do cateter.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972012000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972012000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-83972012000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.20 n.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron:SBHCI
instname_str Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron_str SBHCI
institution SBHCI
reponame_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
collection Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
repository.mail.fl_str_mv ||sbhci@sbhci.org.br
_version_ 1752122252769361920