O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Elmha Coelho Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227981
Resumo: https://doi.org/10.1590/2175-6236112166
id UFSC_23acc4046158f7332d66b4b08bcb27fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227981
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a MatemáticaEnsino IndustrialFormação de ProfessoresMonumentos/Documentoshttps://doi.org/10.1590/2175-6236112166Este artigo tem por finalidade discutir a Escola Técnica Nacional (ETN) em seu protagonismo na formação de professores para o Ensino Técnico e algumas das ideias que circulavam na época, desde suas origens até o período que culminou com o funcionamento da ETN. Para essa discussão foram utilizadas as seguintes fontes de pesquisa: o monumento arquitetônico, a antiga sede do Ministério da Educação e Saúde (MES), documentos do arquivo da Escola, e do arquivo da Casa Museu de Villa-Lobos, os Boletins da CBAI, o livro didático Matemática e a obra traduzida pela CBAI Psicologia para professores do ensino industria’. Analisar esses Documentos/Monumentos permitiu verificar alguns elementos dessas ideias circulantes: a eugenia, o nacionalismo e a finalidade da Matemática.2021-09-20T19:23:03Z2021-09-20T19:23:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOURA, Elmha Coelho Martins. O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e112166, 2021.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227981Moura, Elmha Coelho Martinsporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T19:23:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227981Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-20T19:23:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
title O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
spellingShingle O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
Moura, Elmha Coelho Martins
Ensino Industrial
Formação de Professores
Monumentos/Documentos
title_short O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
title_full O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
title_fullStr O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
title_full_unstemmed O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
title_sort O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática
author Moura, Elmha Coelho Martins
author_facet Moura, Elmha Coelho Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Elmha Coelho Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Industrial
Formação de Professores
Monumentos/Documentos
topic Ensino Industrial
Formação de Professores
Monumentos/Documentos
description https://doi.org/10.1590/2175-6236112166
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T19:23:03Z
2021-09-20T19:23:03Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Elmha Coelho Martins. O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e112166, 2021.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227981
identifier_str_mv MOURA, Elmha Coelho Martins. O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e112166, 2021.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651978832609280