ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/295 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Matemática na cidade de Rolim de Moura – RO a partir do fim da década de 1990, por meio do depoimento de uma professora que atuava na terceira série do ensino fundamental e do seu caderno de planejamento de 1997 cedido pela depoente. O caderno de planejamento contém os planos de aula, bem como quatro provas de matemática utilizadas pela docente e atividades extras de fixação do conteúdo, todos referentes ao ano do caderno analisado. Os resultados mostram uma presença de elementos do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no ensino de matemática, como teoria de conjuntos e o simbolismo utilizado (pertence, não pertence, contido e não contido, etc.). Além dessas questões sobre o ensino de matemática, há resultados sobre a prática e cotidiano desta docente, assim como, sobre a formação continuada, os modelos de contratação de professores no Município de Rolim de Moura, entre outras questões. Como considerações finais, ressalta-se a presença marcante da supervisão no cotidiano do professor. |
id |
SBHMAT_2e5dc1df37d6785c54d92d2533748f90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/295 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTALEnsinoMatemáticaCaderno de PlanejamentoO presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Matemática na cidade de Rolim de Moura – RO a partir do fim da década de 1990, por meio do depoimento de uma professora que atuava na terceira série do ensino fundamental e do seu caderno de planejamento de 1997 cedido pela depoente. O caderno de planejamento contém os planos de aula, bem como quatro provas de matemática utilizadas pela docente e atividades extras de fixação do conteúdo, todos referentes ao ano do caderno analisado. Os resultados mostram uma presença de elementos do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no ensino de matemática, como teoria de conjuntos e o simbolismo utilizado (pertence, não pertence, contido e não contido, etc.). Além dessas questões sobre o ensino de matemática, há resultados sobre a prática e cotidiano desta docente, assim como, sobre a formação continuada, os modelos de contratação de professores no Município de Rolim de Moura, entre outras questões. Como considerações finais, ressalta-se a presença marcante da supervisão no cotidiano do professor.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/295Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/295/254Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Alaísie Ferreira dosNeto, Sérgio Candido de Gouveia2023-12-13T13:51:44Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/295Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:51:44Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL Passos, Alaísie Ferreira dos Ensino Matemática Caderno de Planejamento |
title_short |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Passos, Alaísie Ferreira dos |
author_facet |
Passos, Alaísie Ferreira dos Neto, Sérgio Candido de Gouveia |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Sérgio Candido de Gouveia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Alaísie Ferreira dos Neto, Sérgio Candido de Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Matemática Caderno de Planejamento |
topic |
Ensino Matemática Caderno de Planejamento |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Matemática na cidade de Rolim de Moura – RO a partir do fim da década de 1990, por meio do depoimento de uma professora que atuava na terceira série do ensino fundamental e do seu caderno de planejamento de 1997 cedido pela depoente. O caderno de planejamento contém os planos de aula, bem como quatro provas de matemática utilizadas pela docente e atividades extras de fixação do conteúdo, todos referentes ao ano do caderno analisado. Os resultados mostram uma presença de elementos do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no ensino de matemática, como teoria de conjuntos e o simbolismo utilizado (pertence, não pertence, contido e não contido, etc.). Além dessas questões sobre o ensino de matemática, há resultados sobre a prática e cotidiano desta docente, assim como, sobre a formação continuada, os modelos de contratação de professores no Município de Rolim de Moura, entre outras questões. Como considerações finais, ressalta-se a presença marcante da supervisão no cotidiano do professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/295 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/295/254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462828023808 |