UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304 |
Resumo: | Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar como autores de artigos orientavam o uso de materiais didáticos para o ensino de saberes aritméticos em exemplares dos periódicos A Escola, a revista Educação e a Revista Escolar (1923-1927). Para isso foram utilizados como fonte exemplares desses periódicos disponíveis no repositório do UFSC. E consultados autores como Souza (2013) para a adoção de um entendimento para materiais didáticos e a partir da leitura de Nascimento (2016) foi adotado um entendimento para saberes aritméticos. Por meio do exame das fontes, foi possível constatar a recomendação de uso de materiais didáticos, conforme entendimento adotado, a exemplo de tiras de papel, barbantes, taboinhas, lápis e cubo; e referência ou representação de animais e frutas nas orientações com o intuito de aproximação com o cotidiano do aluno. Um material didático que pode ser destacado a partir das fontes examinadas são as tiras de papel, indicadas com sugestões para abordagem de conteúdos como fração, frações decimais, equivalência de fração, adição e subtração de fração homogêneas. |
id |
SBHMAT_0734c645b4f16534eadcc674f781a419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/304 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)Materiais DidáticosSaberes AritméticosPeriódicos brasileirosNeste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar como autores de artigos orientavam o uso de materiais didáticos para o ensino de saberes aritméticos em exemplares dos periódicos A Escola, a revista Educação e a Revista Escolar (1923-1927). Para isso foram utilizados como fonte exemplares desses periódicos disponíveis no repositório do UFSC. E consultados autores como Souza (2013) para a adoção de um entendimento para materiais didáticos e a partir da leitura de Nascimento (2016) foi adotado um entendimento para saberes aritméticos. Por meio do exame das fontes, foi possível constatar a recomendação de uso de materiais didáticos, conforme entendimento adotado, a exemplo de tiras de papel, barbantes, taboinhas, lápis e cubo; e referência ou representação de animais e frutas nas orientações com o intuito de aproximação com o cotidiano do aluno. Um material didático que pode ser destacado a partir das fontes examinadas são as tiras de papel, indicadas com sugestões para abordagem de conteúdos como fração, frações decimais, equivalência de fração, adição e subtração de fração homogêneas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304/242Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Aila Maiara SantosSantos, Ivanete Batista2023-12-13T13:51:42Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/304Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:51:42Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927) |
title |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927) |
spellingShingle |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927) Nascimento, Aila Maiara Santos Materiais Didáticos Saberes Aritméticos Periódicos brasileiros |
title_short |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927) |
title_full |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927) |
title_fullStr |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927) |
title_full_unstemmed |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927) |
title_sort |
UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927) |
author |
Nascimento, Aila Maiara Santos |
author_facet |
Nascimento, Aila Maiara Santos Santos, Ivanete Batista |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ivanete Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Aila Maiara Santos Santos, Ivanete Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais Didáticos Saberes Aritméticos Periódicos brasileiros |
topic |
Materiais Didáticos Saberes Aritméticos Periódicos brasileiros |
description |
Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar como autores de artigos orientavam o uso de materiais didáticos para o ensino de saberes aritméticos em exemplares dos periódicos A Escola, a revista Educação e a Revista Escolar (1923-1927). Para isso foram utilizados como fonte exemplares desses periódicos disponíveis no repositório do UFSC. E consultados autores como Souza (2013) para a adoção de um entendimento para materiais didáticos e a partir da leitura de Nascimento (2016) foi adotado um entendimento para saberes aritméticos. Por meio do exame das fontes, foi possível constatar a recomendação de uso de materiais didáticos, conforme entendimento adotado, a exemplo de tiras de papel, barbantes, taboinhas, lápis e cubo; e referência ou representação de animais e frutas nas orientações com o intuito de aproximação com o cotidiano do aluno. Um material didático que pode ser destacado a partir das fontes examinadas são as tiras de papel, indicadas com sugestões para abordagem de conteúdos como fração, frações decimais, equivalência de fração, adição e subtração de fração homogêneas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304/242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462901424128 |