MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Alan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barausse, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339
Resumo: Neste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e a publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época.
id SBHMAT_d52efc3e6ef3028e568d6d3cfaa97c59
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/339
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?Maria MontessoriCirculaçãoFormação de professoresSaber profissionalHistória da educação matemáticaNeste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e a publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/276http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/365http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/366http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/367http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/368Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, AlanBarausse, Alberto2023-12-13T13:30:34Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/339Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:30:34Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
title MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
spellingShingle MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
Rezende, Alan
Maria Montessori
Circulação
Formação de professores
Saber profissional
História da educação matemática
title_short MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
title_full MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
title_fullStr MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
title_full_unstemmed MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
title_sort MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
author Rezende, Alan
author_facet Rezende, Alan
Barausse, Alberto
author_role author
author2 Barausse, Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Alan
Barausse, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Maria Montessori
Circulação
Formação de professores
Saber profissional
História da educação matemática
topic Maria Montessori
Circulação
Formação de professores
Saber profissional
História da educação matemática
description Neste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e a publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/276
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/365
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/366
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/367
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462933929984