O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kolling, Bruna Ariceli Schirmann
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Merli, Renato Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/389
Resumo: Quando se deparam com o conteúdo de frações os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão com relação ao conteúdo. Baseado nisso, buscamos apresentar uma proposta de ensino de frações  com o uso do cubo mágico, utilizando as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS (Moreira, 2011) como nosso aporte teórico. O Cubo Mágico pode ser utilizado como ferramenta potencialmente significativa não somente para o ensino de frações, mas também para demais conteúdos matemáticos e, além disso, apresenta interessante usabilidade para aulas inclusivas. A pesquisa pode prosseguir futuramente realizando a aplicação da proposta apresentada seguida de análise dos resultados obtidos.
id SBHMAT_e69daed1e74cb9cf590196a1d25cec4e
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/389
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)FraçõesCubo MágicoUnidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Quando se deparam com o conteúdo de frações os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão com relação ao conteúdo. Baseado nisso, buscamos apresentar uma proposta de ensino de frações  com o uso do cubo mágico, utilizando as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS (Moreira, 2011) como nosso aporte teórico. O Cubo Mágico pode ser utilizado como ferramenta potencialmente significativa não somente para o ensino de frações, mas também para demais conteúdos matemáticos e, além disso, apresenta interessante usabilidade para aulas inclusivas. A pesquisa pode prosseguir futuramente realizando a aplicação da proposta apresentada seguida de análise dos resultados obtidos.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/389Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-212447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/389/304Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKolling, Bruna Ariceli SchirmannMerli, Renato Francisco2023-12-13T13:04:07Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/389Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:07Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
title O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
spellingShingle O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
Kolling, Bruna Ariceli Schirmann
Frações
Cubo Mágico
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).
title_short O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
title_full O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
title_fullStr O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
title_full_unstemmed O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
title_sort O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
author Kolling, Bruna Ariceli Schirmann
author_facet Kolling, Bruna Ariceli Schirmann
Merli, Renato Francisco
author_role author
author2 Merli, Renato Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kolling, Bruna Ariceli Schirmann
Merli, Renato Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Cubo Mágico
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).
topic Frações
Cubo Mágico
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).
description Quando se deparam com o conteúdo de frações os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão com relação ao conteúdo. Baseado nisso, buscamos apresentar uma proposta de ensino de frações  com o uso do cubo mágico, utilizando as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS (Moreira, 2011) como nosso aporte teórico. O Cubo Mágico pode ser utilizado como ferramenta potencialmente significativa não somente para o ensino de frações, mas também para demais conteúdos matemáticos e, além disso, apresenta interessante usabilidade para aulas inclusivas. A pesquisa pode prosseguir futuramente realizando a aplicação da proposta apresentada seguida de análise dos resultados obtidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/389
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/389/304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-21
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463324000256