NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo que teve como principal objetivo pesquisar, mediante as narrativas de formação dos licenciandos, quais conhecimentos da História da Matemática fazem parte da sua formação docente. Nesta perspectiva, este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, estabelecendo como lócus a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, localizada no município de Senhor do Bonfim/BA. A pesquisa teve como sujeitos nove discentes do curso de Licenciatura em Matemática, que já tinham cursado a disciplina História da Matemática proposta na matriz curricular. Os resultados explicitados mostram que o docente precisa conhecer a história da sua disciplina, sendo que esse conhecimento perpassa a formação inicial a partir de práticas significativas na construção da sua identidade docente. No que tange à discussão, a proposta investigativa explicitada neste texto nos permitiu concluir que a constituição da identidade docente perpassa pelas experiências vivenciadas nos espaços formativos como o proporcionado pela disciplina História da Matemática. As experiências formativas são constituídas em todo percurso de vida do estudante que se estabelece desde a suas experiências no início da sua escolarização, seguindo até sua prática profissional. |
id |
SBHMAT_41f4bbcd1d430a7e2059b8ae6f9236dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/296 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formaçãoFormação docenteHistória da MatemáticaIdentidade docenteO presente trabalho é um estudo que teve como principal objetivo pesquisar, mediante as narrativas de formação dos licenciandos, quais conhecimentos da História da Matemática fazem parte da sua formação docente. Nesta perspectiva, este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, estabelecendo como lócus a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, localizada no município de Senhor do Bonfim/BA. A pesquisa teve como sujeitos nove discentes do curso de Licenciatura em Matemática, que já tinham cursado a disciplina História da Matemática proposta na matriz curricular. Os resultados explicitados mostram que o docente precisa conhecer a história da sua disciplina, sendo que esse conhecimento perpassa a formação inicial a partir de práticas significativas na construção da sua identidade docente. No que tange à discussão, a proposta investigativa explicitada neste texto nos permitiu concluir que a constituição da identidade docente perpassa pelas experiências vivenciadas nos espaços formativos como o proporcionado pela disciplina História da Matemática. As experiências formativas são constituídas em todo percurso de vida do estudante que se estabelece desde a suas experiências no início da sua escolarização, seguindo até sua prática profissional.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296/249Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, André Ricardo LucasSena, Diego Souza de2021-03-23T19:13:52Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/296Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-23T19:13:52Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação |
title |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação |
spellingShingle |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação Vieira, André Ricardo Lucas Formação docente História da Matemática Identidade docente |
title_short |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação |
title_full |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação |
title_fullStr |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação |
title_sort |
NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação |
author |
Vieira, André Ricardo Lucas |
author_facet |
Vieira, André Ricardo Lucas Sena, Diego Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Diego Souza de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, André Ricardo Lucas Sena, Diego Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente História da Matemática Identidade docente |
topic |
Formação docente História da Matemática Identidade docente |
description |
O presente trabalho é um estudo que teve como principal objetivo pesquisar, mediante as narrativas de formação dos licenciandos, quais conhecimentos da História da Matemática fazem parte da sua formação docente. Nesta perspectiva, este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, estabelecendo como lócus a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, localizada no município de Senhor do Bonfim/BA. A pesquisa teve como sujeitos nove discentes do curso de Licenciatura em Matemática, que já tinham cursado a disciplina História da Matemática proposta na matriz curricular. Os resultados explicitados mostram que o docente precisa conhecer a história da sua disciplina, sendo que esse conhecimento perpassa a formação inicial a partir de práticas significativas na construção da sua identidade docente. No que tange à discussão, a proposta investigativa explicitada neste texto nos permitiu concluir que a constituição da identidade docente perpassa pelas experiências vivenciadas nos espaços formativos como o proporcionado pela disciplina História da Matemática. As experiências formativas são constituídas em todo percurso de vida do estudante que se estabelece desde a suas experiências no início da sua escolarização, seguindo até sua prática profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296/249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464630525952 |