AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333 |
Resumo: | Com o objetivo de compreender ações levadas a efeito no Paraná, pelo educador paulista Cesar Prieto Martinez convidado, em 1920, a exercer a função de Inspetor Geral do Ensino,este texto constitui suas fontes com relatórios oficiais do período em que o referido educador permaneceu no cargo (1920 a 1924) e com artigos publicados em revistas pedagógicas locais. Discutindo a expertise do educador e as iniciativas por ele tomadas em relação a modernização do ensino primário paranaense, a partir de uma abordagem histórico-social, o estudo destaca aspectos de gestão e de formação docente, configurados como orientações fornecidas aos professores no que se refere ao uso do método intuitivo no ensino da Aritmética. Nesse sentido, pelas ações e iniciativas realizadas, considera-se o educador em questão como um expert que, a serviço do estado, interviu na formação de professores e na transformação de saberes considerados indispensáveis para ensinar Aritmética na escola primária. |
id |
SBHMAT_260d94ef0730480ddfe06b0f97774564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/333 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920Cesar Prieto MartinezHistória da educação matemáticaEnsino primárioExpertFormação de professoresCom o objetivo de compreender ações levadas a efeito no Paraná, pelo educador paulista Cesar Prieto Martinez convidado, em 1920, a exercer a função de Inspetor Geral do Ensino,este texto constitui suas fontes com relatórios oficiais do período em que o referido educador permaneceu no cargo (1920 a 1924) e com artigos publicados em revistas pedagógicas locais. Discutindo a expertise do educador e as iniciativas por ele tomadas em relação a modernização do ensino primário paranaense, a partir de uma abordagem histórico-social, o estudo destaca aspectos de gestão e de formação docente, configurados como orientações fornecidas aos professores no que se refere ao uso do método intuitivo no ensino da Aritmética. Nesse sentido, pelas ações e iniciativas realizadas, considera-se o educador em questão como um expert que, a serviço do estado, interviu na formação de professores e na transformação de saberes considerados indispensáveis para ensinar Aritmética na escola primária. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/277http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/369http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/370http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/371http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/372Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Barbara Winiarski DieselBerticelli, Danilene Gullich DoninPinto, Neuza Bertoni2023-12-13T13:30:35Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/333Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:30:35Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920 |
title |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920 |
spellingShingle |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920 Novaes, Barbara Winiarski Diesel Cesar Prieto Martinez História da educação matemática Ensino primário Expert Formação de professores |
title_short |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920 |
title_full |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920 |
title_fullStr |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920 |
title_full_unstemmed |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920 |
title_sort |
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920 |
author |
Novaes, Barbara Winiarski Diesel |
author_facet |
Novaes, Barbara Winiarski Diesel Berticelli, Danilene Gullich Donin Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
author2 |
Berticelli, Danilene Gullich Donin Pinto, Neuza Bertoni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Barbara Winiarski Diesel Berticelli, Danilene Gullich Donin Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cesar Prieto Martinez História da educação matemática Ensino primário Expert Formação de professores |
topic |
Cesar Prieto Martinez História da educação matemática Ensino primário Expert Formação de professores |
description |
Com o objetivo de compreender ações levadas a efeito no Paraná, pelo educador paulista Cesar Prieto Martinez convidado, em 1920, a exercer a função de Inspetor Geral do Ensino,este texto constitui suas fontes com relatórios oficiais do período em que o referido educador permaneceu no cargo (1920 a 1924) e com artigos publicados em revistas pedagógicas locais. Discutindo a expertise do educador e as iniciativas por ele tomadas em relação a modernização do ensino primário paranaense, a partir de uma abordagem histórico-social, o estudo destaca aspectos de gestão e de formação docente, configurados como orientações fornecidas aos professores no que se refere ao uso do método intuitivo no ensino da Aritmética. Nesse sentido, pelas ações e iniciativas realizadas, considera-se o educador em questão como um expert que, a serviço do estado, interviu na formação de professores e na transformação de saberes considerados indispensáveis para ensinar Aritmética na escola primária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/277 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/369 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/370 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/371 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462926589952 |