TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo dar a conhecer como a História Cultural (HC) figura nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo COMPASSODF. A pesquisa, produzida no campo da história da educação matemática, tem constituído um amplo espaço de reflexão acerca da presença/ausência de elementos produtores de sentidos das práticas de maneira geral. Filiar estudos e pesquisas desse campo a um âmbito teórico-metodológico específico implica escolher uma lente de interpretação. Nesse sentido, a escolha do grupo COMPASSODF, feita pela História Cultural, é apresentada em um breve inventário da produção do grupo. Concluiu-se que os autores base utilizados pelo grupo têm sido Chervel (1990), Le Goff (1990), Julia (2001), Choppin (2002, 2004) e Chartier (2002, 2009); o contínuo estudo do grupo sobre a HC tem qualificado cada vez mais os trabalhos desenvolvidos; é importante o entrelaçamanto da história da educação matemática do DF com as demais histórias narradas por pesquisadores de outras localidades para uma ampliação da visão de representações, apropriações e práticas relativas à história da educação matemática do Brasil. |
id |
SBHMAT_b71faf9f8fb87a85af6f06a1bc660e6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/165 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História CulturalHistória CulturalCOMPASSODFEducação MatemáticaEste artigo tem como objetivo dar a conhecer como a História Cultural (HC) figura nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo COMPASSODF. A pesquisa, produzida no campo da história da educação matemática, tem constituído um amplo espaço de reflexão acerca da presença/ausência de elementos produtores de sentidos das práticas de maneira geral. Filiar estudos e pesquisas desse campo a um âmbito teórico-metodológico específico implica escolher uma lente de interpretação. Nesse sentido, a escolha do grupo COMPASSODF, feita pela História Cultural, é apresentada em um breve inventário da produção do grupo. Concluiu-se que os autores base utilizados pelo grupo têm sido Chervel (1990), Le Goff (1990), Julia (2001), Choppin (2002, 2004) e Chartier (2002, 2009); o contínuo estudo do grupo sobre a HC tem qualificado cada vez mais os trabalhos desenvolvidos; é importante o entrelaçamanto da história da educação matemática do DF com as demais histórias narradas por pesquisadores de outras localidades para uma ampliação da visão de representações, apropriações e práticas relativas à história da educação matemática do Brasil.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165/111Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Monica MenezesCarvalho, Rosália Policarpo Fagundes deBatista, Carmyra OliveiraSantos, Edilene Simões Costa dos2023-12-13T15:59:00Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/165Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:59Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural |
title |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural |
spellingShingle |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural de Souza, Monica Menezes História Cultural COMPASSODF Educação Matemática |
title_short |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural |
title_full |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural |
title_fullStr |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural |
title_sort |
TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural |
author |
de Souza, Monica Menezes |
author_facet |
de Souza, Monica Menezes Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de Batista, Carmyra Oliveira Santos, Edilene Simões Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de Batista, Carmyra Oliveira Santos, Edilene Simões Costa dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Monica Menezes Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de Batista, Carmyra Oliveira Santos, Edilene Simões Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cultural COMPASSODF Educação Matemática |
topic |
História Cultural COMPASSODF Educação Matemática |
description |
Este artigo tem como objetivo dar a conhecer como a História Cultural (HC) figura nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo COMPASSODF. A pesquisa, produzida no campo da história da educação matemática, tem constituído um amplo espaço de reflexão acerca da presença/ausência de elementos produtores de sentidos das práticas de maneira geral. Filiar estudos e pesquisas desse campo a um âmbito teórico-metodológico específico implica escolher uma lente de interpretação. Nesse sentido, a escolha do grupo COMPASSODF, feita pela História Cultural, é apresentada em um breve inventário da produção do grupo. Concluiu-se que os autores base utilizados pelo grupo têm sido Chervel (1990), Le Goff (1990), Julia (2001), Choppin (2002, 2004) e Chartier (2002, 2009); o contínuo estudo do grupo sobre a HC tem qualificado cada vez mais os trabalhos desenvolvidos; é importante o entrelaçamanto da história da educação matemática do DF com as demais histórias narradas por pesquisadores de outras localidades para uma ampliação da visão de representações, apropriações e práticas relativas à história da educação matemática do Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165/111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462335193088 |