Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Odaivo de Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26837
Resumo: Este trabalho pretende sistematizar e avaliar a aplicação de duas atividades pautadas na História da Educação Matemática e aplicadas em uma turma de formação de professores de matemática. Elas foram apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico deve ver o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos alterações e permanências, e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. A primeira atividade destinava-se a uma análise comparativa de livros didáticos do passado e do presente e sob como eles tratavam um conteúdo específico (Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum) e a outra buscou revisitar os procedimentos envolvidos com a “prova dos nove” que já não faz mais parte do currículo escolar. A avaliação dessas atividades foi conduzida pela questão: como atividades didáticas pautadas na História da Educação Matemática podem contribuir para a formação inicial ou continuada de professores e na sua visão sobre o ensino de matemática? A pesquisa conduzida a partir daí foi de caráter qualitativo e exploratório, com a produção e aplicação de duas sequências didáticas contendo perguntas sobre os conteúdos focados e sobre opinião dos estudantes sobre suas alterações e permanências históricas observadas neles ao longo dos anos. Elas foram aplicadas em duas turmas da disciplina de História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2017. Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio nos dois dias em que houve a aplicação, bem como o recolhimento do material. Os relatos dos alunos consideraram essencial que o futuro professor de matemática compreenda a forma como são instituídos os conteúdos em livros didáticos de matemática, em diferentes períodos. Como produto educacional, propomos um pequeno caderno com as atividades elaboradas, aplicadas e analisadas.
id UFRN_44266a451ef05ba0d49f05fd38ee5b28
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26837
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Soares, Odaivo de FreitasBalvin, Fabian Arley PosadaMorey, Bernadete BarbosaAssis, Márcia Maria Alves deCury, Fernando Guedes2019-04-04T22:37:29Z2019-04-04T22:37:29Z2019-01-30SOARES, Odaivo de Freitas. Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26837Este trabalho pretende sistematizar e avaliar a aplicação de duas atividades pautadas na História da Educação Matemática e aplicadas em uma turma de formação de professores de matemática. Elas foram apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico deve ver o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos alterações e permanências, e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. A primeira atividade destinava-se a uma análise comparativa de livros didáticos do passado e do presente e sob como eles tratavam um conteúdo específico (Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum) e a outra buscou revisitar os procedimentos envolvidos com a “prova dos nove” que já não faz mais parte do currículo escolar. A avaliação dessas atividades foi conduzida pela questão: como atividades didáticas pautadas na História da Educação Matemática podem contribuir para a formação inicial ou continuada de professores e na sua visão sobre o ensino de matemática? A pesquisa conduzida a partir daí foi de caráter qualitativo e exploratório, com a produção e aplicação de duas sequências didáticas contendo perguntas sobre os conteúdos focados e sobre opinião dos estudantes sobre suas alterações e permanências históricas observadas neles ao longo dos anos. Elas foram aplicadas em duas turmas da disciplina de História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2017. Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio nos dois dias em que houve a aplicação, bem como o recolhimento do material. Os relatos dos alunos consideraram essencial que o futuro professor de matemática compreenda a forma como são instituídos os conteúdos em livros didáticos de matemática, em diferentes períodos. Como produto educacional, propomos um pequeno caderno com as atividades elaboradas, aplicadas e analisadas.Este trabajo pretiende sistematizar y avaliar La aplicación de dos actividades basadas em La história de La educación matemáticas aplicadas en una aula de formacion de profesores de matemáticas. Ellos fueron apoyados en el principio de que el educador con sentido histórico debe ver el pasado del proceso de la enseñanza reflejado em el presente en la forma de presupuestos, prácticas, prejuícios, câmbios y permanencias, y que los profesores deben comprender el pasado de la enseñanza de matemáticas para tornar el presente más inteligible, cuestinar la consiencia social colectiva y promover y/o provocar cuestionamientos sobre el. La premera actividad tenia como destino un análises comparativa de libros didácticos del pasado y de presente y sobre como ellos tratavan un contenido específico (Máximo Comun Divisor y Mínimo Común Múltiplo) y la otra buscó revisitar los procedimientos envueltos com la “prueba de los nueve” que ya no hace parte Del currículo escolar. La evaluación de esas actividades fue conducida por la cuestión: ¿Como actividades didacticas basadas em la historia de la Educación de Matemáticas pueden contribuir para la formación inicial o continuada de profesores y en su visión sobre la enseñanza de matemáticas? La investigación conduzida a partir de aí fue de carácter qualitativo y exploratorio, con la producción y aplicación de dos secuencias didácticas conteniendo preguntas sobre los contenidos focados y sobre opinión de estudiantes sobre SUS alteraciones y permanencias históricas observadas en ellos a ló largo de dos años. Ellas fueron aplicadas en dos salas de clase da la signatura História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte en el año de 2017. Para la constituicion de dados fue realizada la gravacion em áudio em los últimos dos dias en que hubo la aplicacion, como el reconocimiento del material. Los relatos de los alumnos consideraran esencial que el futuro profesor de matemáticas comprenda la forma como son instituídos los contenidos en libros didácticos de matemáticas em distintos períodos. Como producto educacional, proponemos un pequeño cuaderno con lãs actividades elaboradas, aplicadas y analisadas.Atividade envolvendo a história da educação matemática para ensinar (e aprender) matemáticahttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52845CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória da Educação MatemáticaFormação de professoresAtividadesAtividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAtividadesbaseadashistória_Soares_2019.pdf.txtAtividadesbaseadashistória_Soares_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain133109https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/2/Atividadesbaseadashist%c3%b3ria_Soares_2019.pdf.txt056cd23592d2d8bef52bbf4b35dc48b9MD52ProdutoEducacional_Soares_2019.pdf.txtProdutoEducacional_Soares_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain53570https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/5/ProdutoEducacional_Soares_2019.pdf.txte05dbfeb3706ad320fb20d9d18cb435dMD55THUMBNAILAtividadesbaseadashistória_Soares_2019.pdf.jpgAtividadesbaseadashistória_Soares_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/3/Atividadesbaseadashist%c3%b3ria_Soares_2019.pdf.jpge363e10753fd58107502b9534beec8cfMD53ProdutoEducacional_Soares_2019.pdf.jpgProdutoEducacional_Soares_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1527https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/6/ProdutoEducacional_Soares_2019.pdf.jpg1828ff65a8c860fc7e73731f16197c23MD56ORIGINALAtividadesbaseadashistória_Soares_2019.pdfapplication/pdf4068577https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/1/Atividadesbaseadashist%c3%b3ria_Soares_2019.pdfd1d83fdfe192084a5884612f50f83501MD51ProdutoEducacional_Soares_2019.pdfProdutoEducacional_Soares_2019.pdfCaderno de atividadesapplication/pdf2880390https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/4/ProdutoEducacional_Soares_2019.pdf7a35147e64a54c3c225270e52061ed51MD54123456789/268372023-06-23 13:42:55.839oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T16:42:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores
title Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores
spellingShingle Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores
Soares, Odaivo de Freitas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História da Educação Matemática
Formação de professores
Atividades
title_short Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores
title_full Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores
title_fullStr Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores
title_full_unstemmed Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores
title_sort Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores
author Soares, Odaivo de Freitas
author_facet Soares, Odaivo de Freitas
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Assis, Márcia Maria Alves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Odaivo de Freitas
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Balvin, Fabian Arley Posada
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
contributor_str_mv Balvin, Fabian Arley Posada
Cury, Fernando Guedes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História da Educação Matemática
Formação de professores
Atividades
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Formação de professores
Atividades
description Este trabalho pretende sistematizar e avaliar a aplicação de duas atividades pautadas na História da Educação Matemática e aplicadas em uma turma de formação de professores de matemática. Elas foram apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico deve ver o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos alterações e permanências, e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. A primeira atividade destinava-se a uma análise comparativa de livros didáticos do passado e do presente e sob como eles tratavam um conteúdo específico (Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum) e a outra buscou revisitar os procedimentos envolvidos com a “prova dos nove” que já não faz mais parte do currículo escolar. A avaliação dessas atividades foi conduzida pela questão: como atividades didáticas pautadas na História da Educação Matemática podem contribuir para a formação inicial ou continuada de professores e na sua visão sobre o ensino de matemática? A pesquisa conduzida a partir daí foi de caráter qualitativo e exploratório, com a produção e aplicação de duas sequências didáticas contendo perguntas sobre os conteúdos focados e sobre opinião dos estudantes sobre suas alterações e permanências históricas observadas neles ao longo dos anos. Elas foram aplicadas em duas turmas da disciplina de História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2017. Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio nos dois dias em que houve a aplicação, bem como o recolhimento do material. Os relatos dos alunos consideraram essencial que o futuro professor de matemática compreenda a forma como são instituídos os conteúdos em livros didáticos de matemática, em diferentes períodos. Como produto educacional, propomos um pequeno caderno com as atividades elaboradas, aplicadas e analisadas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-04T22:37:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-04T22:37:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Odaivo de Freitas. Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26837
identifier_str_mv SOARES, Odaivo de Freitas. Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Atividade envolvendo a história da educação matemática para ensinar (e aprender) matemática
dc.relation.uri.none.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52845
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/2/Atividadesbaseadashist%c3%b3ria_Soares_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/5/ProdutoEducacional_Soares_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/3/Atividadesbaseadashist%c3%b3ria_Soares_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/6/ProdutoEducacional_Soares_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/1/Atividadesbaseadashist%c3%b3ria_Soares_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26837/4/ProdutoEducacional_Soares_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 056cd23592d2d8bef52bbf4b35dc48b9
e05dbfeb3706ad320fb20d9d18cb435d
e363e10753fd58107502b9534beec8cf
1828ff65a8c860fc7e73731f16197c23
d1d83fdfe192084a5884612f50f83501
7a35147e64a54c3c225270e52061ed51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832680407138304