PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Búrigo, Elisabete Zardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62
Resumo: O artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. 
id SBHMAT_77a07b08f12916bd4b3520f084532129
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/62
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTESHistória da EducaçãoEnsino de MatemáticaProblemas AritméticosLivros DidáticosO artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62/41Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBúrigo, Elisabete Zardo2021-04-06T19:06:26Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/62Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-06T19:06:26Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
title PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
spellingShingle PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
Búrigo, Elisabete Zardo
História da Educação
Ensino de Matemática
Problemas Aritméticos
Livros Didáticos
title_short PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
title_full PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
title_fullStr PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
title_full_unstemmed PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
title_sort PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES
author Búrigo, Elisabete Zardo
author_facet Búrigo, Elisabete Zardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Ensino de Matemática
Problemas Aritméticos
Livros Didáticos
topic História da Educação
Ensino de Matemática
Problemas Aritméticos
Livros Didáticos
description O artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62/41
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463819976704