FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382 |
Resumo: | O artigo aborda alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica. Considerando, na atualidade, a existência de debates não consensuais que tratam do ensino de frações, procurou-se, na história dos saberes escolares, um aparato teórico para subsidiar o conhecimento, a prática docente e a autoridade dos professores que ensinam matemática nos dias de hoje, discutindo as propostas sobre o ensino de frações. Assim, a pesquisa buscou analisar o ensino de frações em dezenove publicações de revistas pedagógicas selecionadas entre o período de 1890 até 1960. As revistas selecionadas foram: A Eschola Pública; Revista Nacional, Revista da Sociedade de Educação; Revista Escolar; Revista do Professor e Revista Educação. Os resultados mostram uma preferência por uma organização do ensino que parta de frações para o de números decimais. |
id |
SBHMAT_bcca52cf2bbe91961705a2cdbab1ff83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/382 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS Revistas PedagógicasEnsino de FraçõesNúmeros DecimaisVagas PedagógicasO artigo aborda alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica. Considerando, na atualidade, a existência de debates não consensuais que tratam do ensino de frações, procurou-se, na história dos saberes escolares, um aparato teórico para subsidiar o conhecimento, a prática docente e a autoridade dos professores que ensinam matemática nos dias de hoje, discutindo as propostas sobre o ensino de frações. Assim, a pesquisa buscou analisar o ensino de frações em dezenove publicações de revistas pedagógicas selecionadas entre o período de 1890 até 1960. As revistas selecionadas foram: A Eschola Pública; Revista Nacional, Revista da Sociedade de Educação; Revista Escolar; Revista do Professor e Revista Educação. Os resultados mostram uma preferência por uma organização do ensino que parta de frações para o de números decimais.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-282447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382/324Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Larissa Izabelle2021-09-24T14:26:12Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/382Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-09-24T14:26:12Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS |
title |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS Alves, Larissa Izabelle Revistas Pedagógicas Ensino de Frações Números Decimais Vagas Pedagógicas |
title_short |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS |
title_full |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS |
title_sort |
FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS |
author |
Alves, Larissa Izabelle |
author_facet |
Alves, Larissa Izabelle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Larissa Izabelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revistas Pedagógicas Ensino de Frações Números Decimais Vagas Pedagógicas |
topic |
Revistas Pedagógicas Ensino de Frações Números Decimais Vagas Pedagógicas |
description |
O artigo aborda alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica. Considerando, na atualidade, a existência de debates não consensuais que tratam do ensino de frações, procurou-se, na história dos saberes escolares, um aparato teórico para subsidiar o conhecimento, a prática docente e a autoridade dos professores que ensinam matemática nos dias de hoje, discutindo as propostas sobre o ensino de frações. Assim, a pesquisa buscou analisar o ensino de frações em dezenove publicações de revistas pedagógicas selecionadas entre o período de 1890 até 1960. As revistas selecionadas foram: A Eschola Pública; Revista Nacional, Revista da Sociedade de Educação; Revista Escolar; Revista do Professor e Revista Educação. Os resultados mostram uma preferência por uma organização do ensino que parta de frações para o de números decimais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382/324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-28 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464702877696 |