GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Celia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/523
Resumo: O presente artigo, tem por objetivo compartilhar reflexões, decorrentes do processo metodológico de análise realizado pelas pesquisadoras Fortaleza & Maciel (2022) no capítulo intitulado Uma matemática para ensinar, 1870-1920, particularmente, sobre a seção Geometrias para ensinar vinda das pesquisas selecionadas. O artigo problematiza os procedimentos mobilizados para sistematizar elementos da matemática que constitui a formação de professores, de modo a caracterizar geometrias para ensinar que circularam na formação de professores dos primeiros anos escolares, entre 1870-1920, convidando a reflexão. Como conclusões, indica a revisão do exercício comparativo com os aportes teóricos para o conceito de cultura escolar, assim como especial atenção para os processos de apropriação e circulação de ideias, textos, manuais, entre outras fontes, em especial, de origem estrangeira.
id SBHMAT_f474021aedc5fbbaea5c982073f32733
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/523
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas ComparaçãoCultura EscolarHistória da geometria escolarO presente artigo, tem por objetivo compartilhar reflexões, decorrentes do processo metodológico de análise realizado pelas pesquisadoras Fortaleza & Maciel (2022) no capítulo intitulado Uma matemática para ensinar, 1870-1920, particularmente, sobre a seção Geometrias para ensinar vinda das pesquisas selecionadas. O artigo problematiza os procedimentos mobilizados para sistematizar elementos da matemática que constitui a formação de professores, de modo a caracterizar geometrias para ensinar que circularam na formação de professores dos primeiros anos escolares, entre 1870-1920, convidando a reflexão. Como conclusões, indica a revisão do exercício comparativo com os aportes teóricos para o conceito de cultura escolar, assim como especial atenção para os processos de apropriação e circulação de ideias, textos, manuais, entre outras fontes, em especial, de origem estrangeira.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/523Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/523/433Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeme da Silva, Maria Celia2022-11-18T06:59:02Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/523Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2022-11-18T06:59:02Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
title GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
spellingShingle GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
Leme da Silva, Maria Celia
Comparação
Cultura Escolar
História da geometria escolar
title_short GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
title_full GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
title_fullStr GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
title_full_unstemmed GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
title_sort GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
author Leme da Silva, Maria Celia
author_facet Leme da Silva, Maria Celia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Celia
dc.subject.por.fl_str_mv Comparação
Cultura Escolar
História da geometria escolar
topic Comparação
Cultura Escolar
História da geometria escolar
description O presente artigo, tem por objetivo compartilhar reflexões, decorrentes do processo metodológico de análise realizado pelas pesquisadoras Fortaleza & Maciel (2022) no capítulo intitulado Uma matemática para ensinar, 1870-1920, particularmente, sobre a seção Geometrias para ensinar vinda das pesquisas selecionadas. O artigo problematiza os procedimentos mobilizados para sistematizar elementos da matemática que constitui a formação de professores, de modo a caracterizar geometrias para ensinar que circularam na formação de professores dos primeiros anos escolares, entre 1870-1920, convidando a reflexão. Como conclusões, indica a revisão do exercício comparativo com os aportes teóricos para o conceito de cultura escolar, assim como especial atenção para os processos de apropriação e circulação de ideias, textos, manuais, entre outras fontes, em especial, de origem estrangeira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/523
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/523/433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-20
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464967118848