OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/493 |
Resumo: | Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado, que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural, os Grupos Escolares Rurais, uma experiência educacional pública do Estado do Paraná, instituído por volta de 1940. Nosso objetivo, nesse texto, é revisar as narrativas das professoras em busca de compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se na profissão docente, evidenciando uma narrativa sobre os sentidos e significados da docência no meio rural, entre as décadas de 40 e 70 do século XX, no auge dos debates sobre a institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no norte do estado do Paraná. |
id |
SBHMAT_e1f55af0d3f25f3d2a699f5275f62fc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/493 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemáticaFormação de ProfessoresHistória da Educação MatemáticaEducação RuralHistória OralEste artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado, que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural, os Grupos Escolares Rurais, uma experiência educacional pública do Estado do Paraná, instituído por volta de 1940. Nosso objetivo, nesse texto, é revisar as narrativas das professoras em busca de compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se na profissão docente, evidenciando uma narrativa sobre os sentidos e significados da docência no meio rural, entre as décadas de 40 e 70 do século XX, no auge dos debates sobre a institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no norte do estado do Paraná.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/493Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-182447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/493/423Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Grasielly dos SantosAndrade, Mirian Maria 2022-06-24T00:52:48Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/493Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2022-06-24T00:52:48Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática |
title |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática |
spellingShingle |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática de Souza, Grasielly dos Santos Formação de Professores História da Educação Matemática Educação Rural História Oral |
title_short |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática |
title_full |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática |
title_fullStr |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática |
title_full_unstemmed |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática |
title_sort |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática |
author |
de Souza, Grasielly dos Santos |
author_facet |
de Souza, Grasielly dos Santos Andrade, Mirian Maria |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Mirian Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Grasielly dos Santos Andrade, Mirian Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores História da Educação Matemática Educação Rural História Oral |
topic |
Formação de Professores História da Educação Matemática Educação Rural História Oral |
description |
Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado, que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural, os Grupos Escolares Rurais, uma experiência educacional pública do Estado do Paraná, instituído por volta de 1940. Nosso objetivo, nesse texto, é revisar as narrativas das professoras em busca de compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se na profissão docente, evidenciando uma narrativa sobre os sentidos e significados da docência no meio rural, entre as décadas de 40 e 70 do século XX, no auge dos debates sobre a institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no norte do estado do Paraná. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/493 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/493/423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-18 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464946147328 |