ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Ivone Lemos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bertini, Luciane de Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis (1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário.   ALGEBRA IN BRAZILIAN PRIMARY EDUCATION: ITS RELATIONSHIP WITH THE PROBLEMS OF ARITHMETICS IN THE EARLY 20TH CENTURY ABSTRACTThis text aims to present complementations in the results of a dissertation, fruit of the partnership of the authors. In the theme of arithmetic problems that rely on the use of algebra in their resolutions, we sought to illustrate the possibility of the presence of elements of constitution of processes of schooling of the algebra in primary education. Were taken as a basis of analysis concepts such as: knowledge to teach and knowledge for teaching (Hoffstetter and Schneuwly,2016), historiographic operation (Certeau, 1982), practices and representations (Chartier, 1990), math to teach and math for teaching (Bertini, Morais, Valente, 2017). Deeply illustrated here offer elements of distinction in the use of problems in proposals that include the use of rudiments of algebra in primary school: algebra as a tool, an algebra for teaching how to solve riddle-typearithmetic problems in Reis (1919) and in Tito de Oliveira (s.d.) problems as a determinant in a proposed march, especially in its beginning, for the use of the letter x to calculate unknown quantities in fundamental operations, are elements of a possible schooling of algebra in primary education.
id SBHMAT_d8e04e870ccc9da83a6cc6d60ad6425a
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/289
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XXProblemas de aritméticaRelatório do Comitê dos QuinzeLivros didáticosEnsino primário Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis (1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário.   ALGEBRA IN BRAZILIAN PRIMARY EDUCATION: ITS RELATIONSHIP WITH THE PROBLEMS OF ARITHMETICS IN THE EARLY 20TH CENTURY ABSTRACTThis text aims to present complementations in the results of a dissertation, fruit of the partnership of the authors. In the theme of arithmetic problems that rely on the use of algebra in their resolutions, we sought to illustrate the possibility of the presence of elements of constitution of processes of schooling of the algebra in primary education. Were taken as a basis of analysis concepts such as: knowledge to teach and knowledge for teaching (Hoffstetter and Schneuwly,2016), historiographic operation (Certeau, 1982), practices and representations (Chartier, 1990), math to teach and math for teaching (Bertini, Morais, Valente, 2017). Deeply illustrated here offer elements of distinction in the use of problems in proposals that include the use of rudiments of algebra in primary school: algebra as a tool, an algebra for teaching how to solve riddle-typearithmetic problems in Reis (1919) and in Tito de Oliveira (s.d.) problems as a determinant in a proposed march, especially in its beginning, for the use of the letter x to calculate unknown quantities in fundamental operations, are elements of a possible schooling of algebra in primary education. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289/228Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rocha, Ivone LemosBertini, Luciane de Fatima2021-03-24T15:50:31Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/289Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T15:50:31Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
title ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
spellingShingle ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
da Rocha, Ivone Lemos
Problemas de aritmética
Relatório do Comitê dos Quinze
Livros didáticos
Ensino primário
title_short ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
title_full ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
title_fullStr ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
title_full_unstemmed ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
title_sort ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
author da Rocha, Ivone Lemos
author_facet da Rocha, Ivone Lemos
Bertini, Luciane de Fatima
author_role author
author2 Bertini, Luciane de Fatima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Ivone Lemos
Bertini, Luciane de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de aritmética
Relatório do Comitê dos Quinze
Livros didáticos
Ensino primário
topic Problemas de aritmética
Relatório do Comitê dos Quinze
Livros didáticos
Ensino primário
description Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis (1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário.   ALGEBRA IN BRAZILIAN PRIMARY EDUCATION: ITS RELATIONSHIP WITH THE PROBLEMS OF ARITHMETICS IN THE EARLY 20TH CENTURY ABSTRACTThis text aims to present complementations in the results of a dissertation, fruit of the partnership of the authors. In the theme of arithmetic problems that rely on the use of algebra in their resolutions, we sought to illustrate the possibility of the presence of elements of constitution of processes of schooling of the algebra in primary education. Were taken as a basis of analysis concepts such as: knowledge to teach and knowledge for teaching (Hoffstetter and Schneuwly,2016), historiographic operation (Certeau, 1982), practices and representations (Chartier, 1990), math to teach and math for teaching (Bertini, Morais, Valente, 2017). Deeply illustrated here offer elements of distinction in the use of problems in proposals that include the use of rudiments of algebra in primary school: algebra as a tool, an algebra for teaching how to solve riddle-typearithmetic problems in Reis (1919) and in Tito de Oliveira (s.d.) problems as a determinant in a proposed march, especially in its beginning, for the use of the letter x to calculate unknown quantities in fundamental operations, are elements of a possible schooling of algebra in primary education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289/228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464622137344