CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica sobre a institucionalização do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito (CILNB) e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas-BA, em um período de transformação sociopolítica, econômica e educacional ocorrida no contexto do regime militar, no período de 1968 a 1979. A escolha desse período ocorreu pela criação deste Centro e a política de extensão de escolas públicas e faculdade de formação de professores na capital e nos interiores da Bahia. O CILNB foi a primeira instituição pública de Ensino Secundário, localizada na cidade de Alagoinhas-BA. Nele foram implantados os cursos ginasial e colegial, além dos cursos técnicos. Para a constituição do corpus desta investigação, foram analisadas e utilizadas entrevistas sobre as histórias de vidas de ex-professores e ex-alunos, em diálogo com outras fontes históricas, tais como: a legislação vigente, as reformas de ensino na Bahia e o currículo escolar do CILNB. Assim a finalidade desta pesquisa foi compreender o processo de expansão e interiorização do ensino público com características técnicas e propedêuticas, no estado da Bahia, tomando como exemplo o CILNB e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas, em tempos de regime militar. |
id |
SBHMAT_6ce6f137c61bb21cd24f289ac4d3fe68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/171 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)Cursos TécnicosCentro Integrado Luiz Navarro de BritoExpansão e interiorização do ensino públicoEnsino de matemáticaO presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica sobre a institucionalização do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito (CILNB) e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas-BA, em um período de transformação sociopolítica, econômica e educacional ocorrida no contexto do regime militar, no período de 1968 a 1979. A escolha desse período ocorreu pela criação deste Centro e a política de extensão de escolas públicas e faculdade de formação de professores na capital e nos interiores da Bahia. O CILNB foi a primeira instituição pública de Ensino Secundário, localizada na cidade de Alagoinhas-BA. Nele foram implantados os cursos ginasial e colegial, além dos cursos técnicos. Para a constituição do corpus desta investigação, foram analisadas e utilizadas entrevistas sobre as histórias de vidas de ex-professores e ex-alunos, em diálogo com outras fontes históricas, tais como: a legislação vigente, as reformas de ensino na Bahia e o currículo escolar do CILNB. Assim a finalidade desta pesquisa foi compreender o processo de expansão e interiorização do ensino público com características técnicas e propedêuticas, no estado da Bahia, tomando como exemplo o CILNB e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas, em tempos de regime militar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171/134Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Ivanise Gomes ArcanjoFerreira, Joubert Lima2021-03-29T16:36:32Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/171Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-29T16:36:32Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979) |
title |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979) |
spellingShingle |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979) Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo Cursos Técnicos Centro Integrado Luiz Navarro de Brito Expansão e interiorização do ensino público Ensino de matemática |
title_short |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979) |
title_full |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979) |
title_fullStr |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979) |
title_full_unstemmed |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979) |
title_sort |
CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979) |
author |
Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo |
author_facet |
Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo Ferreira, Joubert Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Joubert Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo Ferreira, Joubert Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cursos Técnicos Centro Integrado Luiz Navarro de Brito Expansão e interiorização do ensino público Ensino de matemática |
topic |
Cursos Técnicos Centro Integrado Luiz Navarro de Brito Expansão e interiorização do ensino público Ensino de matemática |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica sobre a institucionalização do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito (CILNB) e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas-BA, em um período de transformação sociopolítica, econômica e educacional ocorrida no contexto do regime militar, no período de 1968 a 1979. A escolha desse período ocorreu pela criação deste Centro e a política de extensão de escolas públicas e faculdade de formação de professores na capital e nos interiores da Bahia. O CILNB foi a primeira instituição pública de Ensino Secundário, localizada na cidade de Alagoinhas-BA. Nele foram implantados os cursos ginasial e colegial, além dos cursos técnicos. Para a constituição do corpus desta investigação, foram analisadas e utilizadas entrevistas sobre as histórias de vidas de ex-professores e ex-alunos, em diálogo com outras fontes históricas, tais como: a legislação vigente, as reformas de ensino na Bahia e o currículo escolar do CILNB. Assim a finalidade desta pesquisa foi compreender o processo de expansão e interiorização do ensino público com características técnicas e propedêuticas, no estado da Bahia, tomando como exemplo o CILNB e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas, em tempos de regime militar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171/134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464190124032 |