ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Cristina S. M
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/287
Resumo: Este artigo relaciona a experiência de Alda Lodi no Teachers College, Columbia University, em Nova Iorque entre 1927 e 1929 com sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, em Minas Gerais (1929-1946). A experiência de Lodi é utilizada como um recurso para pensar o que autores como Valente (2017) e Matasci (2016) se referem quando falam de internacionalização da educação. Para isso, analisamos questões sobre o ensino de matemática que foram discutidas por Lodi nos Estados Unidos a partir do seu caderno de anotações de aulas do último semestre em que esteve no Teachers College e das anotações que fez em um dos livros de Upton (s.d.) que se encontram em sua biblioteca pessoal. Em seguida, examinamos dois documentos produzidos por Iris Resende (1930) e Imene Guimarães (1930), encontrados em seu arquivo pessoal. Neste sentido, pretendemos demonstrar como tanto sua formação em Columbia quanto sua atuação como professora em Belo Horizonte são parte da dinâmica de circulação internacional das ideias sobre ensino de matemática, ressaltando como sua experiência e os documentos presentes em seu arquivo pessoal sinalizam conexões entre o local e o internacional.   ALDA LODI AND TEACHING MATHEMATICS: when the international is national ABSTRACT This article relates Alda Lodi's experience at Teachers College, Columbia University, New York (from 1927 to 1929) to her time as a teacher at the Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte (Belo Horizonte Teachers Training College) (from 1929 to 1946). Lodi's experience is used as a resource for thinking about what authors such as Valente (2017) and Matasci (2016) refer to when they talk about internationalization of education. Thus, we looked at questions about mathematics education that were discussed by Lodi in the United States and later, at the Escola de Aperfeiçoamento. To that end, we examine her class notes from her last semester at Teachers College, her notes in one of Upton's (n.d.) books that are in her personal library and two documents produced by Iris Resende (1930) and Imene Guimarães (1930) found in Lodi’s personal archive. In this sense, we intend to demonstrate how both her training in Columbia and her role as a teacher in Belo Horizonte (Minas Gerais, Brazil) are part of a historical process that foster an international circulation of ideas on mathematics teaching. Finally, we want to emphasize how her experience and the documents in her personal archive can inform us about the connections between the local and the international.  
id SBHMAT_377dd2e30e5a3c8ce36edf2f1737dc9a
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/287
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacionalAlda LodiTeachers CollegeInternacionalizaçãoEnsino de Matemática Este artigo relaciona a experiência de Alda Lodi no Teachers College, Columbia University, em Nova Iorque entre 1927 e 1929 com sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, em Minas Gerais (1929-1946). A experiência de Lodi é utilizada como um recurso para pensar o que autores como Valente (2017) e Matasci (2016) se referem quando falam de internacionalização da educação. Para isso, analisamos questões sobre o ensino de matemática que foram discutidas por Lodi nos Estados Unidos a partir do seu caderno de anotações de aulas do último semestre em que esteve no Teachers College e das anotações que fez em um dos livros de Upton (s.d.) que se encontram em sua biblioteca pessoal. Em seguida, examinamos dois documentos produzidos por Iris Resende (1930) e Imene Guimarães (1930), encontrados em seu arquivo pessoal. Neste sentido, pretendemos demonstrar como tanto sua formação em Columbia quanto sua atuação como professora em Belo Horizonte são parte da dinâmica de circulação internacional das ideias sobre ensino de matemática, ressaltando como sua experiência e os documentos presentes em seu arquivo pessoal sinalizam conexões entre o local e o internacional.   ALDA LODI AND TEACHING MATHEMATICS: when the international is national ABSTRACT This article relates Alda Lodi's experience at Teachers College, Columbia University, New York (from 1927 to 1929) to her time as a teacher at the Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte (Belo Horizonte Teachers Training College) (from 1929 to 1946). Lodi's experience is used as a resource for thinking about what authors such as Valente (2017) and Matasci (2016) refer to when they talk about internationalization of education. Thus, we looked at questions about mathematics education that were discussed by Lodi in the United States and later, at the Escola de Aperfeiçoamento. To that end, we examine her class notes from her last semester at Teachers College, her notes in one of Upton's (n.d.) books that are in her personal library and two documents produced by Iris Resende (1930) and Imene Guimarães (1930) found in Lodi’s personal archive. In this sense, we intend to demonstrate how both her training in Columbia and her role as a teacher in Belo Horizonte (Minas Gerais, Brazil) are part of a historical process that foster an international circulation of ideas on mathematics teaching. Finally, we want to emphasize how her experience and the documents in her personal archive can inform us about the connections between the local and the international.   Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/287Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/287/224Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Ana Cristina S. M2021-03-24T15:38:32Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/287Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T15:38:32Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional
title ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional
spellingShingle ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional
Rocha, Ana Cristina S. M
Alda Lodi
Teachers College
Internacionalização
Ensino de Matemática
title_short ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional
title_full ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional
title_fullStr ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional
title_full_unstemmed ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional
title_sort ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional
author Rocha, Ana Cristina S. M
author_facet Rocha, Ana Cristina S. M
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Cristina S. M
dc.subject.por.fl_str_mv Alda Lodi
Teachers College
Internacionalização
Ensino de Matemática
topic Alda Lodi
Teachers College
Internacionalização
Ensino de Matemática
description Este artigo relaciona a experiência de Alda Lodi no Teachers College, Columbia University, em Nova Iorque entre 1927 e 1929 com sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, em Minas Gerais (1929-1946). A experiência de Lodi é utilizada como um recurso para pensar o que autores como Valente (2017) e Matasci (2016) se referem quando falam de internacionalização da educação. Para isso, analisamos questões sobre o ensino de matemática que foram discutidas por Lodi nos Estados Unidos a partir do seu caderno de anotações de aulas do último semestre em que esteve no Teachers College e das anotações que fez em um dos livros de Upton (s.d.) que se encontram em sua biblioteca pessoal. Em seguida, examinamos dois documentos produzidos por Iris Resende (1930) e Imene Guimarães (1930), encontrados em seu arquivo pessoal. Neste sentido, pretendemos demonstrar como tanto sua formação em Columbia quanto sua atuação como professora em Belo Horizonte são parte da dinâmica de circulação internacional das ideias sobre ensino de matemática, ressaltando como sua experiência e os documentos presentes em seu arquivo pessoal sinalizam conexões entre o local e o internacional.   ALDA LODI AND TEACHING MATHEMATICS: when the international is national ABSTRACT This article relates Alda Lodi's experience at Teachers College, Columbia University, New York (from 1927 to 1929) to her time as a teacher at the Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte (Belo Horizonte Teachers Training College) (from 1929 to 1946). Lodi's experience is used as a resource for thinking about what authors such as Valente (2017) and Matasci (2016) refer to when they talk about internationalization of education. Thus, we looked at questions about mathematics education that were discussed by Lodi in the United States and later, at the Escola de Aperfeiçoamento. To that end, we examine her class notes from her last semester at Teachers College, her notes in one of Upton's (n.d.) books that are in her personal library and two documents produced by Iris Resende (1930) and Imene Guimarães (1930) found in Lodi’s personal archive. In this sense, we intend to demonstrate how both her training in Columbia and her role as a teacher in Belo Horizonte (Minas Gerais, Brazil) are part of a historical process that foster an international circulation of ideas on mathematics teaching. Finally, we want to emphasize how her experience and the documents in her personal archive can inform us about the connections between the local and the international.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/287
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/287/224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464617943040