UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Aila Maiara Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Ivanete Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304
Resumo: Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar como autores de artigos orientavam o uso de materiais didáticos para o ensino de saberes aritméticos em exemplares dos periódicos A Escola, a revista Educação e a Revista Escolar (1923-1927). Para isso foram utilizados como fonte exemplares desses periódicos disponíveis no repositório do UFSC. E consultados autores como Souza (2013) para a adoção de um entendimento para materiais didáticos e a partir da leitura de Nascimento (2016)  foi adotado um entendimento para saberes aritméticos. Por meio do exame das fontes, foi possível constatar a recomendação de uso de materiais didáticos, conforme entendimento adotado, a exemplo de tiras de papel, barbantes, taboinhas, lápis e cubo; e referência ou representação de animais e frutas nas orientações com o intuito de aproximação com o cotidiano do aluno. Um material didático que pode ser destacado a partir das fontes examinadas são as tiras de papel, indicadas com sugestões para abordagem de conteúdos como fração, frações decimais, equivalência de fração, adição e subtração de fração homogêneas.
id SBHMAT_0734c645b4f16534eadcc674f781a419
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/304
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)Materiais DidáticosSaberes AritméticosPeriódicos brasileirosNeste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar como autores de artigos orientavam o uso de materiais didáticos para o ensino de saberes aritméticos em exemplares dos periódicos A Escola, a revista Educação e a Revista Escolar (1923-1927). Para isso foram utilizados como fonte exemplares desses periódicos disponíveis no repositório do UFSC. E consultados autores como Souza (2013) para a adoção de um entendimento para materiais didáticos e a partir da leitura de Nascimento (2016)  foi adotado um entendimento para saberes aritméticos. Por meio do exame das fontes, foi possível constatar a recomendação de uso de materiais didáticos, conforme entendimento adotado, a exemplo de tiras de papel, barbantes, taboinhas, lápis e cubo; e referência ou representação de animais e frutas nas orientações com o intuito de aproximação com o cotidiano do aluno. Um material didático que pode ser destacado a partir das fontes examinadas são as tiras de papel, indicadas com sugestões para abordagem de conteúdos como fração, frações decimais, equivalência de fração, adição e subtração de fração homogêneas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304/242Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Aila Maiara SantosSantos, Ivanete Batista2023-12-13T13:51:42Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/304Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:51:42Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
title UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
spellingShingle UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
Nascimento, Aila Maiara Santos
Materiais Didáticos
Saberes Aritméticos
Periódicos brasileiros
title_short UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
title_full UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
title_fullStr UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
title_full_unstemmed UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
title_sort UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)
author Nascimento, Aila Maiara Santos
author_facet Nascimento, Aila Maiara Santos
Santos, Ivanete Batista
author_role author
author2 Santos, Ivanete Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Aila Maiara Santos
Santos, Ivanete Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais Didáticos
Saberes Aritméticos
Periódicos brasileiros
topic Materiais Didáticos
Saberes Aritméticos
Periódicos brasileiros
description Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar como autores de artigos orientavam o uso de materiais didáticos para o ensino de saberes aritméticos em exemplares dos periódicos A Escola, a revista Educação e a Revista Escolar (1923-1927). Para isso foram utilizados como fonte exemplares desses periódicos disponíveis no repositório do UFSC. E consultados autores como Souza (2013) para a adoção de um entendimento para materiais didáticos e a partir da leitura de Nascimento (2016)  foi adotado um entendimento para saberes aritméticos. Por meio do exame das fontes, foi possível constatar a recomendação de uso de materiais didáticos, conforme entendimento adotado, a exemplo de tiras de papel, barbantes, taboinhas, lápis e cubo; e referência ou representação de animais e frutas nas orientações com o intuito de aproximação com o cotidiano do aluno. Um material didático que pode ser destacado a partir das fontes examinadas são as tiras de papel, indicadas com sugestões para abordagem de conteúdos como fração, frações decimais, equivalência de fração, adição e subtração de fração homogêneas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304/242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462901424128