CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Joubert Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica sobre a institucionalização do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito (CILNB) e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas-BA, em um período de transformação sociopolítica, econômica e educacional ocorrida no contexto do regime militar, no período de 1968 a 1979. A escolha desse período ocorreu pela criação deste Centro e a política de extensão de escolas públicas e faculdade de formação de professores na capital e nos interiores da Bahia. O CILNB foi a primeira instituição pública de Ensino Secundário, localizada na cidade de Alagoinhas-BA. Nele foram implantados os cursos ginasial e colegial, além dos cursos técnicos. Para a constituição do corpus desta investigação, foram analisadas e utilizadas entrevistas sobre as histórias de vidas de ex-professores e ex-alunos, em diálogo com outras fontes históricas, tais como: a legislação vigente, as reformas de ensino na Bahia e o currículo escolar do CILNB. Assim a finalidade desta pesquisa foi compreender o processo de expansão e interiorização do ensino público com características técnicas e propedêuticas, no estado da Bahia, tomando como exemplo o CILNB e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas, em tempos de regime militar.
id SBHMAT_6ce6f137c61bb21cd24f289ac4d3fe68
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/171
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)Cursos TécnicosCentro Integrado Luiz Navarro de BritoExpansão e interiorização do ensino públicoEnsino de matemáticaO presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica sobre a institucionalização do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito (CILNB) e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas-BA, em um período de transformação sociopolítica, econômica e educacional ocorrida no contexto do regime militar, no período de 1968 a 1979. A escolha desse período ocorreu pela criação deste Centro e a política de extensão de escolas públicas e faculdade de formação de professores na capital e nos interiores da Bahia. O CILNB foi a primeira instituição pública de Ensino Secundário, localizada na cidade de Alagoinhas-BA. Nele foram implantados os cursos ginasial e colegial, além dos cursos técnicos. Para a constituição do corpus desta investigação, foram analisadas e utilizadas entrevistas sobre as histórias de vidas de ex-professores e ex-alunos, em diálogo com outras fontes históricas, tais como: a legislação vigente, as reformas de ensino na Bahia e o currículo escolar do CILNB. Assim a finalidade desta pesquisa foi compreender o processo de expansão e interiorização do ensino público com características técnicas e propedêuticas, no estado da Bahia, tomando como exemplo o CILNB e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas, em tempos de regime militar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171/134Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Ivanise Gomes ArcanjoFerreira, Joubert Lima2021-03-29T16:36:32Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/171Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-29T16:36:32Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
title CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
spellingShingle CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Cursos Técnicos
Centro Integrado Luiz Navarro de Brito
Expansão e interiorização do ensino público
Ensino de matemática
title_short CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
title_full CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
title_fullStr CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
title_full_unstemmed CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
title_sort CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
author Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
author_facet Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Ferreira, Joubert Lima
author_role author
author2 Ferreira, Joubert Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Ferreira, Joubert Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos Técnicos
Centro Integrado Luiz Navarro de Brito
Expansão e interiorização do ensino público
Ensino de matemática
topic Cursos Técnicos
Centro Integrado Luiz Navarro de Brito
Expansão e interiorização do ensino público
Ensino de matemática
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica sobre a institucionalização do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito (CILNB) e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas-BA, em um período de transformação sociopolítica, econômica e educacional ocorrida no contexto do regime militar, no período de 1968 a 1979. A escolha desse período ocorreu pela criação deste Centro e a política de extensão de escolas públicas e faculdade de formação de professores na capital e nos interiores da Bahia. O CILNB foi a primeira instituição pública de Ensino Secundário, localizada na cidade de Alagoinhas-BA. Nele foram implantados os cursos ginasial e colegial, além dos cursos técnicos. Para a constituição do corpus desta investigação, foram analisadas e utilizadas entrevistas sobre as histórias de vidas de ex-professores e ex-alunos, em diálogo com outras fontes históricas, tais como: a legislação vigente, as reformas de ensino na Bahia e o currículo escolar do CILNB. Assim a finalidade desta pesquisa foi compreender o processo de expansão e interiorização do ensino público com características técnicas e propedêuticas, no estado da Bahia, tomando como exemplo o CILNB e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas, em tempos de regime militar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171/134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464190124032