O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertani, Januária Araújo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Malú Rosa Brito, Santana, Francisleide da Silva Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/126
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa que teve como objetivo escrever uma história do Curso de Ciências da Fundação Faculdade de Formação de Professores de Jequié (FFFPJ), compreendendo-o como uma das primeiras ações para constituição do que seria, hoje, o Curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática. Seu recorte histórico data de 1977 a 1980, período da primeira turma do curso. Para análise contou-se com dois cadernos de uma ex-aluna das disciplinas Fundamentos de Matemática Elementar I e Fundamentos de Matemática Elementar II, Diários de Classe das disciplinas didático-pedagógicas e específicas de Matemática e depoimentos de duas ex-alunas da primeira turma. De acordo com a estrutura curricular, o curso era de curta duração, com apenas três anos, o que o caracterizava como um processo aligeirado, de modo a representar os cursos de “licenciatura curta” em razão da falta de professores, principalmente na área de Ciências (Matemática, Química, Física e Biologia), tendo desta maneira a formação de professores polivalentes. Muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos primeiros protagonistas, precursores da faculdade, desde a falta de professores à infraestrutura. Já os registros nos Diários de Classe dos professores e nos cadernos da ex-aluna apresentam indícios dos princípios da tendência tecnicista, que tinha como finalidade adequar a educação às exigências da sociedade tecnológica e industrial. Um dos vestígios dessa tendência são os exercícios de fixação encontrados nos cadernos escolares que tinham como função o treinamento por meio da repetição e a prática de memorização.
id SBHMAT_16899cb5e0cc38d899d80508ebd11e42
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/126
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)História da Formação de ProfessoresCurso de CiênciasCadernos EscolaresDiários de ClasseEste artigo trata de uma pesquisa que teve como objetivo escrever uma história do Curso de Ciências da Fundação Faculdade de Formação de Professores de Jequié (FFFPJ), compreendendo-o como uma das primeiras ações para constituição do que seria, hoje, o Curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática. Seu recorte histórico data de 1977 a 1980, período da primeira turma do curso. Para análise contou-se com dois cadernos de uma ex-aluna das disciplinas Fundamentos de Matemática Elementar I e Fundamentos de Matemática Elementar II, Diários de Classe das disciplinas didático-pedagógicas e específicas de Matemática e depoimentos de duas ex-alunas da primeira turma. De acordo com a estrutura curricular, o curso era de curta duração, com apenas três anos, o que o caracterizava como um processo aligeirado, de modo a representar os cursos de “licenciatura curta” em razão da falta de professores, principalmente na área de Ciências (Matemática, Química, Física e Biologia), tendo desta maneira a formação de professores polivalentes. Muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos primeiros protagonistas, precursores da faculdade, desde a falta de professores à infraestrutura. Já os registros nos Diários de Classe dos professores e nos cadernos da ex-aluna apresentam indícios dos princípios da tendência tecnicista, que tinha como finalidade adequar a educação às exigências da sociedade tecnológica e industrial. Um dos vestígios dessa tendência são os exercícios de fixação encontrados nos cadernos escolares que tinham como função o treinamento por meio da repetição e a prática de memorização.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/126Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/126/135Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertani, Januária AraújoGomes, Malú Rosa BritoSantana, Francisleide da Silva Pires2021-03-29T16:37:42Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/126Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-29T16:37:42Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)
title O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)
spellingShingle O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)
Bertani, Januária Araújo
História da Formação de Professores
Curso de Ciências
Cadernos Escolares
Diários de Classe
title_short O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)
title_full O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)
title_fullStr O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)
title_full_unstemmed O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)
title_sort O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)
author Bertani, Januária Araújo
author_facet Bertani, Januária Araújo
Gomes, Malú Rosa Brito
Santana, Francisleide da Silva Pires
author_role author
author2 Gomes, Malú Rosa Brito
Santana, Francisleide da Silva Pires
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertani, Januária Araújo
Gomes, Malú Rosa Brito
Santana, Francisleide da Silva Pires
dc.subject.por.fl_str_mv História da Formação de Professores
Curso de Ciências
Cadernos Escolares
Diários de Classe
topic História da Formação de Professores
Curso de Ciências
Cadernos Escolares
Diários de Classe
description Este artigo trata de uma pesquisa que teve como objetivo escrever uma história do Curso de Ciências da Fundação Faculdade de Formação de Professores de Jequié (FFFPJ), compreendendo-o como uma das primeiras ações para constituição do que seria, hoje, o Curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática. Seu recorte histórico data de 1977 a 1980, período da primeira turma do curso. Para análise contou-se com dois cadernos de uma ex-aluna das disciplinas Fundamentos de Matemática Elementar I e Fundamentos de Matemática Elementar II, Diários de Classe das disciplinas didático-pedagógicas e específicas de Matemática e depoimentos de duas ex-alunas da primeira turma. De acordo com a estrutura curricular, o curso era de curta duração, com apenas três anos, o que o caracterizava como um processo aligeirado, de modo a representar os cursos de “licenciatura curta” em razão da falta de professores, principalmente na área de Ciências (Matemática, Química, Física e Biologia), tendo desta maneira a formação de professores polivalentes. Muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos primeiros protagonistas, precursores da faculdade, desde a falta de professores à infraestrutura. Já os registros nos Diários de Classe dos professores e nos cadernos da ex-aluna apresentam indícios dos princípios da tendência tecnicista, que tinha como finalidade adequar a educação às exigências da sociedade tecnológica e industrial. Um dos vestígios dessa tendência são os exercícios de fixação encontrados nos cadernos escolares que tinham como função o treinamento por meio da repetição e a prática de memorização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/126
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/126/135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464141889536