O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181 |
Resumo: | Este artigo reúne resultados de uma pesquisa de doutorado que buscou investigar em perspectiva histórica que transformações sofreram as finalidades do ensino do Desenho no curso primário, no período de 1829-1950. Usa como referenciais teóricos os estudos de Chervel (1990) para o entendimento de finalidades escolares; os estudos de Trouvé (2008, 2010) acerca da concepção do par elementar/rudimentar e os pressupostos advindos da história cultural de Chartier (1990). A partir da análise das fontes examinadas constatou-se que o ensino do Desenho sempre exerceu presença importante como matéria deste curso. E que sua organização se deu de dois modos distintos: ora comportou-se sob a forma de elementos e ora sob uma base de rudimentos. Sob a forma de elementos, servia de acesso a saberes mais elaborados, cuja aprendizagem de conceitos abstratos e estritamente teóricos atrelava-se a um tipo especial de saber avançado, denominado geometria euclidiana. Encarado como rubrica de rudimentos (a partir de Rui Barbosa e em toda a primeira metade do século XX), o ensino do Desenho passou a ser visto mais como um meio de articulação com a vida cotidiana, meio de habilitar as crianças para profissões futuras, desenvolver as suas faculdades intelectivas e motoras, promover a observação, educar o julgamento e desenvolver o seu sentido estético. |
id |
SBHMAT_c98ba2db1ff8bff2c8e1a02a1e1f73bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/181 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)Curso primárioDesenhoFinalidadesElementarRudimentarEste artigo reúne resultados de uma pesquisa de doutorado que buscou investigar em perspectiva histórica que transformações sofreram as finalidades do ensino do Desenho no curso primário, no período de 1829-1950. Usa como referenciais teóricos os estudos de Chervel (1990) para o entendimento de finalidades escolares; os estudos de Trouvé (2008, 2010) acerca da concepção do par elementar/rudimentar e os pressupostos advindos da história cultural de Chartier (1990). A partir da análise das fontes examinadas constatou-se que o ensino do Desenho sempre exerceu presença importante como matéria deste curso. E que sua organização se deu de dois modos distintos: ora comportou-se sob a forma de elementos e ora sob uma base de rudimentos. Sob a forma de elementos, servia de acesso a saberes mais elaborados, cuja aprendizagem de conceitos abstratos e estritamente teóricos atrelava-se a um tipo especial de saber avançado, denominado geometria euclidiana. Encarado como rubrica de rudimentos (a partir de Rui Barbosa e em toda a primeira metade do século XX), o ensino do Desenho passou a ser visto mais como um meio de articulação com a vida cotidiana, meio de habilitar as crianças para profissões futuras, desenvolver as suas faculdades intelectivas e motoras, promover a observação, educar o julgamento e desenvolver o seu sentido estético. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181/138Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Marcos Denilson2023-12-13T16:38:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/181Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:38:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX) |
title |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX) |
spellingShingle |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX) Guimarães, Marcos Denilson Curso primário Desenho Finalidades Elementar Rudimentar |
title_short |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX) |
title_full |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX) |
title_fullStr |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX) |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX) |
title_sort |
O ENSINO DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX) |
author |
Guimarães, Marcos Denilson |
author_facet |
Guimarães, Marcos Denilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Marcos Denilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso primário Desenho Finalidades Elementar Rudimentar |
topic |
Curso primário Desenho Finalidades Elementar Rudimentar |
description |
Este artigo reúne resultados de uma pesquisa de doutorado que buscou investigar em perspectiva histórica que transformações sofreram as finalidades do ensino do Desenho no curso primário, no período de 1829-1950. Usa como referenciais teóricos os estudos de Chervel (1990) para o entendimento de finalidades escolares; os estudos de Trouvé (2008, 2010) acerca da concepção do par elementar/rudimentar e os pressupostos advindos da história cultural de Chartier (1990). A partir da análise das fontes examinadas constatou-se que o ensino do Desenho sempre exerceu presença importante como matéria deste curso. E que sua organização se deu de dois modos distintos: ora comportou-se sob a forma de elementos e ora sob uma base de rudimentos. Sob a forma de elementos, servia de acesso a saberes mais elaborados, cuja aprendizagem de conceitos abstratos e estritamente teóricos atrelava-se a um tipo especial de saber avançado, denominado geometria euclidiana. Encarado como rubrica de rudimentos (a partir de Rui Barbosa e em toda a primeira metade do século XX), o ensino do Desenho passou a ser visto mais como um meio de articulação com a vida cotidiana, meio de habilitar as crianças para profissões futuras, desenvolver as suas faculdades intelectivas e motoras, promover a observação, educar o julgamento e desenvolver o seu sentido estético. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181/138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462355116032 |