HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Costa, Jardel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinto, Márcia Maria Fusaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/240
Resumo: Apresentamos neste texto reflexões que nos levaram a considerar a história oral como uma metodologia promissora para compreender a constituição do primeiro currículo de licenciatura em matemática a distância do Brasil. Tais reflexões são fundamentadas em aproximações possíveis entre as teorias de currículo e da história oral e fazem parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que pretende situar o primeiro currículo de formação de professores de matemática a distância do Brasil em uma perspectiva historiográfica, compreendendo-o em sua singularidade. Para construir nossos argumentos apresentamos pressupostos das teorias de currículo contextualizados em particularidades da formação de professores de matemática e suas implicações nas possibilidades de investigação em Educação Matemática. Refletimos como as identidades do grupo de formadores de professores poderiam influenciar as próprias identidades daqueles que passam pelo curriculum do curso.
id SBHMAT_891bb8eb3fad45b09eab4473ee04d5dd
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/240
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULOHistória do CurrículoHistória OralFormaçãode Professores de MatemáticaApresentamos neste texto reflexões que nos levaram a considerar a história oral como uma metodologia promissora para compreender a constituição do primeiro currículo de licenciatura em matemática a distância do Brasil. Tais reflexões são fundamentadas em aproximações possíveis entre as teorias de currículo e da história oral e fazem parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que pretende situar o primeiro currículo de formação de professores de matemática a distância do Brasil em uma perspectiva historiográfica, compreendendo-o em sua singularidade. Para construir nossos argumentos apresentamos pressupostos das teorias de currículo contextualizados em particularidades da formação de professores de matemática e suas implicações nas possibilidades de investigação em Educação Matemática. Refletimos como as identidades do grupo de formadores de professores poderiam influenciar as próprias identidades daqueles que passam pelo curriculum do curso.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/240Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/240/185Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Costa, JardelPinto, Márcia Maria Fusaro2021-03-24T18:02:12Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/240Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T18:02:12Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO
title HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO
spellingShingle HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO
da Silva Costa, Jardel
História do Currículo
História Oral
Formaçãode Professores de Matemática
title_short HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO
title_full HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO
title_fullStr HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO
title_full_unstemmed HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO
title_sort HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO
author da Silva Costa, Jardel
author_facet da Silva Costa, Jardel
Pinto, Márcia Maria Fusaro
author_role author
author2 Pinto, Márcia Maria Fusaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Costa, Jardel
Pinto, Márcia Maria Fusaro
dc.subject.por.fl_str_mv História do Currículo
História Oral
Formaçãode Professores de Matemática
topic História do Currículo
História Oral
Formaçãode Professores de Matemática
description Apresentamos neste texto reflexões que nos levaram a considerar a história oral como uma metodologia promissora para compreender a constituição do primeiro currículo de licenciatura em matemática a distância do Brasil. Tais reflexões são fundamentadas em aproximações possíveis entre as teorias de currículo e da história oral e fazem parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que pretende situar o primeiro currículo de formação de professores de matemática a distância do Brasil em uma perspectiva historiográfica, compreendendo-o em sua singularidade. Para construir nossos argumentos apresentamos pressupostos das teorias de currículo contextualizados em particularidades da formação de professores de matemática e suas implicações nas possibilidades de investigação em Educação Matemática. Refletimos como as identidades do grupo de formadores de professores poderiam influenciar as próprias identidades daqueles que passam pelo curriculum do curso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/240
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/240/185
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464263524352