O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384 |
Resumo: | O artigo aqui apresentado resulta do encontro de dois fatores, o vínculo com grupos de pesquisas que estudam a história da educação matemática e as discussões em cursos de formação de professores que ensinam matemática na educação básica. Com o objetivo de estudar, do ponto de vista histórico, os saberes preconizados para o ensino de matemática, sobretudo para o ensino de frações, a pesquisa buscou respostas para a questão: que saberes docentes eram mobilizados para ensinar frações na década de 1960? Tendo como pano de fundo a presença do conteúdo frações, em níveis escolares diversos, fizemos a pesquisa em documentos oficiais norteadores de propostas de ensino de matemática da década de 1960 e em manuais pedagógicos dessa mesma década. A pesquisa de cunho histórico, utilizando os referenciais da história cultural não só nos possibilitou destacar os saberes docentes necessários para ensinar frações, como convergiu para outra questão de igual importância que inicia aqui e servirá como elemento propulsor para novas pesquisas: Em que, essa digressão histórica, poderá contribuir na formação de novos profissionais que ensinam matemática? |
id |
SBHMAT_25b1dfd4af3850855dd34bb8992cd7ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/384 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIAMatemática. Ensino de frações. Saberes docentes.O artigo aqui apresentado resulta do encontro de dois fatores, o vínculo com grupos de pesquisas que estudam a história da educação matemática e as discussões em cursos de formação de professores que ensinam matemática na educação básica. Com o objetivo de estudar, do ponto de vista histórico, os saberes preconizados para o ensino de matemática, sobretudo para o ensino de frações, a pesquisa buscou respostas para a questão: que saberes docentes eram mobilizados para ensinar frações na década de 1960? Tendo como pano de fundo a presença do conteúdo frações, em níveis escolares diversos, fizemos a pesquisa em documentos oficiais norteadores de propostas de ensino de matemática da década de 1960 e em manuais pedagógicos dessa mesma década. A pesquisa de cunho histórico, utilizando os referenciais da história cultural não só nos possibilitou destacar os saberes docentes necessários para ensinar frações, como convergiu para outra questão de igual importância que inicia aqui e servirá como elemento propulsor para novas pesquisas: Em que, essa digressão histórica, poderá contribuir na formação de novos profissionais que ensinam matemática? Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-192447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384/297Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPortela, Mariliza SimonetePires, Liceia Alvesda Costa, Reginaldo Rodrigues2023-12-13T13:04:07Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/384Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:07Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA |
title |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA |
spellingShingle |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA Portela, Mariliza Simonete Matemática. Ensino de frações. Saberes docentes. |
title_short |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA |
title_full |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA |
title_fullStr |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA |
title_sort |
O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA |
author |
Portela, Mariliza Simonete |
author_facet |
Portela, Mariliza Simonete Pires, Liceia Alves da Costa, Reginaldo Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Liceia Alves da Costa, Reginaldo Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Mariliza Simonete Pires, Liceia Alves da Costa, Reginaldo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática. Ensino de frações. Saberes docentes. |
topic |
Matemática. Ensino de frações. Saberes docentes. |
description |
O artigo aqui apresentado resulta do encontro de dois fatores, o vínculo com grupos de pesquisas que estudam a história da educação matemática e as discussões em cursos de formação de professores que ensinam matemática na educação básica. Com o objetivo de estudar, do ponto de vista histórico, os saberes preconizados para o ensino de matemática, sobretudo para o ensino de frações, a pesquisa buscou respostas para a questão: que saberes docentes eram mobilizados para ensinar frações na década de 1960? Tendo como pano de fundo a presença do conteúdo frações, em níveis escolares diversos, fizemos a pesquisa em documentos oficiais norteadores de propostas de ensino de matemática da década de 1960 e em manuais pedagógicos dessa mesma década. A pesquisa de cunho histórico, utilizando os referenciais da história cultural não só nos possibilitou destacar os saberes docentes necessários para ensinar frações, como convergiu para outra questão de igual importância que inicia aqui e servirá como elemento propulsor para novas pesquisas: Em que, essa digressão histórica, poderá contribuir na formação de novos profissionais que ensinam matemática? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384/297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-19 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463317708800 |