NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, André Ricardo Lucas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sena, Diego Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296
Resumo: O presente trabalho é um estudo que teve como principal objetivo pesquisar, mediante as narrativas de formação dos licenciandos, quais conhecimentos da História da Matemática fazem parte da sua formação docente. Nesta perspectiva, este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, estabelecendo como lócus a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, localizada no município de Senhor do Bonfim/BA. A pesquisa teve como sujeitos nove discentes do curso de Licenciatura em Matemática, que já tinham cursado a disciplina História da Matemática proposta na matriz curricular. Os resultados explicitados mostram que o docente precisa conhecer a história da sua disciplina, sendo que esse conhecimento perpassa a formação inicial a partir de práticas significativas na construção da sua identidade docente. No que tange à discussão, a proposta investigativa explicitada neste texto nos permitiu concluir que a constituição da identidade docente perpassa pelas experiências vivenciadas nos espaços formativos como o proporcionado pela disciplina História da Matemática. As experiências formativas são constituídas em todo percurso de vida do estudante que se estabelece desde a suas experiências no início da sua escolarização, seguindo até sua prática profissional.
id SBHMAT_41f4bbcd1d430a7e2059b8ae6f9236dd
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/296
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formaçãoFormação docenteHistória da MatemáticaIdentidade docenteO presente trabalho é um estudo que teve como principal objetivo pesquisar, mediante as narrativas de formação dos licenciandos, quais conhecimentos da História da Matemática fazem parte da sua formação docente. Nesta perspectiva, este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, estabelecendo como lócus a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, localizada no município de Senhor do Bonfim/BA. A pesquisa teve como sujeitos nove discentes do curso de Licenciatura em Matemática, que já tinham cursado a disciplina História da Matemática proposta na matriz curricular. Os resultados explicitados mostram que o docente precisa conhecer a história da sua disciplina, sendo que esse conhecimento perpassa a formação inicial a partir de práticas significativas na construção da sua identidade docente. No que tange à discussão, a proposta investigativa explicitada neste texto nos permitiu concluir que a constituição da identidade docente perpassa pelas experiências vivenciadas nos espaços formativos como o proporcionado pela disciplina História da Matemática. As experiências formativas são constituídas em todo percurso de vida do estudante que se estabelece desde a suas experiências no início da sua escolarização, seguindo até sua prática profissional.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296/249Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, André Ricardo LucasSena, Diego Souza de2021-03-23T19:13:52Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/296Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-23T19:13:52Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
title NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
spellingShingle NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
Vieira, André Ricardo Lucas
Formação docente
História da Matemática
Identidade docente
title_short NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
title_full NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
title_fullStr NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
title_full_unstemmed NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
title_sort NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
author Vieira, André Ricardo Lucas
author_facet Vieira, André Ricardo Lucas
Sena, Diego Souza de
author_role author
author2 Sena, Diego Souza de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, André Ricardo Lucas
Sena, Diego Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
História da Matemática
Identidade docente
topic Formação docente
História da Matemática
Identidade docente
description O presente trabalho é um estudo que teve como principal objetivo pesquisar, mediante as narrativas de formação dos licenciandos, quais conhecimentos da História da Matemática fazem parte da sua formação docente. Nesta perspectiva, este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, estabelecendo como lócus a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, localizada no município de Senhor do Bonfim/BA. A pesquisa teve como sujeitos nove discentes do curso de Licenciatura em Matemática, que já tinham cursado a disciplina História da Matemática proposta na matriz curricular. Os resultados explicitados mostram que o docente precisa conhecer a história da sua disciplina, sendo que esse conhecimento perpassa a formação inicial a partir de práticas significativas na construção da sua identidade docente. No que tange à discussão, a proposta investigativa explicitada neste texto nos permitiu concluir que a constituição da identidade docente perpassa pelas experiências vivenciadas nos espaços formativos como o proporcionado pela disciplina História da Matemática. As experiências formativas são constituídas em todo percurso de vida do estudante que se estabelece desde a suas experiências no início da sua escolarização, seguindo até sua prática profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296/249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464630525952