A aritmética, os centros de interesse e o saber profissional do professor que ensina matemática, 1920-1940

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Juliana [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11336334
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60275
Resumo: Este estudo, no âmbito da constituição dos saberes profissionais do professor da escola primária, teve por objetivo investigar a presença da aritmética em meio a nova vaga pedagógica, o movimento da Escola Nova, e nessa vaga, como a aritmética permeou a pedagogia decroliana. Como fontes essenciais de pesquisa foram selecionados: o livro El Cálculo y la Medida en el Primer grado de la Escuela Decroly, escrito por Jean Ovide Decroly e Amélie Hamaïde, e a Revista do Ensino de Minas Gerais. A delimitação temporal foi entre 1920 e 1940, momento de vigência do Movimento da Escola Nova. Este texto mobilizou análises sob a ótica teórico-metodológica da história cultural e dos estudos históricos da educação referentes à constituição dos saberes profissionais do professor. Assim, a problemática deste estudo foi sobre a configuração da aritmética no âmbito da pedagogia decroliana em tempos de escola nova. Pode-se constatar que no período investigado, em Minas Gerais, constituíram-se novos saberes docentes, saberes profissionais dos professores que ensinavam na escola primária, especificamente para o ensino de aritmética. A aritmética figura na Revista do Ensino desse estado, com predominância de conteúdos/conceitos, saberes a ensinar, como o conceito de números, quatro operações fundamentais, cálculo mental, medidas, resolução de problemas, noções de quantidade, números racionais, números inteiros e números naturais. As apropriações da pedagogia decroliana pelos professores autores levou-os a apresentar suas representações envolvendo noções de coisas, resolução e graduação de problemas, relatos de experiências, trabalhos realizados em cursos de aperfeiçoamento docente, planos de lições, planos de aula modelo, lições-modelo, tests coletivos. O Centro de Interesse, cunhado por Decroly, se fez presente na maioria das orientações e sugestões sobre o ensino dos conceitos aritméticos na escola primária de forma graduada. Em suma, essas representações que os professores autores disseminaram na Revista do Ensino de Minas Gerais envolveram saberes a ensinar aritmética e saberes para ensinar aritmética, permeando a pedagogia decroliana. Pode-se dizer, assim, que as análises nesta tese mostraram como se deu a constituição de saberes profissionais de professores da escola primária, sob a lente das influências do Movimento da Escola Nova.
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Este texto mobilizou análises sob a ótica teórico-metodológica da história cultural e dos estudos históricos da educação referentes à constituição dos saberes profissionais do professor. Assim, a problemática deste estudo foi sobre a configuração da aritmética no âmbito da pedagogia decroliana em tempos de escola nova. Pode-se constatar que no período investigado, em Minas Gerais, constituíram-se novos saberes docentes, saberes profissionais dos professores que ensinavam na escola primária, especificamente para o ensino de aritmética. A aritmética figura na Revista do Ensino desse estado, com predominância de conteúdos/conceitos, saberes a ensinar, como o conceito de números, quatro operações fundamentais, cálculo mental, medidas, resolução de problemas, noções de quantidade, números racionais, números inteiros e números naturais. As apropriações da pedagogia decroliana pelos professores autores levou-os a apresentar suas representações envolvendo noções de coisas, resolução e graduação de problemas, relatos de experiências, trabalhos realizados em cursos de aperfeiçoamento docente, planos de lições, planos de aula modelo, lições-modelo, tests coletivos. O Centro de Interesse, cunhado por Decroly, se fez presente na maioria das orientações e sugestões sobre o ensino dos conceitos aritméticos na escola primária de forma graduada. Em suma, essas representações que os professores autores disseminaram na Revista do Ensino de Minas Gerais envolveram saberes a ensinar aritmética e saberes para ensinar aritmética, permeando a pedagogia decroliana. Pode-se dizer, assim, que as análises nesta tese mostraram como se deu a constituição de saberes profissionais de professores da escola primária, sob a lente das influências do Movimento da Escola Nova.This study, inserted within the bases of elementary school teachers' professional knowledge, aimed to investigate arithmetic amidst the new pedagogic wave, the New School movement, and how, in this scenario, the arithmetic permeated the Decrolyan pedagogy. The book El Cálculo y la Medida en el Primer Grado de la Escuela Decroly, written by Jean Ovide Decroly and Amélie Hamaïde, and the journal Revista do Ensino from Minas Gerais were the primary research material. The research encompassed 20 years, from 1920 to 1940, the timespan in which the New School movement was most relevant. The research also promoted an analysis from the theoretical-methodologic perspective of cultural history and the historical studies on education regarding the basic professional knowledges of the teacher. Thus, the problem of this study focused on the configuration of the arithmetic within the Decrolyan pedagogy during the New School period. We could observe that in Minas Gerais, during the giving period, a new teaching knowledge, the professional knowledges of the teachers who taught in the first years of elementary schools, especially of those responsible for arithmetic teaching, was being constituted. Arithmetic holds a central position at the Revista do Ensino in Minas Gerais, bringing mainly contents/concepts, knowledges to teach, such as the concept of numbers, the four basic operations, mental calculation, measures, problem solving, notions of quantity, and whole, natural, and rational numbers. The appropriation of the Decrolyan pedagogy by the authors-teachers led them to show their representations regarding the notions of things, resolution, and gradation of problems, experience reports, research that took place during teacher education courses, lesson plans, model-class plans, model lessons, and collective tests. The center of interests, as defined by Decroly, was present in most of the guidelines and suggestions on the teaching of arithmetic concepts in elementary schools in a scalable way. In sum, the authors-teachers' representations disseminated at the Revista do Ensino from Minas Gerais engulfed the knowledges to teach arithmetic and the knowledges for teaching arithmetic permeating the Decrolyan pedagogy. Under the lens of influences generated by the New School Movement, the analysis presented here showed us how the professional knowledges of elementary school teachers took shape.Universidade Federal de São PauloValente, Wagnerhttp://lattes.cnpq.br/0648590779429965http://lattes.cnpq.br/9124463188873576Fernandes, Juliana [UNIFESP]2021-03-09T18:31:01Z2021-03-09T18:31:01Z2020-12-08info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion135f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11336334https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60275poron lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T13:00:46Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60275Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T13:00:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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