HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/158 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo explicitar as produções realizadas pelo Grupo de Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática (GHMEM), as quais foram desenvolvidas sob a perspectiva da história cultural e que estabelecem interações com projetos impulsionados pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Dessa forma, busca-se problematizar o conjunto das produções selecionadas e evidenciar os aportes teóricos utilizados e as opções metodológicas feitas. As produções revelam que se pode contribuir para a história da educação matemática, a partir do uso da fundamentação teórica da história cultural, que se mostra pertinente para o estudo de saberes e práticas presentes no cotidiano escolar. |
id |
SBHMAT_b49482f19cdf2a94003fc787e5745e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/158 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativosHistória culturalHistória de Educação MatemáticaPesquisa em educação matemáticaO presente artigo tem como objetivo explicitar as produções realizadas pelo Grupo de Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática (GHMEM), as quais foram desenvolvidas sob a perspectiva da história cultural e que estabelecem interações com projetos impulsionados pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Dessa forma, busca-se problematizar o conjunto das produções selecionadas e evidenciar os aportes teóricos utilizados e as opções metodológicas feitas. As produções revelam que se pode contribuir para a história da educação matemática, a partir do uso da fundamentação teórica da história cultural, que se mostra pertinente para o estudo de saberes e práticas presentes no cotidiano escolar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/158Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/158/104Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Aparecida Rodrigues Silva2023-12-13T15:59:01Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/158Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:59:01Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos |
title |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos Duarte, Aparecida Rodrigues Silva História cultural História de Educação Matemática Pesquisa em educação matemática |
title_short |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos |
title_full |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos |
title_sort |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos |
author |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
author_facet |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História cultural História de Educação Matemática Pesquisa em educação matemática |
topic |
História cultural História de Educação Matemática Pesquisa em educação matemática |
description |
O presente artigo tem como objetivo explicitar as produções realizadas pelo Grupo de Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática (GHMEM), as quais foram desenvolvidas sob a perspectiva da história cultural e que estabelecem interações com projetos impulsionados pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Dessa forma, busca-se problematizar o conjunto das produções selecionadas e evidenciar os aportes teóricos utilizados e as opções metodológicas feitas. As produções revelam que se pode contribuir para a história da educação matemática, a partir do uso da fundamentação teórica da história cultural, que se mostra pertinente para o estudo de saberes e práticas presentes no cotidiano escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/158 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/158/104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462324707328 |