MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/242 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade relatar o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa em História da Educação Matemática. A iniciativa deste texto é resultado de diversas investigações realizadas baseando-se em monumentos e, assim, a discussão da temática desenvolveu-se sobre dois trabalhos referentes ao ensino da Matemática em escolas profissionalizantes federais brasileiras, no início do século XX, escolhidos pelo assunto em comum. O primeiro trata das Escolas de Aprendizes Artífices, no início da República, tendo como fonte de pesquisa a Estátua Equestre de D. Pedro I; o outro trabalho diz respeito à Escola Técnica Nacional, baseou-se no Monumento da Juventude Brasileira, cujas esculturas estão na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta é uma pesquisa alicerçada nos conceitos da História Cultural, com uso do conceito de Documentos/Monumentos. O texto evidencia o uso de monumentos arquitetônicos, dotados de elementos históricos, necessários para a construção de contexto histórico e político de um ensino de Matemática, em escolas profissionalizantes. |
id |
SBHMAT_7c3f0ffb3c6cea1d90d5cfc457651529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/242 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação MatemáticaDocumentos/MonumentosEnsino de MatemáticaEnsino ProfissionalizanteEste artigo tem por finalidade relatar o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa em História da Educação Matemática. A iniciativa deste texto é resultado de diversas investigações realizadas baseando-se em monumentos e, assim, a discussão da temática desenvolveu-se sobre dois trabalhos referentes ao ensino da Matemática em escolas profissionalizantes federais brasileiras, no início do século XX, escolhidos pelo assunto em comum. O primeiro trata das Escolas de Aprendizes Artífices, no início da República, tendo como fonte de pesquisa a Estátua Equestre de D. Pedro I; o outro trabalho diz respeito à Escola Técnica Nacional, baseou-se no Monumento da Juventude Brasileira, cujas esculturas estão na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta é uma pesquisa alicerçada nos conceitos da História Cultural, com uso do conceito de Documentos/Monumentos. O texto evidencia o uso de monumentos arquitetônicos, dotados de elementos históricos, necessários para a construção de contexto histórico e político de um ensino de Matemática, em escolas profissionalizantes.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/242Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/242/187Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Elmha Coelho Martins2021-03-24T18:07:36Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/242Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T18:07:36Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática |
title |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática |
spellingShingle |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática Moura, Elmha Coelho Martins Documentos/Monumentos Ensino de Matemática Ensino Profissionalizante |
title_short |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática |
title_full |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática |
title_fullStr |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática |
title_sort |
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática |
author |
Moura, Elmha Coelho Martins |
author_facet |
Moura, Elmha Coelho Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Elmha Coelho Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentos/Monumentos Ensino de Matemática Ensino Profissionalizante |
topic |
Documentos/Monumentos Ensino de Matemática Ensino Profissionalizante |
description |
Este artigo tem por finalidade relatar o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa em História da Educação Matemática. A iniciativa deste texto é resultado de diversas investigações realizadas baseando-se em monumentos e, assim, a discussão da temática desenvolveu-se sobre dois trabalhos referentes ao ensino da Matemática em escolas profissionalizantes federais brasileiras, no início do século XX, escolhidos pelo assunto em comum. O primeiro trata das Escolas de Aprendizes Artífices, no início da República, tendo como fonte de pesquisa a Estátua Equestre de D. Pedro I; o outro trabalho diz respeito à Escola Técnica Nacional, baseou-se no Monumento da Juventude Brasileira, cujas esculturas estão na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta é uma pesquisa alicerçada nos conceitos da História Cultural, com uso do conceito de Documentos/Monumentos. O texto evidencia o uso de monumentos arquitetônicos, dotados de elementos históricos, necessários para a construção de contexto histórico e político de um ensino de Matemática, em escolas profissionalizantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/242 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/242/187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464266670080 |