FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Larissa Izabelle
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382
Resumo: O artigo aborda alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica. Considerando, na atualidade, a existência de debates não consensuais que tratam do ensino de frações, procurou-se, na história dos saberes escolares, um aparato teórico para subsidiar o conhecimento, a prática docente e a autoridade dos professores que ensinam matemática nos dias de hoje, discutindo as propostas sobre o ensino de frações. Assim, a pesquisa buscou analisar o ensino de frações em dezenove publicações de revistas pedagógicas selecionadas entre o período de 1890 até 1960. As revistas selecionadas foram: A Eschola Pública; Revista Nacional, Revista da Sociedade de Educação; Revista Escolar; Revista do Professor e Revista Educação. Os resultados mostram uma preferência por uma organização do ensino que parta de frações para o de números decimais.
id SBHMAT_ed09e6cb0ae83b1c3abe786963a86728
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/382
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS Revistas PedagógicasEnsino de FraçõesNúmeros DecimaisVagas PedagógicasO artigo aborda alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica. Considerando, na atualidade, a existência de debates não consensuais que tratam do ensino de frações, procurou-se, na história dos saberes escolares, um aparato teórico para subsidiar o conhecimento, a prática docente e a autoridade dos professores que ensinam matemática nos dias de hoje, discutindo as propostas sobre o ensino de frações. Assim, a pesquisa buscou analisar o ensino de frações em dezenove publicações de revistas pedagógicas selecionadas entre o período de 1890 até 1960. As revistas selecionadas foram: A Eschola Pública; Revista Nacional, Revista da Sociedade de Educação; Revista Escolar; Revista do Professor e Revista Educação. Os resultados mostram uma preferência por uma organização do ensino que parta de frações para o de números decimais.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-282447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382/324Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Larissa Izabelle2023-12-13T13:04:07Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/382Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:07Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
title FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
spellingShingle FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
Alves, Larissa Izabelle
Revistas Pedagógicas
Ensino de Frações
Números Decimais
Vagas Pedagógicas
title_short FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
title_full FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
title_fullStr FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
title_sort FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS
author Alves, Larissa Izabelle
author_facet Alves, Larissa Izabelle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Larissa Izabelle
dc.subject.por.fl_str_mv Revistas Pedagógicas
Ensino de Frações
Números Decimais
Vagas Pedagógicas
topic Revistas Pedagógicas
Ensino de Frações
Números Decimais
Vagas Pedagógicas
description O artigo aborda alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica. Considerando, na atualidade, a existência de debates não consensuais que tratam do ensino de frações, procurou-se, na história dos saberes escolares, um aparato teórico para subsidiar o conhecimento, a prática docente e a autoridade dos professores que ensinam matemática nos dias de hoje, discutindo as propostas sobre o ensino de frações. Assim, a pesquisa buscou analisar o ensino de frações em dezenove publicações de revistas pedagógicas selecionadas entre o período de 1890 até 1960. As revistas selecionadas foram: A Eschola Pública; Revista Nacional, Revista da Sociedade de Educação; Revista Escolar; Revista do Professor e Revista Educação. Os resultados mostram uma preferência por uma organização do ensino que parta de frações para o de números decimais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382/324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-28
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463314563072