HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Fernando Guedes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gutierre, Liliane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176
Resumo: O texto apresenta algumas atividades desenvolvidas na disciplina de História da Educação Matemática (HEM) do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil. A concepção delas foi guiada pela questão: que atividades baseadas na história da educação matemática brasileira podem contribuir para a formação de professores de matemática na UFRN? Elas foram inspiradas em discussões e estudos realizados no interior do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) e estão apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico vê o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos, alterações e permanências e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. As três atividades descritas pretendiam, entre outras coisas, discutir com futuros professores aspectos relativos à influência do Movimento da Matemática Moderna no ensino brasileiro e à constituição de novas histórias sobre o ensino e a aprendizagem de matemática potiguar.
id SBHMAT_cea59891cc24ed3b124d37b4a4e5c8ff
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/176
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEPHistória da Educação MatemáticaFormação de ProfessoresAtividadesO texto apresenta algumas atividades desenvolvidas na disciplina de História da Educação Matemática (HEM) do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil. A concepção delas foi guiada pela questão: que atividades baseadas na história da educação matemática brasileira podem contribuir para a formação de professores de matemática na UFRN? Elas foram inspiradas em discussões e estudos realizados no interior do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) e estão apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico vê o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos, alterações e permanências e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. As três atividades descritas pretendiam, entre outras coisas, discutir com futuros professores aspectos relativos à influência do Movimento da Matemática Moderna no ensino brasileiro e à constituição de novas histórias sobre o ensino e a aprendizagem de matemática potiguar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/132http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/291http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/292http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/293Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCury, Fernando GuedesGutierre, Liliane dos Santos2023-12-13T16:38:52Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/176Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:38:52Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
spellingShingle HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
Cury, Fernando Guedes
História da Educação Matemática
Formação de Professores
Atividades
title_short HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
title_full HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
title_fullStr HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
title_sort HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
author Cury, Fernando Guedes
author_facet Cury, Fernando Guedes
Gutierre, Liliane dos Santos
author_role author
author2 Gutierre, Liliane dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
Gutierre, Liliane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Formação de Professores
Atividades
topic História da Educação Matemática
Formação de Professores
Atividades
description O texto apresenta algumas atividades desenvolvidas na disciplina de História da Educação Matemática (HEM) do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil. A concepção delas foi guiada pela questão: que atividades baseadas na história da educação matemática brasileira podem contribuir para a formação de professores de matemática na UFRN? Elas foram inspiradas em discussões e estudos realizados no interior do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) e estão apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico vê o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos, alterações e permanências e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. As três atividades descritas pretendiam, entre outras coisas, discutir com futuros professores aspectos relativos à influência do Movimento da Matemática Moderna no ensino brasileiro e à constituição de novas histórias sobre o ensino e a aprendizagem de matemática potiguar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/132
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/291
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/292
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462346727424