Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212595 |
Resumo: | Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335 |
id |
UFSC_581228ac554e6d232dd17962c1f6d458 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212595 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógicaHistória da Educação MatemáticaFormação de professoresConhecimento Pedagógico do ConteúdoHistória CulturalDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335O objetivo deste trabalho é caraterizar os significados atribuídos ao termo “lógica” em tempos da reforma da Matemática Moderna. Metodologicamente a pesquisa filia-se numa história cultural de feição antropológica. Foi conduzida uma análise de conteúdo qualitativa centrada nas referências à lógica, à lógica simbólica, a sistemas axiomáticos e temas similares incidindo sobre o corpus de 26 trabalhos produzidos pelos estagiários do Liceu Pedro Nunes em Lisboa entre 1956 e 1968. Esta análise permitiu destacar quatro categorias que caracterizam os modos como a lógica é abordada nos trabalhos dos estagiários: 1) a polémica referente à “crise dos fundamentos”; 2) a busca de um equilíbrio entre abordagens didáticas intuitivas e formais; 3) as caraterísticas de sistemas axiomáticos didaticamente adequados ao ensino secundário; 4) o desenvolvimento da nova linguagem da álgebra das proposições. No final identificámos cinco significados utilizados na matemática escolar que ocorrem no corpus examinado: 1. Lógica-organização, 2. Lógica-normativa, 3. Lógica-linguagem, 4. Lógica-raciocínio e 5. Lógica-conteúdo.História da Educação Matemática2020-09-02T17:01:18Z2020-09-02T17:01:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, J. M.; MONTEIRO, T. M.. CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 8-25, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212595Matos, José ManuelMonteiro, Teresa Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T17:01:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212595Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-02T17:01:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica |
title |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica |
spellingShingle |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica Matos, José Manuel História da Educação Matemática Formação de professores Conhecimento Pedagógico do Conteúdo História Cultural |
title_short |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica |
title_full |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica |
title_fullStr |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica |
title_full_unstemmed |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica |
title_sort |
Construindo o conhecimento pedagógico do conteúdo em tempos da Matemática Moderna: as múltiplas facetas da lógica |
author |
Matos, José Manuel |
author_facet |
Matos, José Manuel Monteiro, Teresa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Teresa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, José Manuel Monteiro, Teresa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Formação de professores Conhecimento Pedagógico do Conteúdo História Cultural |
topic |
História da Educação Matemática Formação de professores Conhecimento Pedagógico do Conteúdo História Cultural |
description |
Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-02T17:01:18Z 2020-09-02T17:01:18Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, J. M.; MONTEIRO, T. M.. CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 8-25, 2020. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212595 |
identifier_str_mv |
MATOS, J. M.; MONTEIRO, T. M.. CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 8-25, 2020. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652280883314688 |