A MATEMÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/347
Resumo: A criação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, trouxe uma nova estruturação para a formação dos professores da escola primaria, deixando de ter como objetivo o domínio dos saberes emanados dos campos disciplinares, para melhor compreender os saberes que se constituíam como ferramentas do trabalho docente, os saberes com os quais ensinar. A nova estruturação fundamentava-se nos saberes advindos das ciências da educação, que envolviam ensinar em função do desenvolvimento infantil, a busca por estratégias que considerassem as experiências das crianças, as necessidades da vida e de questões emergentes sobre o ensinar e o aprender. Para compreender como se constituíram e foram sistematizados esses saberes profissionais, sobretudo os referentes ao ensino de matemática na escola primária, buscou-se subsídios nas categorias teóricas (saberes a ensinar e saberes para ensinar), elaboradas por Hofstetter et al (2017). A análise da documentação advinda do Instituto de Educação converge na afirmativa da existência histórica de uma matemática profissional, própria da formação docente e que envolveu sua sistematização pela expertise pedagógica, validada nas experiências vividas e elaboradas pelos professores formadores do próprio instituto.
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