CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, José Manuel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Monteiro, Teresa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335
Resumo: O objetivo deste trabalho é caraterizar os significados atribuídos ao termo “lógica” em tempos da reforma da Matemática Moderna. Metodologicamente a pesquisa filia-se numa história cultural de feição antropológica. Foi conduzida uma análise de conteúdo qualitativa centrada nas referências à lógica, à lógica simbólica, a sistemas axiomáticos e temas similares incidindo sobre o corpus de 26 trabalhos produzidos pelos estagiários do Liceu Pedro Nunes em Lisboa entre 1956 e 1968. Esta análise permitiu destacar quatro categorias que caracterizam os modos como a lógica é abordada nos trabalhos dos estagiários: 1) a polémica referente à “crise dos fundamentos”; 2) a busca de um equilíbrio entre abordagens didáticas intuitivas e formais; 3) as caraterísticas de sistemas axiomáticos didaticamente adequados ao ensino secundário; 4) o desenvolvimento da nova linguagem da álgebra das proposições. No final identificámos cinco significados utilizados na matemática escolar que ocorrem no corpus examinado: 1. Lógica-organização, 2. Lógica-normativa, 3. Lógica-linguagem, 4. Lógica-raciocínio e 5. Lógica-conteúdo.
id SBHMAT_7dd15654dd30795b42f57a47ba6f066c
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/335
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógicaHistória da Educação MatemáticaFormação de professoresConhecimento Pedagógico do ConteúdoHistória CulturalO objetivo deste trabalho é caraterizar os significados atribuídos ao termo “lógica” em tempos da reforma da Matemática Moderna. Metodologicamente a pesquisa filia-se numa história cultural de feição antropológica. Foi conduzida uma análise de conteúdo qualitativa centrada nas referências à lógica, à lógica simbólica, a sistemas axiomáticos e temas similares incidindo sobre o corpus de 26 trabalhos produzidos pelos estagiários do Liceu Pedro Nunes em Lisboa entre 1956 e 1968. Esta análise permitiu destacar quatro categorias que caracterizam os modos como a lógica é abordada nos trabalhos dos estagiários: 1) a polémica referente à “crise dos fundamentos”; 2) a busca de um equilíbrio entre abordagens didáticas intuitivas e formais; 3) as caraterísticas de sistemas axiomáticos didaticamente adequados ao ensino secundário; 4) o desenvolvimento da nova linguagem da álgebra das proposições. No final identificámos cinco significados utilizados na matemática escolar que ocorrem no corpus examinado: 1. Lógica-organização, 2. Lógica-normativa, 3. Lógica-linguagem, 4. Lógica-raciocínio e 5. Lógica-conteúdo.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335/256Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, José ManuelMonteiro, Teresa Maria2023-12-13T13:39:56Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/335Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:39:56Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
title CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
spellingShingle CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
Matos, José Manuel
História da Educação Matemática
Formação de professores
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
História Cultural
title_short CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
title_full CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
title_fullStr CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
title_full_unstemmed CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
title_sort CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
author Matos, José Manuel
author_facet Matos, José Manuel
Monteiro, Teresa Maria
author_role author
author2 Monteiro, Teresa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, José Manuel
Monteiro, Teresa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Formação de professores
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
História Cultural
topic História da Educação Matemática
Formação de professores
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
História Cultural
description O objetivo deste trabalho é caraterizar os significados atribuídos ao termo “lógica” em tempos da reforma da Matemática Moderna. Metodologicamente a pesquisa filia-se numa história cultural de feição antropológica. Foi conduzida uma análise de conteúdo qualitativa centrada nas referências à lógica, à lógica simbólica, a sistemas axiomáticos e temas similares incidindo sobre o corpus de 26 trabalhos produzidos pelos estagiários do Liceu Pedro Nunes em Lisboa entre 1956 e 1968. Esta análise permitiu destacar quatro categorias que caracterizam os modos como a lógica é abordada nos trabalhos dos estagiários: 1) a polémica referente à “crise dos fundamentos”; 2) a busca de um equilíbrio entre abordagens didáticas intuitivas e formais; 3) as caraterísticas de sistemas axiomáticos didaticamente adequados ao ensino secundário; 4) o desenvolvimento da nova linguagem da álgebra das proposições. No final identificámos cinco significados utilizados na matemática escolar que ocorrem no corpus examinado: 1. Lógica-organização, 2. Lógica-normativa, 3. Lógica-linguagem, 4. Lógica-raciocínio e 5. Lógica-conteúdo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335/256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462930784256