APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Nícolas Giovani da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Búrigo, Elisabete Zardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/332
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre as aulas de matemática na Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960. Localizada no município de Sapiranga, Rio Grande do Sul, a escola tem sua origem como Associação Escolar de uma comunidade de imigrantes alemães, em meados do século XIX, e atualmente integra a Rede Sinodal de Educação. Foram realizadas entrevistas com quatro ex-alunas e uma professora da Escola Evangélica Duque de Caxias dos anos 1960 acerca de suas memórias da escola e das aulas de matemática. Para a busca de indícios sobre as práticas realizadas em sala de aula, também se recorreu ao Relatório de Estágio de 1967 de uma normalista. Na leitura dos depoimentos e do Relatório, foram consideradas as orientações para o ensino de matemática divulgadas pelos Boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS). A partir da análise das fontes podemos concluir que a memorização da tabuada era algo recorrente nas aulas de matemática. Porém, também havia a preocupação de que os alunos compreendessem os conteúdos, já que há registro de construção de materiais didáticos e adaptação das atividades. Contatamos que essas duas práticas estavam de acordo com as orientações do CPOE/RS.
id SBHMAT_c69053307acb68eea1ccdaa1f417ff35
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/332
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960Ensino de MatemáticaEscola ConfessionalHistória da Educação MatemáticaHistória OralEnsino PrimárioO artigo apresenta resultados de pesquisa sobre as aulas de matemática na Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960. Localizada no município de Sapiranga, Rio Grande do Sul, a escola tem sua origem como Associação Escolar de uma comunidade de imigrantes alemães, em meados do século XIX, e atualmente integra a Rede Sinodal de Educação. Foram realizadas entrevistas com quatro ex-alunas e uma professora da Escola Evangélica Duque de Caxias dos anos 1960 acerca de suas memórias da escola e das aulas de matemática. Para a busca de indícios sobre as práticas realizadas em sala de aula, também se recorreu ao Relatório de Estágio de 1967 de uma normalista. Na leitura dos depoimentos e do Relatório, foram consideradas as orientações para o ensino de matemática divulgadas pelos Boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS). A partir da análise das fontes podemos concluir que a memorização da tabuada era algo recorrente nas aulas de matemática. Porém, também havia a preocupação de que os alunos compreendessem os conteúdos, já que há registro de construção de materiais didáticos e adaptação das atividades. Contatamos que essas duas práticas estavam de acordo com as orientações do CPOE/RS.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/332Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/332/269Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Nícolas Giovani daBúrigo, Elisabete Zardo2023-12-13T13:39:56Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/332Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:39:56Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
title APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
spellingShingle APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
Rosa, Nícolas Giovani da
Ensino de Matemática
Escola Confessional
História da Educação Matemática
História Oral
Ensino Primário
title_short APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
title_full APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
title_fullStr APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
title_full_unstemmed APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
title_sort APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
author Rosa, Nícolas Giovani da
author_facet Rosa, Nícolas Giovani da
Búrigo, Elisabete Zardo
author_role author
author2 Búrigo, Elisabete Zardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Nícolas Giovani da
Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Escola Confessional
História da Educação Matemática
História Oral
Ensino Primário
topic Ensino de Matemática
Escola Confessional
História da Educação Matemática
História Oral
Ensino Primário
description O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre as aulas de matemática na Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960. Localizada no município de Sapiranga, Rio Grande do Sul, a escola tem sua origem como Associação Escolar de uma comunidade de imigrantes alemães, em meados do século XIX, e atualmente integra a Rede Sinodal de Educação. Foram realizadas entrevistas com quatro ex-alunas e uma professora da Escola Evangélica Duque de Caxias dos anos 1960 acerca de suas memórias da escola e das aulas de matemática. Para a busca de indícios sobre as práticas realizadas em sala de aula, também se recorreu ao Relatório de Estágio de 1967 de uma normalista. Na leitura dos depoimentos e do Relatório, foram consideradas as orientações para o ensino de matemática divulgadas pelos Boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS). A partir da análise das fontes podemos concluir que a memorização da tabuada era algo recorrente nas aulas de matemática. Porém, também havia a preocupação de que os alunos compreendessem os conteúdos, já que há registro de construção de materiais didáticos e adaptação das atividades. Contatamos que essas duas práticas estavam de acordo com as orientações do CPOE/RS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/332
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/332/269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462925541376