MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Flávia Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Magalhães Gomes, Maria Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427
Resumo: Este artigo focaliza memórias de aulas de aritmética no ensino primário no contexto da implementação da Reforma Francisco Campos mediante o estudo de relatos de professoras. Os relatos, bem como algumas imagens analisadas no texto, foram publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais entre 1933 e 1940. Busca-se interpretar as representações, segundo o historiador francês Roger Chartier, sobre o ensino e aprendizagem da aritmética.   Procura-se, ainda, analisar as possíveis apropriações das professoras em relação ao contexto reformista e às correntes pedagógicas em circulação.  Constata-se, nos relatos e em ilustrações da Revista, a presença de dois tipos principais de representações: as associadas a uma abordagem “renovada” para o ensino da aritmética e as ligadas às práticas e recursos didáticos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da aritmética. Também foi possível concluir que existem aproximações entre as práticas de ensino e aprendizagem da aritmética relatadas pelas professoras e aquelas recomendadas no discurso oficial da Reforma Francisco Campos, tais como o ensino da aritmética conectado com a vida prática, a resolução de problemas com as operações fundamentais contextualizados na realidade dos alunos, a adoção de práticas e princípios escolanovistas, tais como o uso de jogos.
id SBHMAT_ea6913b014412eb35d8224596d09d307
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/427
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)Memórias de professorasEnsino e aprendizagem da aritméticaReforma Francisco CamposEste artigo focaliza memórias de aulas de aritmética no ensino primário no contexto da implementação da Reforma Francisco Campos mediante o estudo de relatos de professoras. Os relatos, bem como algumas imagens analisadas no texto, foram publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais entre 1933 e 1940. Busca-se interpretar as representações, segundo o historiador francês Roger Chartier, sobre o ensino e aprendizagem da aritmética.   Procura-se, ainda, analisar as possíveis apropriações das professoras em relação ao contexto reformista e às correntes pedagógicas em circulação.  Constata-se, nos relatos e em ilustrações da Revista, a presença de dois tipos principais de representações: as associadas a uma abordagem “renovada” para o ensino da aritmética e as ligadas às práticas e recursos didáticos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da aritmética. Também foi possível concluir que existem aproximações entre as práticas de ensino e aprendizagem da aritmética relatadas pelas professoras e aquelas recomendadas no discurso oficial da Reforma Francisco Campos, tais como o ensino da aritmética conectado com a vida prática, a resolução de problemas com as operações fundamentais contextualizados na realidade dos alunos, a adoção de práticas e princípios escolanovistas, tais como o uso de jogos.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-212447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427/410Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBritto, Flávia AparecidaMagalhães Gomes, Maria Laura2021-12-03T18:22:25Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/427Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-12-03T18:22:25Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
title MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
spellingShingle MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
Britto, Flávia Aparecida
Memórias de professoras
Ensino e aprendizagem da aritmética
Reforma Francisco Campos
title_short MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
title_full MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
title_fullStr MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
title_full_unstemmed MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
title_sort MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)
author Britto, Flávia Aparecida
author_facet Britto, Flávia Aparecida
Magalhães Gomes, Maria Laura
author_role author
author2 Magalhães Gomes, Maria Laura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Flávia Aparecida
Magalhães Gomes, Maria Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Memórias de professoras
Ensino e aprendizagem da aritmética
Reforma Francisco Campos
topic Memórias de professoras
Ensino e aprendizagem da aritmética
Reforma Francisco Campos
description Este artigo focaliza memórias de aulas de aritmética no ensino primário no contexto da implementação da Reforma Francisco Campos mediante o estudo de relatos de professoras. Os relatos, bem como algumas imagens analisadas no texto, foram publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais entre 1933 e 1940. Busca-se interpretar as representações, segundo o historiador francês Roger Chartier, sobre o ensino e aprendizagem da aritmética.   Procura-se, ainda, analisar as possíveis apropriações das professoras em relação ao contexto reformista e às correntes pedagógicas em circulação.  Constata-se, nos relatos e em ilustrações da Revista, a presença de dois tipos principais de representações: as associadas a uma abordagem “renovada” para o ensino da aritmética e as ligadas às práticas e recursos didáticos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da aritmética. Também foi possível concluir que existem aproximações entre as práticas de ensino e aprendizagem da aritmética relatadas pelas professoras e aquelas recomendadas no discurso oficial da Reforma Francisco Campos, tais como o ensino da aritmética conectado com a vida prática, a resolução de problemas com as operações fundamentais contextualizados na realidade dos alunos, a adoção de práticas e princípios escolanovistas, tais como o uso de jogos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427/410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-21
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464739577856