CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132 |
Resumo: | Neste artigo discutimos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, algumas possibilidades de investigações dos cadernos com saberes matemáticos em uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. Para tanto, discorremos sobre o fazer da história a partir da década de 1920, o qual foi apropriado pelos historiadores das ciências, da educação e também da matemática, em particular, da educação matemática. Assim, sob essa ótica, consideramos que o recente interesse de pesquisadores nos cadernos como objetos e/ou documentos de análises históricas pode possibilitar uma ampliação de investigações que contribuem para uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. |
id |
SBHMAT_c6cea3732d5c3cd299fb298500565dd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/132 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisasCadernosSaberes MatemáticosHistóriaHistória da MatemáticaHistória da Educação MatemáticaNeste artigo discutimos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, algumas possibilidades de investigações dos cadernos com saberes matemáticos em uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. Para tanto, discorremos sobre o fazer da história a partir da década de 1920, o qual foi apropriado pelos historiadores das ciências, da educação e também da matemática, em particular, da educação matemática. Assim, sob essa ótica, consideramos que o recente interesse de pesquisadores nos cadernos como objetos e/ou documentos de análises históricas pode possibilitar uma ampliação de investigações que contribuem para uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132/89Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Eliene BarbosaFreire, Inês Angélia Andrade2021-03-30T19:02:12Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/132Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T19:02:12Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas |
title |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas |
spellingShingle |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas Lima, Eliene Barbosa Cadernos Saberes Matemáticos História História da Matemática História da Educação Matemática |
title_short |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas |
title_full |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas |
title_fullStr |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas |
title_full_unstemmed |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas |
title_sort |
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas |
author |
Lima, Eliene Barbosa |
author_facet |
Lima, Eliene Barbosa Freire, Inês Angélia Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Inês Angélia Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Eliene Barbosa Freire, Inês Angélia Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos Saberes Matemáticos História História da Matemática História da Educação Matemática |
topic |
Cadernos Saberes Matemáticos História História da Matemática História da Educação Matemática |
description |
Neste artigo discutimos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, algumas possibilidades de investigações dos cadernos com saberes matemáticos em uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. Para tanto, discorremos sobre o fazer da história a partir da década de 1920, o qual foi apropriado pelos historiadores das ciências, da educação e também da matemática, em particular, da educação matemática. Assim, sob essa ótica, consideramos que o recente interesse de pesquisadores nos cadernos como objetos e/ou documentos de análises históricas pode possibilitar uma ampliação de investigações que contribuem para uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132/89 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464150278144 |