A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/237 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática defendido em 2017, que teve por objetivo investigar os saberes elementares de Aritmética que circularam em manuais escolares e programas de ensino na cidade de Belém, no Estado do Pará, no período de 1900 a 1910. A investigação tomou como fontes privilegiadas os programas de ensino da época e de que forma eles influenciaram os manuais escolares de Aritmética do período em questão. Dentre os manuais analisados, apresentamos neste artigo a analise do manual intitulado “Arithmetica Primaria” do autor Cezar Pinheiro, datado de 1902. A análise norteou-se pelos seguintes critérios: os aspectos físicos do manual e a abordagem dos conteúdos, além de verificar se o mesmo está de acordo com o Programa de ensino do período em questão. Nesta perspectiva, adotamos as 4 funções desenvolvidas por Choppin (2000) como elementos de categorização e análise. Como fundamentação teórica e metodológica utilizamos os estudos que discorrem sobre a história de uma disciplina, assim como sobre os manuais escolares e sobre a cultura escolar. Neste sentido, adotamos os tipos de pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se da análise que o manual apresenta alguns dos requisitos propostos no Regulamento Geral do Ensino Primário de 1903, entre os requisitos estão: os conteúdos abordados e a proposta de um compendio resumido em suas definições. Na análise realizada, percebemos que o manual publicado no período republicano paraense, momento de grandes reformas no ensino, seguiu em partes as orientações do programa de ensino delimitado no período de 1900 a 1910, além de contribuir para a literatura parense como um manual de um autor da própria região. |
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A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902História da Educação Matemática; Ensino primário; Saberes Elementares; Manuais Escolares; Aritmética.Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática defendido em 2017, que teve por objetivo investigar os saberes elementares de Aritmética que circularam em manuais escolares e programas de ensino na cidade de Belém, no Estado do Pará, no período de 1900 a 1910. A investigação tomou como fontes privilegiadas os programas de ensino da época e de que forma eles influenciaram os manuais escolares de Aritmética do período em questão. Dentre os manuais analisados, apresentamos neste artigo a analise do manual intitulado “Arithmetica Primaria” do autor Cezar Pinheiro, datado de 1902. A análise norteou-se pelos seguintes critérios: os aspectos físicos do manual e a abordagem dos conteúdos, além de verificar se o mesmo está de acordo com o Programa de ensino do período em questão. Nesta perspectiva, adotamos as 4 funções desenvolvidas por Choppin (2000) como elementos de categorização e análise. Como fundamentação teórica e metodológica utilizamos os estudos que discorrem sobre a história de uma disciplina, assim como sobre os manuais escolares e sobre a cultura escolar. Neste sentido, adotamos os tipos de pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se da análise que o manual apresenta alguns dos requisitos propostos no Regulamento Geral do Ensino Primário de 1903, entre os requisitos estão: os conteúdos abordados e a proposta de um compendio resumido em suas definições. Na análise realizada, percebemos que o manual publicado no período republicano paraense, momento de grandes reformas no ensino, seguiu em partes as orientações do programa de ensino delimitado no período de 1900 a 1910, além de contribuir para a literatura parense como um manual de um autor da própria região.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/23710.30938/bocehm.v5i14.237Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 167 - 1802447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/237/178Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Ana Paula Nascimento2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/237Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:39.907899Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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