Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Ricardo Pontes de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Melo Filho,Vinicius Monteiro, Gusmão,Marcos de Oliveira, Wanderley,Jorge Elysio Galvão, Mesquita,Euler Guimarães, Hurtado,Nelson Fernando Eugenio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972007000300014
Resumo: A ocorrência de obstruções coronarianas que envolvem ramos laterais, com maior ou menor risco de oclusão, não é um evento raro. O tratamento percutâneo destas lesões de bifurcação tem sido um desafio para a cardiologia intervencionista. A apresentação extremamente variada, seja pela disposição dos ramos, seja pelo comprometimento da placa sobre os ramos, propiciou a descrição de várias classificações. Ainda com a utilização de angioplastia coronária com cateter-balão, muitas técnicas foram descritas. Todas apresentavam resultados tardios pouco satisfatórios. Com o aparecimento dos stents na prática clínica, outras estratégias foram descritas, com a utilização de um e dois stents. No entanto, as taxas de revascularização da lesãoalvo permaneceram altas. O uso de stents com eluição de drogas, embora mostrando melhores resultados que os stents sem eluição, ainda não teve resultados absolutamente convincentes, especialmente em relação à ocorrência de restenose no óstio do ramo lateral. Apesar de não ser uma idéia nova, outros modelos de stents especialmente desenhados para o tratamento das lesões de bifurcação, chamados stents dedicados, estão sendo testados, alguns já comercializados. Os autores fazem uma revisão das classificações destas lesões e das estratégias de tratamento propostas, analisam as principais técnicas atualmente utilizadas, suas vantagens e desvantagens, e comentam os dispositivos em desenvolvimento para o tratamento destas obstruções coronárias.
id SBHCI-1_2d0f48b4d49aacdcad95251851fdf55a
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-83972007000300014
network_acronym_str SBHCI-1
network_name_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository_id_str
spelling Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivasAngioplastia transluminal percutânea coronáriaContenedoresEstenose coronária, terapiaA ocorrência de obstruções coronarianas que envolvem ramos laterais, com maior ou menor risco de oclusão, não é um evento raro. O tratamento percutâneo destas lesões de bifurcação tem sido um desafio para a cardiologia intervencionista. A apresentação extremamente variada, seja pela disposição dos ramos, seja pelo comprometimento da placa sobre os ramos, propiciou a descrição de várias classificações. Ainda com a utilização de angioplastia coronária com cateter-balão, muitas técnicas foram descritas. Todas apresentavam resultados tardios pouco satisfatórios. Com o aparecimento dos stents na prática clínica, outras estratégias foram descritas, com a utilização de um e dois stents. No entanto, as taxas de revascularização da lesãoalvo permaneceram altas. O uso de stents com eluição de drogas, embora mostrando melhores resultados que os stents sem eluição, ainda não teve resultados absolutamente convincentes, especialmente em relação à ocorrência de restenose no óstio do ramo lateral. Apesar de não ser uma idéia nova, outros modelos de stents especialmente desenhados para o tratamento das lesões de bifurcação, chamados stents dedicados, estão sendo testados, alguns já comercializados. Os autores fazem uma revisão das classificações destas lesões e das estratégias de tratamento propostas, analisam as principais técnicas atualmente utilizadas, suas vantagens e desvantagens, e comentam os dispositivos em desenvolvimento para o tratamento destas obstruções coronárias.Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972007000300014Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.15 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)instacron:SBHCI10.1590/S2179-83972007000300014info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Ricardo Pontes deMelo Filho,Vinicius MonteiroGusmão,Marcos de OliveiraWanderley,Jorge Elysio GalvãoMesquita,Euler GuimarãesHurtado,Nelson Fernando Eugeniopor2012-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S2179-83972007000300014Revistahttp://www.rbci.org.brONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbhci@sbhci.org.br2179-83970104-1843opendoar:2012-08-16T00:00Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)false
dc.title.none.fl_str_mv Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas
title Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas
spellingShingle Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas
Miranda,Ricardo Pontes de
Angioplastia transluminal percutânea coronária
Contenedores
Estenose coronária, terapia
title_short Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas
title_full Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas
title_fullStr Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas
title_full_unstemmed Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas
title_sort Lesões coronarianas de bifurcação: classificação, estratégias de tratamento e perspectivas
author Miranda,Ricardo Pontes de
author_facet Miranda,Ricardo Pontes de
Melo Filho,Vinicius Monteiro
Gusmão,Marcos de Oliveira
Wanderley,Jorge Elysio Galvão
Mesquita,Euler Guimarães
Hurtado,Nelson Fernando Eugenio
author_role author
author2 Melo Filho,Vinicius Monteiro
Gusmão,Marcos de Oliveira
Wanderley,Jorge Elysio Galvão
Mesquita,Euler Guimarães
Hurtado,Nelson Fernando Eugenio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Ricardo Pontes de
Melo Filho,Vinicius Monteiro
Gusmão,Marcos de Oliveira
Wanderley,Jorge Elysio Galvão
Mesquita,Euler Guimarães
Hurtado,Nelson Fernando Eugenio
dc.subject.por.fl_str_mv Angioplastia transluminal percutânea coronária
Contenedores
Estenose coronária, terapia
topic Angioplastia transluminal percutânea coronária
Contenedores
Estenose coronária, terapia
description A ocorrência de obstruções coronarianas que envolvem ramos laterais, com maior ou menor risco de oclusão, não é um evento raro. O tratamento percutâneo destas lesões de bifurcação tem sido um desafio para a cardiologia intervencionista. A apresentação extremamente variada, seja pela disposição dos ramos, seja pelo comprometimento da placa sobre os ramos, propiciou a descrição de várias classificações. Ainda com a utilização de angioplastia coronária com cateter-balão, muitas técnicas foram descritas. Todas apresentavam resultados tardios pouco satisfatórios. Com o aparecimento dos stents na prática clínica, outras estratégias foram descritas, com a utilização de um e dois stents. No entanto, as taxas de revascularização da lesãoalvo permaneceram altas. O uso de stents com eluição de drogas, embora mostrando melhores resultados que os stents sem eluição, ainda não teve resultados absolutamente convincentes, especialmente em relação à ocorrência de restenose no óstio do ramo lateral. Apesar de não ser uma idéia nova, outros modelos de stents especialmente desenhados para o tratamento das lesões de bifurcação, chamados stents dedicados, estão sendo testados, alguns já comercializados. Os autores fazem uma revisão das classificações destas lesões e das estratégias de tratamento propostas, analisam as principais técnicas atualmente utilizadas, suas vantagens e desvantagens, e comentam os dispositivos em desenvolvimento para o tratamento destas obstruções coronárias.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972007000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972007000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-83972007000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.15 n.3 2007
reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron:SBHCI
instname_str Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron_str SBHCI
institution SBHCI
reponame_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
collection Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
repository.mail.fl_str_mv ||sbhci@sbhci.org.br
_version_ 1752122251331764224