A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desquivel, Marcio Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/510
Resumo: O presente artigo analisa as implicações didático, pedagógicas, e também epistemológicas, que a noção de intuição exerceu sobre o saber geométrico.   De forma particular, discute-se as possíveis contribuições do intercruzamento dos resultados das pesquisas envolvendo História da Educação Matemática e História da Matemática para compreensão dos saberes que caracterizam o trabalho profissional do professor que ensina geometria. Como referência para as análises desenvolvidas neste artigo tomaremos produções sobre o tema, sobretudo de origem francesas. As análises indicam que a noção da intuição, ora tomada como pressuposto para analisar os processos de elaboração dos mecanismos internos de compreensão daquele que aprende, ora compreendida como uma dimensão do próprio saber disciplinar, parece participar efetivamente da produção dos saberes que caracterizam o ensino de geometria.
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