FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580 |
Resumo: | O estudo descreve as experiências de aprendizagens significativas (des)veladas em grupos de encontro, por 23 alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina - Universidade de Pernambuco, no período de fevereiro a junho de 2003, ressaltando o que revelam para o crescimento pessoal/profissional do educador. Inspirado na fenomenologia, teve como fundamento a psicologia humanista e como referência principal Carl Rogers, com a Abordagem Centrada na Pessoa e os Grupos de Encontro. Os fenômenos observados foram analisados qualitativamente de forma compreensiva, sem preocupação com explicações. Foi possível compreender que, na experiência intensiva em grupo, o participante experimenta um processo de crescimento pessoal, decorrente dos contatos internos e externos vivenciados, que possibilita mudanças significativas na sua prática profissional. |
id |
UFPI-5_5a7d3f4cbd30668b12e223dff993989f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1580 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPALFormaçãodo educadofenomenologiaabordagemcentrada na pessogrupos de encontroO estudo descreve as experiências de aprendizagens significativas (des)veladas em grupos de encontro, por 23 alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina - Universidade de Pernambuco, no período de fevereiro a junho de 2003, ressaltando o que revelam para o crescimento pessoal/profissional do educador. Inspirado na fenomenologia, teve como fundamento a psicologia humanista e como referência principal Carl Rogers, com a Abordagem Centrada na Pessoa e os Grupos de Encontro. Os fenômenos observados foram analisados qualitativamente de forma compreensiva, sem preocupação com explicações. Foi possível compreender que, na experiência intensiva em grupo, o participante experimenta um processo de crescimento pessoal, decorrente dos contatos internos e externos vivenciados, que possibilita mudanças significativas na sua prática profissional.Universidade Federal do Piauí2004-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580Languages, Education and Society; No. 11 (2004); 44-49Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 11 (2004); 44-49Linguagens, Educação e Sociedade; n. 11 (2004); 44-492526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580/1424Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE ABRE, ELZENITA FALCÃO 2022-02-02T18:26:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1580Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:26:50Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL |
title |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL |
spellingShingle |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL DE ABRE, ELZENITA FALCÃO Formaçãodo educado fenomenologia abordagemcentrada na pesso grupos de encontro |
title_short |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL |
title_full |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL |
title_fullStr |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL |
title_full_unstemmed |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL |
title_sort |
FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL |
author |
DE ABRE, ELZENITA FALCÃO |
author_facet |
DE ABRE, ELZENITA FALCÃO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE ABRE, ELZENITA FALCÃO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formaçãodo educado fenomenologia abordagemcentrada na pesso grupos de encontro |
topic |
Formaçãodo educado fenomenologia abordagemcentrada na pesso grupos de encontro |
description |
O estudo descreve as experiências de aprendizagens significativas (des)veladas em grupos de encontro, por 23 alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina - Universidade de Pernambuco, no período de fevereiro a junho de 2003, ressaltando o que revelam para o crescimento pessoal/profissional do educador. Inspirado na fenomenologia, teve como fundamento a psicologia humanista e como referência principal Carl Rogers, com a Abordagem Centrada na Pessoa e os Grupos de Encontro. Os fenômenos observados foram analisados qualitativamente de forma compreensiva, sem preocupação com explicações. Foi possível compreender que, na experiência intensiva em grupo, o participante experimenta um processo de crescimento pessoal, decorrente dos contatos internos e externos vivenciados, que possibilita mudanças significativas na sua prática profissional. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580/1424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 11 (2004); 44-49 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 11 (2004); 44-49 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 11 (2004); 44-49 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444252499968 |