SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136 |
Resumo: | A criação de novas escolas primárias e de modernos métodos e conteúdos eram alguns dos temas de discussões que ocorriam nas primeiras décadas do século XX no estado do Paraná. Em meio a esse contexto, o artigo procura analisar questões relativas ao ensino de Geometria para essa escola que estava sendo pensada. O estudo da história das disciplinas escolares, por meio da identificação das práticas de ensino utilizadas na sala de aula e dos objetivos que fizeram parte da constituição da disciplina de Geometria, é o elemento essencial da investigação. Além de leis, programas de ensino e livros didáticos, cadernos de alunos foram a principal fonte de pesquisa. Foi possível identificar importantes informações relativas aos saberes geométricos nos cadernos escolares analisados, evidenciando a relevância desse tipo de fonte para a pesquisa da história da educação matemática. |
id |
SBHMAT_6b1d7e0c217dc12568bd44e382b56f2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/136 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduoSaberes GeométricosEnsino PrimárioCultura EscolarA criação de novas escolas primárias e de modernos métodos e conteúdos eram alguns dos temas de discussões que ocorriam nas primeiras décadas do século XX no estado do Paraná. Em meio a esse contexto, o artigo procura analisar questões relativas ao ensino de Geometria para essa escola que estava sendo pensada. O estudo da história das disciplinas escolares, por meio da identificação das práticas de ensino utilizadas na sala de aula e dos objetivos que fizeram parte da constituição da disciplina de Geometria, é o elemento essencial da investigação. Além de leis, programas de ensino e livros didáticos, cadernos de alunos foram a principal fonte de pesquisa. Foi possível identificar importantes informações relativas aos saberes geométricos nos cadernos escolares analisados, evidenciando a relevância desse tipo de fonte para a pesquisa da história da educação matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136/92Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCamara, Alexsandra2023-12-13T16:07:20Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/136Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:07:20Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo |
title |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo |
spellingShingle |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo Camara, Alexsandra Saberes Geométricos Ensino Primário Cultura Escolar |
title_short |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo |
title_full |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo |
title_fullStr |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo |
title_full_unstemmed |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo |
title_sort |
SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo |
author |
Camara, Alexsandra |
author_facet |
Camara, Alexsandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camara, Alexsandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Geométricos Ensino Primário Cultura Escolar |
topic |
Saberes Geométricos Ensino Primário Cultura Escolar |
description |
A criação de novas escolas primárias e de modernos métodos e conteúdos eram alguns dos temas de discussões que ocorriam nas primeiras décadas do século XX no estado do Paraná. Em meio a esse contexto, o artigo procura analisar questões relativas ao ensino de Geometria para essa escola que estava sendo pensada. O estudo da história das disciplinas escolares, por meio da identificação das práticas de ensino utilizadas na sala de aula e dos objetivos que fizeram parte da constituição da disciplina de Geometria, é o elemento essencial da investigação. Além de leis, programas de ensino e livros didáticos, cadernos de alunos foram a principal fonte de pesquisa. Foi possível identificar importantes informações relativas aos saberes geométricos nos cadernos escolares analisados, evidenciando a relevância desse tipo de fonte para a pesquisa da história da educação matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136/92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462308978688 |