O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/338 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático. |
id |
UFMT-3_ae09f40a4a2b164f6fcf622c3872026a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/338 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemáticaEnsino da matemática. Avaliação e erro.Metodologia da matemáticaO objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/33810.29286/rep.v21i45.338Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 169-1892238-20970104-596210.29286/rep.v21i45reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/338/306Tanus, Vera Lúcia F. AragãoDarsie, Marta Maria Pontininfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:26Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/338Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:26Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática |
title |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática Tanus, Vera Lúcia F. Aragão Ensino da matemática. Avaliação e erro. Metodologia da matemática |
title_short |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática |
title_full |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática |
title_sort |
O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática |
author |
Tanus, Vera Lúcia F. Aragão |
author_facet |
Tanus, Vera Lúcia F. Aragão Darsie, Marta Maria Pontin |
author_role |
author |
author2 |
Darsie, Marta Maria Pontin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanus, Vera Lúcia F. Aragão Darsie, Marta Maria Pontin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática. Avaliação e erro. Metodologia da matemática |
topic |
Ensino da matemática. Avaliação e erro. Metodologia da matemática |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/338 10.29286/rep.v21i45.338 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/338 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v21i45.338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/338/306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 169-189 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v21i45 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214633222144 |