O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227981 |
Resumo: | https://doi.org/10.1590/2175-6236112166 |
id |
UFSC_23acc4046158f7332d66b4b08bcb27fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227981 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a MatemáticaEnsino IndustrialFormação de ProfessoresMonumentos/Documentoshttps://doi.org/10.1590/2175-6236112166Este artigo tem por finalidade discutir a Escola Técnica Nacional (ETN) em seu protagonismo na formação de professores para o Ensino Técnico e algumas das ideias que circulavam na época, desde suas origens até o período que culminou com o funcionamento da ETN. Para essa discussão foram utilizadas as seguintes fontes de pesquisa: o monumento arquitetônico, a antiga sede do Ministério da Educação e Saúde (MES), documentos do arquivo da Escola, e do arquivo da Casa Museu de Villa-Lobos, os Boletins da CBAI, o livro didático Matemática e a obra traduzida pela CBAI Psicologia para professores do ensino industria’. Analisar esses Documentos/Monumentos permitiu verificar alguns elementos dessas ideias circulantes: a eugenia, o nacionalismo e a finalidade da Matemática.2021-09-20T19:23:03Z2021-09-20T19:23:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOURA, Elmha Coelho Martins. O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e112166, 2021.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227981Moura, Elmha Coelho Martinsporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T19:23:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227981Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-20T19:23:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática |
title |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática |
spellingShingle |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática Moura, Elmha Coelho Martins Ensino Industrial Formação de Professores Monumentos/Documentos |
title_short |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática |
title_full |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática |
title_fullStr |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática |
title_full_unstemmed |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática |
title_sort |
O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática |
author |
Moura, Elmha Coelho Martins |
author_facet |
Moura, Elmha Coelho Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Elmha Coelho Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Industrial Formação de Professores Monumentos/Documentos |
topic |
Ensino Industrial Formação de Professores Monumentos/Documentos |
description |
https://doi.org/10.1590/2175-6236112166 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-20T19:23:03Z 2021-09-20T19:23:03Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Elmha Coelho Martins. O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e112166, 2021. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227981 |
identifier_str_mv |
MOURA, Elmha Coelho Martins. O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e112166, 2021. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651978832609280 |