PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62 |
Resumo: | O artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. |
id |
SBHMAT_77a07b08f12916bd4b3520f084532129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/62 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTESHistória da EducaçãoEnsino de MatemáticaProblemas AritméticosLivros DidáticosO artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62/41Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBúrigo, Elisabete Zardo2021-04-06T19:06:26Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/62Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-06T19:06:26Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES |
title |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES |
spellingShingle |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES Búrigo, Elisabete Zardo História da Educação Ensino de Matemática Problemas Aritméticos Livros Didáticos |
title_short |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES |
title_full |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES |
title_fullStr |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES |
title_full_unstemmed |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES |
title_sort |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES |
author |
Búrigo, Elisabete Zardo |
author_facet |
Búrigo, Elisabete Zardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Búrigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Ensino de Matemática Problemas Aritméticos Livros Didáticos |
topic |
História da Educação Ensino de Matemática Problemas Aritméticos Livros Didáticos |
description |
O artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62/41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463819976704 |