INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, Rejane de Oliveira, Mendonça, Rhuliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556
Resumo: Historicamente, a centralidade na concepção de examinar, ensejou orientações aos/às professores/as em relação a como lidar com o erro na perspectiva de que fossem identificados e eliminados, tornando seu efeito nulo pela não atribuição de pontuação ou mesmo punição. Contudo, localizou-se em manuais pedagógicos, principal fonte documental que serviu de base às análises que se apresentam neste artigo, orientações que sugerem indícios de mudanças de concepções tanto em relação ao erro, quanto às concepções de examinar e avaliar. Nessa direção, indaga-se: em que estavam ancoradas tais orientações em termos de concepções/referências/vagas pedagógicas? Afinal, como o erro foi sendo abordado em termos de saber, não saber e ainda não saber, em orientações aos/às professores/as, como indicativos de saberes para ensinar a avaliar? Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é identificar as orientações presentes em manuais pedagógicos acerca de como os/as professores/as deveriam avaliar, analisando-as como indicativos de saberes para ensinar a avaliar, tendo como foco os modos de conceber e lidar com os erros. Deste modo, as análises consideram o que se veiculou nos manuais pedagógicos, em termos de orientações para a abordagem do erro, na perspectiva de sua (in)validação ou entendimento de sua (im)potência no âmbito do ensinar, aprender e avaliar.
id SBHMAT_642247427c2b4c873619de441c796f11
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/556
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOSAvaliaçãoErroSaberes para ensinarHistoricamente, a centralidade na concepção de examinar, ensejou orientações aos/às professores/as em relação a como lidar com o erro na perspectiva de que fossem identificados e eliminados, tornando seu efeito nulo pela não atribuição de pontuação ou mesmo punição. Contudo, localizou-se em manuais pedagógicos, principal fonte documental que serviu de base às análises que se apresentam neste artigo, orientações que sugerem indícios de mudanças de concepções tanto em relação ao erro, quanto às concepções de examinar e avaliar. Nessa direção, indaga-se: em que estavam ancoradas tais orientações em termos de concepções/referências/vagas pedagógicas? Afinal, como o erro foi sendo abordado em termos de saber, não saber e ainda não saber, em orientações aos/às professores/as, como indicativos de saberes para ensinar a avaliar? Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é identificar as orientações presentes em manuais pedagógicos acerca de como os/as professores/as deveriam avaliar, analisando-as como indicativos de saberes para ensinar a avaliar, tendo como foco os modos de conceber e lidar com os erros. Deste modo, as análises consideram o que se veiculou nos manuais pedagógicos, em termos de orientações para a abordagem do erro, na perspectiva de sua (in)validação ou entendimento de sua (im)potência no âmbito do ensinar, aprender e avaliar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-252447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556/477Vilar, Edna Telma Fonseca e SilvaAlves, Rejane de OliveiraMendonça, Rhulianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/556Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
title INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
spellingShingle INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Avaliação
Erro
Saberes para ensinar
title_short INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
title_full INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
title_fullStr INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
title_full_unstemmed INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
title_sort INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
author Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
author_facet Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Alves, Rejane de Oliveira
Mendonça, Rhuliane
author_role author
author2 Alves, Rejane de Oliveira
Mendonça, Rhuliane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Alves, Rejane de Oliveira
Mendonça, Rhuliane
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Erro
Saberes para ensinar
topic Avaliação
Erro
Saberes para ensinar
description Historicamente, a centralidade na concepção de examinar, ensejou orientações aos/às professores/as em relação a como lidar com o erro na perspectiva de que fossem identificados e eliminados, tornando seu efeito nulo pela não atribuição de pontuação ou mesmo punição. Contudo, localizou-se em manuais pedagógicos, principal fonte documental que serviu de base às análises que se apresentam neste artigo, orientações que sugerem indícios de mudanças de concepções tanto em relação ao erro, quanto às concepções de examinar e avaliar. Nessa direção, indaga-se: em que estavam ancoradas tais orientações em termos de concepções/referências/vagas pedagógicas? Afinal, como o erro foi sendo abordado em termos de saber, não saber e ainda não saber, em orientações aos/às professores/as, como indicativos de saberes para ensinar a avaliar? Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é identificar as orientações presentes em manuais pedagógicos acerca de como os/as professores/as deveriam avaliar, analisando-as como indicativos de saberes para ensinar a avaliar, tendo como foco os modos de conceber e lidar com os erros. Deste modo, as análises consideram o que se veiculou nos manuais pedagógicos, em termos de orientações para a abordagem do erro, na perspectiva de sua (in)validação ou entendimento de sua (im)potência no âmbito do ensinar, aprender e avaliar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556/477
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-25
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463714070528