AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Berticelli, Danilene Gullich Donin, Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333
Resumo: Com o objetivo de compreender ações levadas a efeito no Paraná, pelo educador paulista Cesar Prieto Martinez convidado, em 1920, a exercer a função de Inspetor Geral do Ensino,este texto constitui suas fontes com relatórios oficiais do período em que o referido educador permaneceu no cargo (1920 a 1924) e com artigos publicados em revistas pedagógicas locais. Discutindo a expertise do educador e as iniciativas por ele tomadas em relação a modernização do ensino primário paranaense, a partir de uma abordagem histórico-social, o estudo destaca aspectos de gestão e de formação docente, configurados como orientações fornecidas aos professores no que se refere ao uso do método intuitivo no ensino da Aritmética. Nesse sentido, pelas ações e iniciativas realizadas, considera-se o educador em questão como um expert que, a serviço do estado, interviu na formação de professores e na transformação de saberes considerados indispensáveis para ensinar Aritmética na escola primária.   
id SBHMAT_260d94ef0730480ddfe06b0f97774564
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/333
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920Cesar Prieto MartinezHistória da educação matemáticaEnsino primárioExpertFormação de professoresCom o objetivo de compreender ações levadas a efeito no Paraná, pelo educador paulista Cesar Prieto Martinez convidado, em 1920, a exercer a função de Inspetor Geral do Ensino,este texto constitui suas fontes com relatórios oficiais do período em que o referido educador permaneceu no cargo (1920 a 1924) e com artigos publicados em revistas pedagógicas locais. Discutindo a expertise do educador e as iniciativas por ele tomadas em relação a modernização do ensino primário paranaense, a partir de uma abordagem histórico-social, o estudo destaca aspectos de gestão e de formação docente, configurados como orientações fornecidas aos professores no que se refere ao uso do método intuitivo no ensino da Aritmética. Nesse sentido, pelas ações e iniciativas realizadas, considera-se o educador em questão como um expert que, a serviço do estado, interviu na formação de professores e na transformação de saberes considerados indispensáveis para ensinar Aritmética na escola primária.   Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/277http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/369http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/370http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/371http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/372Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Barbara Winiarski DieselBerticelli, Danilene Gullich DoninPinto, Neuza Bertoni2023-12-13T13:30:35Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/333Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:30:35Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
title AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
spellingShingle AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Cesar Prieto Martinez
História da educação matemática
Ensino primário
Expert
Formação de professores
title_short AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
title_full AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
title_fullStr AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
title_full_unstemmed AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
title_sort AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
author Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author_facet Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Berticelli, Danilene Gullich Donin
Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
author2 Berticelli, Danilene Gullich Donin
Pinto, Neuza Bertoni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Berticelli, Danilene Gullich Donin
Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv Cesar Prieto Martinez
História da educação matemática
Ensino primário
Expert
Formação de professores
topic Cesar Prieto Martinez
História da educação matemática
Ensino primário
Expert
Formação de professores
description Com o objetivo de compreender ações levadas a efeito no Paraná, pelo educador paulista Cesar Prieto Martinez convidado, em 1920, a exercer a função de Inspetor Geral do Ensino,este texto constitui suas fontes com relatórios oficiais do período em que o referido educador permaneceu no cargo (1920 a 1924) e com artigos publicados em revistas pedagógicas locais. Discutindo a expertise do educador e as iniciativas por ele tomadas em relação a modernização do ensino primário paranaense, a partir de uma abordagem histórico-social, o estudo destaca aspectos de gestão e de formação docente, configurados como orientações fornecidas aos professores no que se refere ao uso do método intuitivo no ensino da Aritmética. Nesse sentido, pelas ações e iniciativas realizadas, considera-se o educador em questão como um expert que, a serviço do estado, interviu na formação de professores e na transformação de saberes considerados indispensáveis para ensinar Aritmética na escola primária.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/277
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/369
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/370
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/371
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/333/372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462926589952