Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva, Campos, Tânia Maria Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491
Resumo: Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/89
id UFSC_1a60424238487e43471bb552e80364c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/206491
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciaisMovimento da Matemática ModernaEnsino PrimárioManuais PedagógicosDisponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/89Este estudo pretendeu identificar como as recomendações do Movimento da Matemática Moderna (MMM) foram construídas e divulgadas em manuais pedagógicos utilizados pelos professores primários no Brasil e em Portugal. Especificamente, este artigo procurou verificar como se processaram as sugestões para as práticas pedagógicas para assegurar a transmissão das propostas do MMM por meio do uso do Método Cuisenaire. Os trabalhos Matemática dinâmica com números em cores (1961), publicado no Brasil, e Didática Especial (1963), publicada em Portugal, foram escolhidos para discussão, visto que enfatizaram o uso desse método. Assim, é possível afirmar que os trabalhos eleitos para análise podem ser vistos como divulgadores e defensoras do uso do Método Cuisenaire no ensino da Matemática Moderna.Quadrante2020-03-31T19:53:33Z2020-03-31T19:53:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais. Quadrante (Lisboa), v. xxiii, p. 79, 2014.2183-2838https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491Borges, Rosimeire Aparecida SoaresDuarte, Aparecida Rodrigues SilvaCampos, Tânia Maria Mendonçaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T19:53:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206491Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T19:53:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
title Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
spellingShingle Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Movimento da Matemática Moderna
Ensino Primário
Manuais Pedagógicos
title_short Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
title_full Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
title_fullStr Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
title_full_unstemmed Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
title_sort Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
author Borges, Rosimeire Aparecida Soares
author_facet Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Campos, Tânia Maria Mendonça
author_role author
author2 Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Campos, Tânia Maria Mendonça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Campos, Tânia Maria Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da Matemática Moderna
Ensino Primário
Manuais Pedagógicos
topic Movimento da Matemática Moderna
Ensino Primário
Manuais Pedagógicos
description Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/89
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-03-31T19:53:33Z
2020-03-31T19:53:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais. Quadrante (Lisboa), v. xxiii, p. 79, 2014.
2183-2838
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491
identifier_str_mv BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais. Quadrante (Lisboa), v. xxiii, p. 79, 2014.
2183-2838
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Quadrante
publisher.none.fl_str_mv Quadrante
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652048416112640