PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Grasielly dos Santos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Mirian Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320
Resumo: Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado, que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural, os Grupos Escolares Rurais, uma experiência educacional pública do Estado do Paraná, instituído por volta de 1940 e extinto em meados da década de 1970. Nesta pesquisa nosso objeto de estudo foi o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes, localizado em um complexo de uma Usina de Açúcar e Álcool, no município de Bandeirantes, na região norte do estado, construído em 1947. Tratava-se de um modelo de escola tipicamente urbano instalado na zona rural para atender, basicamente, os filhos dos colonos. Para a realização da pesquisa foram produzidas narrativas com ex-alunos e ex-professoras desta escola. Nosso objetivo, neste texto, é revistar as narrativas e disparar uma discussão sobre como essas narrativas orais nos permitem compreender a escola para além de suas funções e de seu papel social, contribuindo para pensarmos em outros seus elementos constitutivos.Apresentamos, então, algumas reflexões que extrapolam os resultados da pesquisa de mestrado em que foram produzidas as narrativas orais sobre o Grupo Escolar. Nossa lente teórica para este novo exercício analítico é Larrosa (2017) e por ela buscamos parar para pensar uma escola rural, intencionalmente construída para atender um público específico, considerado como um modelo de escola por aqueles que narram suas memórias saudosas, pelas quais se edifica a liderança forte de uma diretora, o ensino pautado na tríade ler-escrever-contar e um espaço tomado por regras e obediência.
id SBHMAT_db139a7a79f275d261a5894730b28df8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/320
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas oraisHistória OralGrupo Escolar RuralHistória da Educação MatemáticaEste artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado, que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural, os Grupos Escolares Rurais, uma experiência educacional pública do Estado do Paraná, instituído por volta de 1940 e extinto em meados da década de 1970. Nesta pesquisa nosso objeto de estudo foi o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes, localizado em um complexo de uma Usina de Açúcar e Álcool, no município de Bandeirantes, na região norte do estado, construído em 1947. Tratava-se de um modelo de escola tipicamente urbano instalado na zona rural para atender, basicamente, os filhos dos colonos. Para a realização da pesquisa foram produzidas narrativas com ex-alunos e ex-professoras desta escola. Nosso objetivo, neste texto, é revistar as narrativas e disparar uma discussão sobre como essas narrativas orais nos permitem compreender a escola para além de suas funções e de seu papel social, contribuindo para pensarmos em outros seus elementos constitutivos.Apresentamos, então, algumas reflexões que extrapolam os resultados da pesquisa de mestrado em que foram produzidas as narrativas orais sobre o Grupo Escolar. Nossa lente teórica para este novo exercício analítico é Larrosa (2017) e por ela buscamos parar para pensar uma escola rural, intencionalmente construída para atender um público específico, considerado como um modelo de escola por aqueles que narram suas memórias saudosas, pelas quais se edifica a liderança forte de uma diretora, o ensino pautado na tríade ler-escrever-contar e um espaço tomado por regras e obediência.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/272http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/355http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/356http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/357http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/358Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Grasielly dos Santos deAndrade, Mirian Maria2021-11-19T13:00:32Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/320Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-11-19T13:00:32Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais
title PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais
spellingShingle PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais
Souza, Grasielly dos Santos de
História Oral
Grupo Escolar Rural
História da Educação Matemática
title_short PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais
title_full PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais
title_fullStr PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais
title_full_unstemmed PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais
title_sort PARAR PARA PENSAR UMA ESCOLA RURAL: um estudo por meio de narrativas orais
author Souza, Grasielly dos Santos de
author_facet Souza, Grasielly dos Santos de
Andrade, Mirian Maria
author_role author
author2 Andrade, Mirian Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Grasielly dos Santos de
Andrade, Mirian Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História Oral
Grupo Escolar Rural
História da Educação Matemática
topic História Oral
Grupo Escolar Rural
História da Educação Matemática
description Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado, que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural, os Grupos Escolares Rurais, uma experiência educacional pública do Estado do Paraná, instituído por volta de 1940 e extinto em meados da década de 1970. Nesta pesquisa nosso objeto de estudo foi o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes, localizado em um complexo de uma Usina de Açúcar e Álcool, no município de Bandeirantes, na região norte do estado, construído em 1947. Tratava-se de um modelo de escola tipicamente urbano instalado na zona rural para atender, basicamente, os filhos dos colonos. Para a realização da pesquisa foram produzidas narrativas com ex-alunos e ex-professoras desta escola. Nosso objetivo, neste texto, é revistar as narrativas e disparar uma discussão sobre como essas narrativas orais nos permitem compreender a escola para além de suas funções e de seu papel social, contribuindo para pensarmos em outros seus elementos constitutivos.Apresentamos, então, algumas reflexões que extrapolam os resultados da pesquisa de mestrado em que foram produzidas as narrativas orais sobre o Grupo Escolar. Nossa lente teórica para este novo exercício analítico é Larrosa (2017) e por ela buscamos parar para pensar uma escola rural, intencionalmente construída para atender um público específico, considerado como um modelo de escola por aqueles que narram suas memórias saudosas, pelas quais se edifica a liderança forte de uma diretora, o ensino pautado na tríade ler-escrever-contar e um espaço tomado por regras e obediência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/272
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/355
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/356
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/357
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/320/358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464654643200