SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara, Alexsandra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136
Resumo: A criação de novas escolas primárias e de modernos métodos e conteúdos eram alguns dos temas de discussões que ocorriam nas primeiras décadas do século XX no estado do Paraná. Em meio a esse contexto, o artigo procura analisar questões relativas ao ensino de Geometria para essa escola que estava sendo pensada. O estudo da história das disciplinas escolares, por meio da identificação das práticas de ensino utilizadas na sala de aula e dos objetivos que fizeram parte da constituição da disciplina de Geometria, é o elemento essencial da investigação. Além de leis, programas de ensino e livros didáticos, cadernos de alunos foram a principal fonte de pesquisa. Foi possível identificar importantes informações relativas aos saberes geométricos nos cadernos escolares analisados, evidenciando a relevância desse tipo de fonte para a pesquisa da história da educação matemática.
id SBHMAT_4ec966935244371c193f23515f749b5b
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/136
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduoSaberes GeométricosEnsino PrimárioCultura EscolarA criação de novas escolas primárias e de modernos métodos e conteúdos eram alguns dos temas de discussões que ocorriam nas primeiras décadas do século XX no estado do Paraná. Em meio a esse contexto, o artigo procura analisar questões relativas ao ensino de Geometria para essa escola que estava sendo pensada. O estudo da história das disciplinas escolares, por meio da identificação das práticas de ensino utilizadas na sala de aula e dos objetivos que fizeram parte da constituição da disciplina de Geometria, é o elemento essencial da investigação. Além de leis, programas de ensino e livros didáticos, cadernos de alunos foram a principal fonte de pesquisa. Foi possível identificar importantes informações relativas aos saberes geométricos nos cadernos escolares analisados, evidenciando a relevância desse tipo de fonte para a pesquisa da história da educação matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136/92Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCamara, Alexsandra2021-03-30T19:07:27Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/136Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T19:07:27Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
title SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
spellingShingle SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
Camara, Alexsandra
Saberes Geométricos
Ensino Primário
Cultura Escolar
title_short SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
title_full SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
title_fullStr SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
title_full_unstemmed SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
title_sort SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
author Camara, Alexsandra
author_facet Camara, Alexsandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara, Alexsandra
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Geométricos
Ensino Primário
Cultura Escolar
topic Saberes Geométricos
Ensino Primário
Cultura Escolar
description A criação de novas escolas primárias e de modernos métodos e conteúdos eram alguns dos temas de discussões que ocorriam nas primeiras décadas do século XX no estado do Paraná. Em meio a esse contexto, o artigo procura analisar questões relativas ao ensino de Geometria para essa escola que estava sendo pensada. O estudo da história das disciplinas escolares, por meio da identificação das práticas de ensino utilizadas na sala de aula e dos objetivos que fizeram parte da constituição da disciplina de Geometria, é o elemento essencial da investigação. Além de leis, programas de ensino e livros didáticos, cadernos de alunos foram a principal fonte de pesquisa. Foi possível identificar importantes informações relativas aos saberes geométricos nos cadernos escolares analisados, evidenciando a relevância desse tipo de fonte para a pesquisa da história da educação matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136/92
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464154472448