CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é caraterizar os significados atribuídos ao termo “lógica” em tempos da reforma da Matemática Moderna. Metodologicamente a pesquisa filia-se numa história cultural de feição antropológica. Foi conduzida uma análise de conteúdo qualitativa centrada nas referências à lógica, à lógica simbólica, a sistemas axiomáticos e temas similares incidindo sobre o corpus de 26 trabalhos produzidos pelos estagiários do Liceu Pedro Nunes em Lisboa entre 1956 e 1968. Esta análise permitiu destacar quatro categorias que caracterizam os modos como a lógica é abordada nos trabalhos dos estagiários: 1) a polémica referente à “crise dos fundamentos”; 2) a busca de um equilíbrio entre abordagens didáticas intuitivas e formais; 3) as caraterísticas de sistemas axiomáticos didaticamente adequados ao ensino secundário; 4) o desenvolvimento da nova linguagem da álgebra das proposições. No final identificámos cinco significados utilizados na matemática escolar que ocorrem no corpus examinado: 1. Lógica-organização, 2. Lógica-normativa, 3. Lógica-linguagem, 4. Lógica-raciocínio e 5. Lógica-conteúdo. |
id |
SBHMAT_7dd15654dd30795b42f57a47ba6f066c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/335 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógicaHistória da Educação MatemáticaFormação de professoresConhecimento Pedagógico do ConteúdoHistória CulturalO objetivo deste trabalho é caraterizar os significados atribuídos ao termo “lógica” em tempos da reforma da Matemática Moderna. Metodologicamente a pesquisa filia-se numa história cultural de feição antropológica. Foi conduzida uma análise de conteúdo qualitativa centrada nas referências à lógica, à lógica simbólica, a sistemas axiomáticos e temas similares incidindo sobre o corpus de 26 trabalhos produzidos pelos estagiários do Liceu Pedro Nunes em Lisboa entre 1956 e 1968. Esta análise permitiu destacar quatro categorias que caracterizam os modos como a lógica é abordada nos trabalhos dos estagiários: 1) a polémica referente à “crise dos fundamentos”; 2) a busca de um equilíbrio entre abordagens didáticas intuitivas e formais; 3) as caraterísticas de sistemas axiomáticos didaticamente adequados ao ensino secundário; 4) o desenvolvimento da nova linguagem da álgebra das proposições. No final identificámos cinco significados utilizados na matemática escolar que ocorrem no corpus examinado: 1. Lógica-organização, 2. Lógica-normativa, 3. Lógica-linguagem, 4. Lógica-raciocínio e 5. Lógica-conteúdo.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335/256Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, José ManuelMonteiro, Teresa Maria2023-12-13T13:39:56Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/335Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:39:56Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica |
title |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica |
spellingShingle |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica Matos, José Manuel História da Educação Matemática Formação de professores Conhecimento Pedagógico do Conteúdo História Cultural |
title_short |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica |
title_full |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica |
title_fullStr |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica |
title_full_unstemmed |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica |
title_sort |
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica |
author |
Matos, José Manuel |
author_facet |
Matos, José Manuel Monteiro, Teresa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Teresa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, José Manuel Monteiro, Teresa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Formação de professores Conhecimento Pedagógico do Conteúdo História Cultural |
topic |
História da Educação Matemática Formação de professores Conhecimento Pedagógico do Conteúdo História Cultural |
description |
O objetivo deste trabalho é caraterizar os significados atribuídos ao termo “lógica” em tempos da reforma da Matemática Moderna. Metodologicamente a pesquisa filia-se numa história cultural de feição antropológica. Foi conduzida uma análise de conteúdo qualitativa centrada nas referências à lógica, à lógica simbólica, a sistemas axiomáticos e temas similares incidindo sobre o corpus de 26 trabalhos produzidos pelos estagiários do Liceu Pedro Nunes em Lisboa entre 1956 e 1968. Esta análise permitiu destacar quatro categorias que caracterizam os modos como a lógica é abordada nos trabalhos dos estagiários: 1) a polémica referente à “crise dos fundamentos”; 2) a busca de um equilíbrio entre abordagens didáticas intuitivas e formais; 3) as caraterísticas de sistemas axiomáticos didaticamente adequados ao ensino secundário; 4) o desenvolvimento da nova linguagem da álgebra das proposições. No final identificámos cinco significados utilizados na matemática escolar que ocorrem no corpus examinado: 1. Lógica-organização, 2. Lógica-normativa, 3. Lógica-linguagem, 4. Lógica-raciocínio e 5. Lógica-conteúdo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335/256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462930784256 |