MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427 |
Resumo: | Este artigo focaliza memórias de aulas de aritmética no ensino primário no contexto da implementação da Reforma Francisco Campos mediante o estudo de relatos de professoras. Os relatos, bem como algumas imagens analisadas no texto, foram publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais entre 1933 e 1940. Busca-se interpretar as representações, segundo o historiador francês Roger Chartier, sobre o ensino e aprendizagem da aritmética. Procura-se, ainda, analisar as possíveis apropriações das professoras em relação ao contexto reformista e às correntes pedagógicas em circulação. Constata-se, nos relatos e em ilustrações da Revista, a presença de dois tipos principais de representações: as associadas a uma abordagem “renovada” para o ensino da aritmética e as ligadas às práticas e recursos didáticos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da aritmética. Também foi possível concluir que existem aproximações entre as práticas de ensino e aprendizagem da aritmética relatadas pelas professoras e aquelas recomendadas no discurso oficial da Reforma Francisco Campos, tais como o ensino da aritmética conectado com a vida prática, a resolução de problemas com as operações fundamentais contextualizados na realidade dos alunos, a adoção de práticas e princípios escolanovistas, tais como o uso de jogos. |
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MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)Memórias de professorasEnsino e aprendizagem da aritméticaReforma Francisco CamposEste artigo focaliza memórias de aulas de aritmética no ensino primário no contexto da implementação da Reforma Francisco Campos mediante o estudo de relatos de professoras. Os relatos, bem como algumas imagens analisadas no texto, foram publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais entre 1933 e 1940. Busca-se interpretar as representações, segundo o historiador francês Roger Chartier, sobre o ensino e aprendizagem da aritmética. Procura-se, ainda, analisar as possíveis apropriações das professoras em relação ao contexto reformista e às correntes pedagógicas em circulação. Constata-se, nos relatos e em ilustrações da Revista, a presença de dois tipos principais de representações: as associadas a uma abordagem “renovada” para o ensino da aritmética e as ligadas às práticas e recursos didáticos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da aritmética. Também foi possível concluir que existem aproximações entre as práticas de ensino e aprendizagem da aritmética relatadas pelas professoras e aquelas recomendadas no discurso oficial da Reforma Francisco Campos, tais como o ensino da aritmética conectado com a vida prática, a resolução de problemas com as operações fundamentais contextualizados na realidade dos alunos, a adoção de práticas e princípios escolanovistas, tais como o uso de jogos.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-212447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427/410Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBritto, Flávia AparecidaMagalhães Gomes, Maria Laura2023-12-13T13:04:02Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/427Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:02Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
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