UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jucá, Rosineide Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar dois manuais de Aritmética do ensino primário da cidade de Belém/PA do período de 1900 a 1910. A investigação usou como fontes os programas de ensino e dois manuais escolares de Aritmética do período em questão. Desta forma, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os saberes de aritmética que circularam em Belém/PA em dois manuais escolares do ensino primário no período de 1900 a 1910? Nesta perspectiva, adotamos a pesquisa bibliográfica e documental e como fundamentação teórico-metodológica utilizamos os estudos de Choppin, (2004), Chervel (1990) e Julia (2001). A análise dos manuais norteou-se pelos seguintes critérios: materialidade do manual e a abordagem dos conteúdos. Os manuais analisados foram Arithmetica Primaria, de 1902 e Curso Primario de Arithmetica Elementar, de 1907. As análises nos permitiram observar que os dois manuais escolares seguiam, em sua maior parte, os programas de ensino da época e que os conteúdos eram abordados predominantemente por meio de uma linguagem intuitiva e pragmática, com definições resumidas, poucos exemplos, e alguns poucos exercícios e problemas que procuravam abordar assuntos práticos da vida do aluno.   AN ANALYSIS OF TWO ARITHMETIC MANUALS THAT CIRCULATED IN BELÉM IN THE PERIOD FROM 1900 TO 1910 ABSTRACTThe present work aims to investigate the elementary knowledge of Arithmetic that circulated in school textbooks in the city of Belém from 1900 to 1910. The research takes as sources the teaching programs and two school textbooks of Arithmetic of the period in question. In this way, we try to answer the following research question: what are the elementary knowledge of arithmetic hat circulated in school textbooks in Belém from 1900 to 1910? In this perspective, we adopt the types of bibliographical and documentary research and as theoretical-methodological basis we use the studies of Choppin, (2004), Chervel (1990) and Julia (2001). The analysis of the manuals was guided by the following criteria: materiality of the manual and the content approach. The manuals were Arithmetica Primaria, 1902 and Curso Primario de Arithmetica Elementar, 1907. The analyzes allowed us to observe that the two textbooks followed the teaching programs of the time and that the contents were approached through an intuitive and pragmatic language, with brief definitions, few examples, and a few exercises and problems that tried to approach practicalsubjects of the student's life.
id SBHMAT_3f70899e460405878cb8d60742dd32a9
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/283
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910História da Educação MatemáticaManuais EscolaresSaberes ElementaresAritméticaO presente trabalho tem como objetivo analisar dois manuais de Aritmética do ensino primário da cidade de Belém/PA do período de 1900 a 1910. A investigação usou como fontes os programas de ensino e dois manuais escolares de Aritmética do período em questão. Desta forma, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os saberes de aritmética que circularam em Belém/PA em dois manuais escolares do ensino primário no período de 1900 a 1910? Nesta perspectiva, adotamos a pesquisa bibliográfica e documental e como fundamentação teórico-metodológica utilizamos os estudos de Choppin, (2004), Chervel (1990) e Julia (2001). A análise dos manuais norteou-se pelos seguintes critérios: materialidade do manual e a abordagem dos conteúdos. Os manuais analisados foram Arithmetica Primaria, de 1902 e Curso Primario de Arithmetica Elementar, de 1907. As análises nos permitiram observar que os dois manuais escolares seguiam, em sua maior parte, os programas de ensino da época e que os conteúdos eram abordados predominantemente por meio de uma linguagem intuitiva e pragmática, com definições resumidas, poucos exemplos, e alguns poucos exercícios e problemas que procuravam abordar assuntos práticos da vida do aluno.   AN ANALYSIS OF TWO ARITHMETIC MANUALS THAT CIRCULATED IN BELÉM IN THE PERIOD FROM 1900 TO 1910 ABSTRACTThe present work aims to investigate the elementary knowledge of Arithmetic that circulated in school textbooks in the city of Belém from 1900 to 1910. The research takes as sources the teaching programs and two school textbooks of Arithmetic of the period in question. In this way, we try to answer the following research question: what are the elementary knowledge of arithmetic hat circulated in school textbooks in Belém from 1900 to 1910? In this perspective, we adopt the types of bibliographical and documentary research and as theoretical-methodological basis we use the studies of Choppin, (2004), Chervel (1990) and Julia (2001). The analysis of the manuals was guided by the following criteria: materiality of the manual and the content approach. The manuals were Arithmetica Primaria, 1902 and Curso Primario de Arithmetica Elementar, 1907. The analyzes allowed us to observe that the two textbooks followed the teaching programs of the time and that the contents were approached through an intuitive and pragmatic language, with brief definitions, few examples, and a few exercises and problems that tried to approach practicalsubjects of the student's life.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283/234Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Ana Paula Nascimento PegadoJucá, Rosineide Sousa2021-03-24T15:57:54Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/283Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T15:57:54Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
title UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
spellingShingle UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
História da Educação Matemática
Manuais Escolares
Saberes Elementares
Aritmética
title_short UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
title_full UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
title_fullStr UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
title_sort UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
author Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
author_facet Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
Jucá, Rosineide Sousa
author_role author
author2 Jucá, Rosineide Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
Jucá, Rosineide Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Manuais Escolares
Saberes Elementares
Aritmética
topic História da Educação Matemática
Manuais Escolares
Saberes Elementares
Aritmética
description O presente trabalho tem como objetivo analisar dois manuais de Aritmética do ensino primário da cidade de Belém/PA do período de 1900 a 1910. A investigação usou como fontes os programas de ensino e dois manuais escolares de Aritmética do período em questão. Desta forma, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os saberes de aritmética que circularam em Belém/PA em dois manuais escolares do ensino primário no período de 1900 a 1910? Nesta perspectiva, adotamos a pesquisa bibliográfica e documental e como fundamentação teórico-metodológica utilizamos os estudos de Choppin, (2004), Chervel (1990) e Julia (2001). A análise dos manuais norteou-se pelos seguintes critérios: materialidade do manual e a abordagem dos conteúdos. Os manuais analisados foram Arithmetica Primaria, de 1902 e Curso Primario de Arithmetica Elementar, de 1907. As análises nos permitiram observar que os dois manuais escolares seguiam, em sua maior parte, os programas de ensino da época e que os conteúdos eram abordados predominantemente por meio de uma linguagem intuitiva e pragmática, com definições resumidas, poucos exemplos, e alguns poucos exercícios e problemas que procuravam abordar assuntos práticos da vida do aluno.   AN ANALYSIS OF TWO ARITHMETIC MANUALS THAT CIRCULATED IN BELÉM IN THE PERIOD FROM 1900 TO 1910 ABSTRACTThe present work aims to investigate the elementary knowledge of Arithmetic that circulated in school textbooks in the city of Belém from 1900 to 1910. The research takes as sources the teaching programs and two school textbooks of Arithmetic of the period in question. In this way, we try to answer the following research question: what are the elementary knowledge of arithmetic hat circulated in school textbooks in Belém from 1900 to 1910? In this perspective, we adopt the types of bibliographical and documentary research and as theoretical-methodological basis we use the studies of Choppin, (2004), Chervel (1990) and Julia (2001). The analysis of the manuals was guided by the following criteria: materiality of the manual and the content approach. The manuals were Arithmetica Primaria, 1902 and Curso Primario de Arithmetica Elementar, 1907. The analyzes allowed us to observe that the two textbooks followed the teaching programs of the time and that the contents were approached through an intuitive and pragmatic language, with brief definitions, few examples, and a few exercises and problems that tried to approach practicalsubjects of the student's life.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283/234
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464611651584