Monumentos Arquitetônicos: uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5896 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade relatar o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa em História da Educação Matemática. A iniciativa deste texto é resultado de diversas investigações realizadas baseando-se em monumentos e, assim, a discussão da temática desenvolveu-se sobre dois trabalhos referentes ao ensino da Matemática em escolas profissionalizantes federais brasileiras, no início do século XX, escolhidos pelo assunto em comum. O primeiro trata das Escolas de Aprendizes Artífices, no início da República, tendo como fonte de pesquisa a Estátua Equestre de D. Pedro I; o outro trabalho diz respeito à Escola Técnica Nacional, baseou-se no Monumento da Juventude Brasileira, cujas esculturas estão na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta é uma pesquisa alicerçada nos conceitos da História Cultural, com uso do conceito de Documentos/Monumentos. O texto evidencia o uso de monumentos arquitetônicos, dotados de elementos históricos, necessários para a construção de contexto histórico e político de um ensino de Matemática, em escolas profissionalizantes. |
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Monumentos Arquitetônicos: uma Fonte de Pesquisa em História da Educação MatemáticaDocumentos/Monumentos. Ensino de Matemática. Ensino ProfissionalizanteEste artigo tem por finalidade relatar o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa em História da Educação Matemática. A iniciativa deste texto é resultado de diversas investigações realizadas baseando-se em monumentos e, assim, a discussão da temática desenvolveu-se sobre dois trabalhos referentes ao ensino da Matemática em escolas profissionalizantes federais brasileiras, no início do século XX, escolhidos pelo assunto em comum. O primeiro trata das Escolas de Aprendizes Artífices, no início da República, tendo como fonte de pesquisa a Estátua Equestre de D. Pedro I; o outro trabalho diz respeito à Escola Técnica Nacional, baseou-se no Monumento da Juventude Brasileira, cujas esculturas estão na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta é uma pesquisa alicerçada nos conceitos da História Cultural, com uso do conceito de Documentos/Monumentos. O texto evidencia o uso de monumentos arquitetônicos, dotados de elementos históricos, necessários para a construção de contexto histórico e político de um ensino de Matemática, em escolas profissionalizantes.Fundação CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorHISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2447-6447https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5896porVII SIPEM;info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Elmha Coelho Martinsreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T14:02:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5896Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T14:02:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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