INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556 |
Resumo: | Historicamente, a centralidade na concepção de examinar, ensejou orientações aos/às professores/as em relação a como lidar com o erro na perspectiva de que fossem identificados e eliminados, tornando seu efeito nulo pela não atribuição de pontuação ou mesmo punição. Contudo, localizou-se em manuais pedagógicos, principal fonte documental que serviu de base às análises que se apresentam neste artigo, orientações que sugerem indícios de mudanças de concepções tanto em relação ao erro, quanto às concepções de examinar e avaliar. Nessa direção, indaga-se: em que estavam ancoradas tais orientações em termos de concepções/referências/vagas pedagógicas? Afinal, como o erro foi sendo abordado em termos de saber, não saber e ainda não saber, em orientações aos/às professores/as, como indicativos de saberes para ensinar a avaliar? Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é identificar as orientações presentes em manuais pedagógicos acerca de como os/as professores/as deveriam avaliar, analisando-as como indicativos de saberes para ensinar a avaliar, tendo como foco os modos de conceber e lidar com os erros. Deste modo, as análises consideram o que se veiculou nos manuais pedagógicos, em termos de orientações para a abordagem do erro, na perspectiva de sua (in)validação ou entendimento de sua (im)potência no âmbito do ensinar, aprender e avaliar. |
id |
SBHMAT_642247427c2b4c873619de441c796f11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/556 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOSAvaliaçãoErroSaberes para ensinarHistoricamente, a centralidade na concepção de examinar, ensejou orientações aos/às professores/as em relação a como lidar com o erro na perspectiva de que fossem identificados e eliminados, tornando seu efeito nulo pela não atribuição de pontuação ou mesmo punição. Contudo, localizou-se em manuais pedagógicos, principal fonte documental que serviu de base às análises que se apresentam neste artigo, orientações que sugerem indícios de mudanças de concepções tanto em relação ao erro, quanto às concepções de examinar e avaliar. Nessa direção, indaga-se: em que estavam ancoradas tais orientações em termos de concepções/referências/vagas pedagógicas? Afinal, como o erro foi sendo abordado em termos de saber, não saber e ainda não saber, em orientações aos/às professores/as, como indicativos de saberes para ensinar a avaliar? Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é identificar as orientações presentes em manuais pedagógicos acerca de como os/as professores/as deveriam avaliar, analisando-as como indicativos de saberes para ensinar a avaliar, tendo como foco os modos de conceber e lidar com os erros. Deste modo, as análises consideram o que se veiculou nos manuais pedagógicos, em termos de orientações para a abordagem do erro, na perspectiva de sua (in)validação ou entendimento de sua (im)potência no âmbito do ensinar, aprender e avaliar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-252447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556/477Vilar, Edna Telma Fonseca e SilvaAlves, Rejane de OliveiraMendonça, Rhulianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/556Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS |
title |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS |
spellingShingle |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva Avaliação Erro Saberes para ensinar |
title_short |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS |
title_full |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS |
title_fullStr |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS |
title_full_unstemmed |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS |
title_sort |
INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS |
author |
Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva |
author_facet |
Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva Alves, Rejane de Oliveira Mendonça, Rhuliane |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Rejane de Oliveira Mendonça, Rhuliane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva Alves, Rejane de Oliveira Mendonça, Rhuliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Erro Saberes para ensinar |
topic |
Avaliação Erro Saberes para ensinar |
description |
Historicamente, a centralidade na concepção de examinar, ensejou orientações aos/às professores/as em relação a como lidar com o erro na perspectiva de que fossem identificados e eliminados, tornando seu efeito nulo pela não atribuição de pontuação ou mesmo punição. Contudo, localizou-se em manuais pedagógicos, principal fonte documental que serviu de base às análises que se apresentam neste artigo, orientações que sugerem indícios de mudanças de concepções tanto em relação ao erro, quanto às concepções de examinar e avaliar. Nessa direção, indaga-se: em que estavam ancoradas tais orientações em termos de concepções/referências/vagas pedagógicas? Afinal, como o erro foi sendo abordado em termos de saber, não saber e ainda não saber, em orientações aos/às professores/as, como indicativos de saberes para ensinar a avaliar? Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é identificar as orientações presentes em manuais pedagógicos acerca de como os/as professores/as deveriam avaliar, analisando-as como indicativos de saberes para ensinar a avaliar, tendo como foco os modos de conceber e lidar com os erros. Deste modo, as análises consideram o que se veiculou nos manuais pedagógicos, em termos de orientações para a abordagem do erro, na perspectiva de sua (in)validação ou entendimento de sua (im)potência no âmbito do ensinar, aprender e avaliar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/556/477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-25 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463714070528 |