UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar dois manuais de Aritmética do ensino primário da cidade de Belém/PA do período de 1900 a 1910. A investigação usou como fontes os programas de ensino e dois manuais escolares de Aritmética do período em questão. Desta forma, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os saberes de aritmética que circularam em Belém/PA em dois manuais escolares do ensino primário no período de 1900 a 1910? Nesta perspectiva, adotamos a pesquisa bibliográfica e documental e como fundamentação teórico-metodológica utilizamos os estudos de Choppin, (2004), Chervel (1990) e Julia (2001). A análise dos manuais norteou-se pelos seguintes critérios: materialidade do manual e a abordagem dos conteúdos. Os manuais analisados foram Arithmetica Primaria, de 1902 e Curso Primario de Arithmetica Elementar, de 1907. As análises nos permitiram observar que os dois manuais escolares seguiam, em sua maior parte, os programas de ensino da época e que os conteúdos eram abordados predominantemente por meio de uma linguagem intuitiva e pragmática, com definições resumidas, poucos exemplos, e alguns poucos exercícios e problemas que procuravam abordar assuntos práticos da vida do aluno. AN ANALYSIS OF TWO ARITHMETIC MANUALS THAT CIRCULATED IN BELÉM IN THE PERIOD FROM 1900 TO 1910 ABSTRACTThe present work aims to investigate the elementary knowledge of Arithmetic that circulated in school textbooks in the city of Belém from 1900 to 1910. The research takes as sources the teaching programs and two school textbooks of Arithmetic of the period in question. In this way, we try to answer the following research question: what are the elementary knowledge of arithmetic hat circulated in school textbooks in Belém from 1900 to 1910? In this perspective, we adopt the types of bibliographical and documentary research and as theoretical-methodological basis we use the studies of Choppin, (2004), Chervel (1990) and Julia (2001). The analysis of the manuals was guided by the following criteria: materiality of the manual and the content approach. The manuals were Arithmetica Primaria, 1902 and Curso Primario de Arithmetica Elementar, 1907. The analyzes allowed us to observe that the two textbooks followed the teaching programs of the time and that the contents were approached through an intuitive and pragmatic language, with brief definitions, few examples, and a few exercises and problems that tried to approach practicalsubjects of the student's life. |
id |
SBHMAT_3012846d8c93b8d565764adfdbfeb147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/283 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910História da Educação MatemáticaManuais EscolaresSaberes ElementaresAritméticaO presente trabalho tem como objetivo analisar dois manuais de Aritmética do ensino primário da cidade de Belém/PA do período de 1900 a 1910. A investigação usou como fontes os programas de ensino e dois manuais escolares de Aritmética do período em questão. Desta forma, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os saberes de aritmética que circularam em Belém/PA em dois manuais escolares do ensino primário no período de 1900 a 1910? Nesta perspectiva, adotamos a pesquisa bibliográfica e documental e como fundamentação teórico-metodológica utilizamos os estudos de Choppin, (2004), Chervel (1990) e Julia (2001). A análise dos manuais norteou-se pelos seguintes critérios: materialidade do manual e a abordagem dos conteúdos. Os manuais analisados foram Arithmetica Primaria, de 1902 e Curso Primario de Arithmetica Elementar, de 1907. As análises nos permitiram observar que os dois manuais escolares seguiam, em sua maior parte, os programas de ensino da época e que os conteúdos eram abordados predominantemente por meio de uma linguagem intuitiva e pragmática, com definições resumidas, poucos exemplos, e alguns poucos exercícios e problemas que procuravam abordar assuntos práticos da vida do aluno. AN ANALYSIS OF TWO ARITHMETIC MANUALS THAT CIRCULATED IN BELÉM IN THE PERIOD FROM 1900 TO 1910 ABSTRACTThe present work aims to investigate the elementary knowledge of Arithmetic that circulated in school textbooks in the city of Belém from 1900 to 1910. The research takes as sources the teaching programs and two school textbooks of Arithmetic of the period in question. In this way, we try to answer the following research question: what are the elementary knowledge of arithmetic hat circulated in school textbooks in Belém from 1900 to 1910? In this perspective, we adopt the types of bibliographical and documentary research and as theoretical-methodological basis we use the studies of Choppin, (2004), Chervel (1990) and Julia (2001). The analysis of the manuals was guided by the following criteria: materiality of the manual and the content approach. The manuals were Arithmetica Primaria, 1902 and Curso Primario de Arithmetica Elementar, 1907. The analyzes allowed us to observe that the two textbooks followed the teaching programs of the time and that the contents were approached through an intuitive and pragmatic language, with brief definitions, few examples, and a few exercises and problems that tried to approach practicalsubjects of the student's life.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283/234Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Ana Paula Nascimento PegadoJucá, Rosineide Sousa2023-12-13T14:21:26Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/283Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:21:26Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 |
title |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 Couto, Ana Paula Nascimento Pegado História da Educação Matemática Manuais Escolares Saberes Elementares Aritmética |
title_short |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 |
title_full |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 |
title_sort |
UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 |
author |
Couto, Ana Paula Nascimento Pegado |
author_facet |
Couto, Ana Paula Nascimento Pegado Jucá, Rosineide Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Jucá, Rosineide Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Ana Paula Nascimento Pegado Jucá, Rosineide Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Manuais Escolares Saberes Elementares Aritmética |
topic |
História da Educação Matemática Manuais Escolares Saberes Elementares Aritmética |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar dois manuais de Aritmética do ensino primário da cidade de Belém/PA do período de 1900 a 1910. A investigação usou como fontes os programas de ensino e dois manuais escolares de Aritmética do período em questão. Desta forma, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os saberes de aritmética que circularam em Belém/PA em dois manuais escolares do ensino primário no período de 1900 a 1910? Nesta perspectiva, adotamos a pesquisa bibliográfica e documental e como fundamentação teórico-metodológica utilizamos os estudos de Choppin, (2004), Chervel (1990) e Julia (2001). A análise dos manuais norteou-se pelos seguintes critérios: materialidade do manual e a abordagem dos conteúdos. Os manuais analisados foram Arithmetica Primaria, de 1902 e Curso Primario de Arithmetica Elementar, de 1907. As análises nos permitiram observar que os dois manuais escolares seguiam, em sua maior parte, os programas de ensino da época e que os conteúdos eram abordados predominantemente por meio de uma linguagem intuitiva e pragmática, com definições resumidas, poucos exemplos, e alguns poucos exercícios e problemas que procuravam abordar assuntos práticos da vida do aluno. AN ANALYSIS OF TWO ARITHMETIC MANUALS THAT CIRCULATED IN BELÉM IN THE PERIOD FROM 1900 TO 1910 ABSTRACTThe present work aims to investigate the elementary knowledge of Arithmetic that circulated in school textbooks in the city of Belém from 1900 to 1910. The research takes as sources the teaching programs and two school textbooks of Arithmetic of the period in question. In this way, we try to answer the following research question: what are the elementary knowledge of arithmetic hat circulated in school textbooks in Belém from 1900 to 1910? In this perspective, we adopt the types of bibliographical and documentary research and as theoretical-methodological basis we use the studies of Choppin, (2004), Chervel (1990) and Julia (2001). The analysis of the manuals was guided by the following criteria: materiality of the manual and the content approach. The manuals were Arithmetica Primaria, 1902 and Curso Primario de Arithmetica Elementar, 1907. The analyzes allowed us to observe that the two textbooks followed the teaching programs of the time and that the contents were approached through an intuitive and pragmatic language, with brief definitions, few examples, and a few exercises and problems that tried to approach practicalsubjects of the student's life. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283/234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462810198016 |