Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177609 |
Resumo: | Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/101 |
id |
UFSC_0e97ab88432f3122bff1dd9e9620c68a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177609 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazerTrabalhos manuaisSaberes Geométricoshistória CulturalDisponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/101O processo de constituição de um saber em disciplina envolve configurações e reconfigurações incessantes. Hofstetter e Schneuwly (2014) teorizam essa operação de constituição das disciplinas científicas e das ciências da educação possibilitando a compreensão das finalidades do ensino dessas disciplinas no âmbito escolar, ou mais especificamente na escola primária com relação às matérias de ensino. Este artigo tem como intenção discutir o processo de constituição da escolarização do fazer na matéria escolar Trabalhos Manuais em sua relação com os saberes matemáticos, durante o movimento pedagógico designado como Escola Nova. A análise de duas representações para o ensino de Trabalhos Manuais, apresentadas pelos manuais escolares de Corinto da Fonseca e Manoel Penna permitem visualizar as atividades práticas e a mobilização de saberes geométricos propostos pelos mesmos, explicitando uma nova reconfiguração para o ensino dessa matéria escolar, de metodologia que promove aos Trabalhos Manuais saberes para ensinar e ora saberes a ensinar. Amparado teórico e metodologicamente pelos princípios da História Cultural, identificam-se apropriações do movimento da Escola Nova nos manuais analisados, em que a metodologia dos Trabalhos Manuais mobiliza os saberes geométricos de forma prática, incitando uma escolarização do fazer.Caminhos da Educação em Revista2017-07-19T12:40:00Z2017-07-19T12:40:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRIZZARINI, C. R. B.; LEME DA SILVA, M. C. Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer. Caminhos da Educação em Revista. v.6, n.1, p. 71- 83, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177609Frizzarini, Claudia Regina BoenLeme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-19T12:40:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-19T12:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer |
title |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer |
spellingShingle |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer Frizzarini, Claudia Regina Boen Trabalhos manuais Saberes Geométricos história Cultural |
title_short |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer |
title_full |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer |
title_fullStr |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer |
title_full_unstemmed |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer |
title_sort |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer |
author |
Frizzarini, Claudia Regina Boen |
author_facet |
Frizzarini, Claudia Regina Boen Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
author2 |
Leme da Silva, Maria Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frizzarini, Claudia Regina Boen Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhos manuais Saberes Geométricos história Cultural |
topic |
Trabalhos manuais Saberes Geométricos história Cultural |
description |
Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/101 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-07-19T12:40:00Z 2017-07-19T12:40:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRIZZARINI, C. R. B.; LEME DA SILVA, M. C. Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer. Caminhos da Educação em Revista. v.6, n.1, p. 71- 83, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177609 |
identifier_str_mv |
FRIZZARINI, C. R. B.; LEME DA SILVA, M. C. Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer. Caminhos da Educação em Revista. v.6, n.1, p. 71- 83, 2016. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652306906873856 |